Elaborar um código de cultura é muito importante para desenvolver o clima organizacional de uma empresa e aprimorar o engajamento dos colaboradores com o negócio, fortalecendo a cultura interna, a motivação e a coesão entre os times.
Não há empresas sem cultura organizacional, o que existe são organizações com uma cultura desordenada, que se forma espontaneamente e certamente terá aspectos desfavoráveis para o negócio como um todo.
Um código de cultura bem definido e reforçado com campanhas internas pode incentivar uma cultura organizacional favorável que expresse bem a missão e os valores da empresa. Aprenda neste artigo boas práticas para elaborar um!
Um código de cultura é uma espécie de manual de comportamento que traduz, de forma geral, o que é a empresa, seu propósito, os valores que ela defende e a imagem da organização. Não é exatamente um livro de regras, mas sim um conteúdo de referência que transmite aos colaboradores as convenções e as condutas esperadas dentro da companhia.
Hoje, o salário não é o que mais pesa na escolha de uma pessoa por um emprego. Para atrair os melhores profissionais, além de bons salários, é importante que a empresa ofereça chances de crescimento profissional, desafios na medida certa e valores alinhados com os do colaborador.
Quem trabalha com o que não gosta ou não acredita tende a ser mais improdutivo e entrega resultados piores, ainda que tenha um retrospecto de sucesso em outras companhias. Só é possível cultivar uma performance de altíssimo nível se existe uma identificação com o propósito da organização e um clima organizacional saudável.
O código de cultura organizacional é importante para mostrar como a empresa é e como as pessoas se comportam e trabalham no local. Tão logo a companhia se mostre, o colaborador percebe as afinidades que tem com o ambiente e se sente realizado trabalhando.
O objetivo principal do código de cultura é gerar conexão entre pessoas e empresa. Portanto, ele deve ser elaborado com o objetivo de aproximar essas duas partes por meio de valores em comum e objetivos similares.
Não existem regras quando se trata da elaboração de um código de cultura. Mais do que isso, não existe certo ou errado, mas sim os eficientes e os ineficientes. Portanto, um código de cultura precisa ser capaz de aliar discurso e prática dentro do negócio.
Se um dos valores da empresa é a equidade entre gêneros, não basta que isso esteja escrito em algum lugar, é importante demonstrar na prática que homens e mulheres têm a mesma voz dentro da organização e ocupam posições de liderança e destaque.
Da mesma forma, não adianta redigir um manifesto contra o desperdício como um dos valores da organização se existem práticas padronizadas que envolvem o gasto desnecessário de mão de obra e materiais.
Muitos negócios montam o código em um primeiro momento e acreditam que isso basta. Mas na verdade, esse é só o primeiro passo de uma longa jornada. O verdadeiro diferencial é a ação e a possibilidade de moldar a cultura organizacional com práticas visíveis de uma forma instantânea e natural.
Portanto, para ser eficiente, o código de cultura precisa ser reforçado com ações práticas cotidianas.
Não é incomum e nem errado que em um primeiro momento o código de cultura organizacional seja elaborado pela gestão e lideranças, sem a participação direta dos demais colaboradores.
Pelo menos no início, é interessante entender como a empresa quer se posicionar e ser percebida, além do que ela espera do seu time. Nesse primeiro documento, é importante expressar quais os seus propósitos e valores, e ninguém é melhor para estabelecer isso que os líderes que idealizaram o negócio.
Mas depois dessa fase inicial, quando a primeira versão do código entra em contato com o público interno, é natural que a cultura se transforme e se molde de acordo com o perfil dos colaboradores e com as rotinas e atividades executadas na empresa.
Só que essa transformação não deve ser totalmente solta: para que a cultura organizacional seja sempre favorável, é necessário monitorar a satisfação da equipe e sua aderência aos valores pregados pelo código.
Com isso, é possível entender o que está funcionando e o que não está sendo aceito pelos colaboradores, além de ouvir o que cada um tem a dizer sobre o seu trabalho e seu relacionamento com a empresa e os colegas.
Nem sempre o código de cultura funciona como foi construído e idealizado. Pode acontecer de uma pessoa que foi exposta a ele em um momento inicial de contratação, no decorrer das atividades rotineiras e cotidianas, perca a conexão com o manual e a empresa, o que afeta de uma forma geral a cultura organizacional.
Portanto, é crucial que, no acompanhamento do clima organizacional, existam ações que promovam o código de cultura de forma prática, de acordo com o comportamento mensurado dos colaboradores e os principais desafios percebidos na aderência ao manual.
Sem um trabalho ativo na gestão da cultura organizacional, a conexão do colaborador com o negócio vai se desgastando até o ponto de ruptura, quando um funcionário deixa a empresa porque não se encaixa no que ela promove.
Ou pior: se o colaborador não pode deixar o cargo por razões externas, como dívidas e dependentes, a tendência é que sua produtividade seja reduzida e seus resultados murchem à medida que ele embarca em uma jornada de desilusão com a empresa.
Em todo lugar em que exista interações entre funcionários e uma empresa, um código de cultura bem elaborado e administrado pode aproximar essas duas partes em razão de objetivos comuns. Com o maior engajamento, a performance individual e coletiva é maximizada, assim como os resultados da empresa como um todo.
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