⯇ VOLTAR

Como usar o Clubhouse na comunicação organizacional?

Navegue por tópicos

    O mundo das redes sociais possui uma variedade de opções que podem ser exploradas pelas empresas como meio oficial de comunicação. O Twitter pode ser usado para recados rápidos, o Instagram para mostrar ações criadas, o LinkedIn para captar leads e divulgar negócios, o Facebook para gerar engajamento e muito mais. E 2021 trouxe um novo reforço nessa lista: o Clubhouse. Mas, afinal, o que é possível fazer com a febre do momento?

    Para quem não sabe, o Clubhouse é uma plataforma de áudio na qual as pessoas podem entrar em salas para debater algum assunto específico. Ela foi desenvolvida por Paul Davison e Rohan Seth, que trabalharam respectivamente no Pinterest e na Google. A ideia é criar um canal de comunicação na qual o anfitrião comanda a conversa e libera a fala para os convidados e participantes.

    E por mais que o Clubhouse tenha surgido para debater qualquer tema, diversas empresas estão explorando a plataforma para fins comerciais. A rede social por enquanto só está disponível mediante convite e para usuários do sistema operacional iOS, da Apple, mas a versão para Android deve chegar nos próximos meses.

    Oportunidades de comunicação organizacional no Clubhouse

    A nova rede social pode ser usada pelas empresas como mais uma ferramenta de comunicação tanto interna como externa. Abaixo, a Clima Comunicação sugere 5 oportunidades de negócio para você divulgar sua marca ou empresa no Clubhouse. Confira!

    1. Crie uma sala de networking

    Hoje em dia, o LinkedIn é a principal rede social para fazer networking. Entretanto, muitas pessoas estão descobrindo que é possível fazer o mesmo no Clubhouse. Ao anunciar uma vaga, por exemplo, é possível criar uma sala para bater papo, explicar as funções e conhecer gente interessada de todo o Brasil. Afinal, o home office tem quebrado as barreiras físicas da contratação.

    Porém, por ser uma rede nova, é válido divulgar o link da sala em outras redes sociais, como o Facebook e o próprio LinkedIn. Dessa maneira, você vai trazer as pessoas mais atualizadas do mercado para dentro da sua empresa.

    2. Crie uma sala de P&R

    Sua empresa recebe muitos questionamentos? Que tal criar uma sala de Perguntas e Respostas? Você pode utilizar o Clubhouse para tirar dúvidas dos clientes, fornecedores, usuários ou curiosos a respeito de seus produtos e serviços.

    Diversas marcas estão apostando no formato P&R para angariar engajamento. Inclusive, o próprio Clubhouse hospedou uma sala dessas para discutir possibilidade de uso de sua ferramenta. Ou seja, toda a experiência na plataforma ainda é nova e pode ser explorada em primeira mão pelas empresas.

    3. Crie uma sala de Meet & Greet

    Muita gente tem vontade de conhecer pessoas famosas. Por isso, se a sua empresa fizer alguma campanha publicitária com algum artista ou influenciador, que tal convidá-lo para hospedar uma sala no Clubhouse e conversar com o seu público?

    Dessa maneira, as pessoas podem trocar uma ideia com seus ídolos ao mesmo tempo em que ouvem ele falar de seu serviço ou produto. Além disso, o próprio CEO da empresa pode ser um nome de respeito no mercado e, por isso, ter fãs que queiram conhecer como ele atua, suas inspirações e dicas para o sucesso.

    4. Crie uma sala para divulgar produtos e serviços

    Ao criar um produto ou serviço novo, o que as empresas mais querem é que ele seja conhecido. Por isso, além de apostar nos meios tradicionais de publicidade, cogite a ideia de criar uma sala no Clubhouse para falar sobre o lançamento.

    Dessa maneira, você vai conseguir divulgar o seu produto ou serviço para um público seleto e antenado nas novidades. Afinal, como dissemos acima, o Clubhouse ainda é uma rede social restrita, na qual só convidados podem participar. Privilegiar seu lançamento para esse público pode ser uma maneira de começar um boca a boca qualificado.

    5. Crie uma sala com um especialista

    A internet é cheia de tendências e assuntos que viralizam rapidamente. Se por acaso sua empresa tiver algum especialista nesse assunto, o Clubhouse é uma ferramenta que pode fornecer um canal de discussões para debater o tema com as pessoas interessadas.

    O próprio Clubhouse, por exemplo, organizou uma sala para falar sobre comunicação em tempos de covid-19. Como a sala era pública, participaram comunicadores de diferentes áreas, que puderam conhecer novas abordagens para transmitir uma mensagem durante a pandemia.

    O uso do Clubhouse pela comunicação interna

    Por suas características, o Clubhouse pode ser usado como uma ferramenta de comunicação interna para aproximar colaboradores, principalmente aqueles trabalhando em regime de home office.

    Diferente das videochamadas, nas quais é preciso parar o que está fazendo para interagir com a tela e os outros participantes, as salas do Clubhouse só compartilham o áudio. Dessa maneira, é possível simular uma sala de trabalho reunindo equipes à distância para que todos possam conversar enquanto executam suas tarefas.

    “O Clubhouse é uma ótima maneira de iniciar conversas e incentivar o compartilhamento de pensamentos e opiniões. Ele pode ser uma plataforma de socialização entre os funcionários”, analisa Christian Velitchkov, COO e fundador da Twiz, uma renomada agência de marketing com sede em Los Angeles.

    Entretanto, ainda é preciso considerar que o Clubhouse só funciona em iPhones e iPads. Dessa maneira, é necessário garantir que todos os colaboradores possam acessar a plataforma a fim de criar um clima organizacional mais ético, por mais descontraídas que possam ser as conversas na plataforma. A participação – ou ao menos a possibilidade de participação – de todos é importante.

    Uma versão do Clubhouse para Android já está em desenvolvimento, com previsão de ser lançada em maio. Até lá, é possível estudar as vantagens da plataforma e ser um dos pioneiros no seu uso na comunicação interna e externa aqui no Brasil. Que tal o desafio?

    Sobre a Clima Comunicação

    A Clima Comunicação tem 9 anos de história e já criou campanhas de comunicação interna inesquecíveis para seus clientes. Em nossa seção de cases, confira algumas ações que geraram alto engajamento e marcaram a relação de nossos clientes com seus colaboradores.

    Por isso, que tal deixar a comunicação interna da sua empresa com quem realmente entende do assunto? Entre em contato conosco para iniciarmos uma relação que só irá te trazer vantagens!

    Conheça nossos serviços

    Comunicação Interna

    Torne a comunicação com os seus colaboradores mais estratégica por...

    Saiba Mais

    Endomarketing

    Potencialize o impacto das suas ações de marketing interno.

    Saiba Mais

    Employer Branding

    Potencialize a sinergia dentro da sua organização por meio de...

    Saiba Mais

    Pesquisas e Mensuração

    Potencialize o impacto das suas ações de marketing interno.

    Saiba Mais

    Diagnósticos

    Potencialize a sinergia dentro da sua organização por meio de...

    Saiba Mais

    Employee Experience

    Crie, implemente e desenvolva uma incrível jornada para seus colaboradores...

    Saiba Mais

    Por dentro da nossa cultura

    Aqui, a comunicação é só uma parte da jornada. Quer ficar por dentro do resto? Cadastre-se em nossa newsletter.