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Pare de dizer “bom trabalho”: como dar um feedback eficaz em 7 dicas práticas

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    Poucas empresas sabem como dar feedback de uma forma produtiva. É uma daquelas coisas que todo mundo sabe que é importante, mas poucos sabem fazer. Se você já recebeu um “bom trabalho” e ficou sem saber exatamente o que fez de tão bom, sabe do que estamos falando.

    Acontece que essa expressão genérica é praticamente um placebo: pode até soar positivo, mas não leva a lugar nenhum. Se você quer realmente mudar o jogo e transformar o seu feedback em um motor de crescimento, precisa ir mais fundo. 

    A seguir, confira 7 dicas práticas para gerar mais impacto e transformar de verdade a cultura da sua empresa. Vamos falar sobre como sair do óbvio e entregar um retorno que realmente mexe com quem recebe.

    1. Seja específico — ou não diga nada

    Não adianta elogiar por elogiar. Se você quer que a pessoa continue fazendo um bom trabalho, precisa mostrar o que exatamente fez a diferença.

    • Um feedback ruim: “Bom trabalho na apresentação”;
    • Um feedback melhor: “Seu jeito de contar a história prendeu todo mundo. Aquela analogia que você usou foi muito boa e fez a equipe entender o conceito com clareza. Mais disso, por favor!”.

    Seja direto, detalhista e específico. Isso certamente dará ao seu colaborador mais clareza e também um norte para que ele siga no caminho certo.

    2. Aponte o que foi bom, e também o que não foi

    Apesar de um feedback positivo ser sempre bem-vindo, também é preciso lidar com o que não estava tão bom e que possa ser melhorado. A ideia é que o seu comentário seja honesto e voltado aos fatos, o que facilita para que a pessoa do outro lado não leve críticas para o lado pessoal.

    Feedback não é bilhete de autoestima: ele precisa ser construtivo. Assim, além de focar no que foi legal, traga pontos que façam a pessoa crescer.

    • Um feedback ruim: apenas aponta o que foi bom, sem apontar os pontos fracos.
    • Um feedback melhor: “A ideia principal da sua apresentação estava boa, mas os slides tinham informação demais. Na próxima, que tal cortar pela metade?”.

    Viu só? Não se trata de um elogio forçado nem de uma crítica vazia, mas sim um caminho para atingir um resultado ainda melhor. Aliás, saber como dar um bom feedback é saber estimular sem desmotivar. 

    3. Transforme o feedback em ação

    Não há nada pior para um funcionário do que sair de uma conversa sem saber o que fazer a seguir. Como líder ou gestor, é seu papel dar a ele uma direção, ou pelo menos uma ideia do próximo passo.

    • Um feedback ruim: “Você precisa melhorar sua comunicação”; 
    • Um feedback melhor: “Quando você explicar algo complexo, tente resumir em uma frase antes de entrar nos detalhes. Assim, você prende a atenção e evita que as pessoas se percam”.

    Feedbacks negativos ou até positivos que não levam a mudanças são contraprodutivos, e quase sempre inúteis. Faça de cada uma dessas conversas uma ferramenta de crescimento prático.

    4. O “timing” é muito importante

    Se você passa muito tempo pensando como dar um feedback, esse retorno pode acabar perdendo o timing e, pior, a relevância. Certifique-se de ter essa conversa com o seu colaborador o quanto antes, enquanto a memória ainda está quente.

    • Um feedback ruim: aquele que não acontece ou acontece tarde demais;
    • Um feedback melhor: “Podemos conversar sobre aquele projeto? Quero compartilhar alguns pontos antes da próxima etapa”.

    Isso prepara o terreno para uma conversa mais produtiva, sem pegadinhas. Deixar a conversa para depois pode fazer com que detalhes importantes se percam. Quanto antes você der um retorno, maior será o impacto.

    5. Seu feedback precisa gerar uma resposta

    Se você quer que o seu feedback seja uma conversa, e não um monólogo, pergunte.

    • “O que você achou desse processo?”;
    • “Viu algum ponto que poderíamos ajustar?”.

    Isso transforma a conversa em uma troca e evita que a pessoa fique na defensiva. Mas vá além: crie um espaço seguro para que a outra pessoa também possa dar um retorno positivo ou negativo sobre o seu trabalho. 

    Uma boa relação profissional é construída na base da honestidade e da troca genuína.

    6. Seja humano

    Não existe fórmula pronta para saber como dar um bom feedback, mas se tem uma coisa que funciona é ser autêntico. Relações são feitas de pessoas, e um feedback engessado soa não apenas forçado, mas impessoal. 

    Se você quer que a pessoa na sua frente realmente ouça, fale de um jeito natural e direto. E, acima de tudo, seja humano.

    • Um feedback ruim: “Adoramos seu comprometimento com a empresa.”;
    • Um feedback melhor: “Aquele seu insight no brainstorming foi genial. Precisamos testar isso em nossa próxima campanha”.

    Lembre-se: um toque pessoal e sincero sempre melhora a qualidade da conversa. Se você demonstrar que realmente se importa com a evolução da pessoa, o feedback será muito mais bem recebido e aplicado.

    7. Não espere a reunião semestral para dar um feedback

    Se o seu retorno só acontece uma vez por semestre ou no final de um projeto, ele perde a força. Afinal, o crescimento das suas equipes acontece no dia a dia, então torne os retornos algo natural.

    A ideia é criar uma cultura de feedback verdadeira e, o mais importante, contínua: conversas rápidas e diretas podem ser até mais eficazes do que avaliações formais e engessadas uma vez ao ano. Então, invista nelas.

    Conte com a Clima para fortalecer sua cultura

    Dizer “Bom trabalho” é um atalho fácil, mas não move ninguém para frente. Se você quer realmente contribuir para o crescimento de alguém, precisa trocar a superficialidade por algo concreto, aplicável e, acima de tudo, autêntico. 

    E o mais importante: tenha em mente que saber como dar um bom feedback não é sobre apontar erros, mas sobre abrir caminhos. 

    Quando bem feito, ele não só melhora o fluxo de trabalho e aumenta a produtividade, mas pode ter um impacto real e significativo na carreira dos seus colaboradores.

    👩🏻‍💻 Quer ir além? Veja como a Clima pode ajudar a transformar a comunicação e a cultura da sua empresa.

     

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