O RH sabe que a melhor maneira de manter os funcionários produtivos é entender as suas necessidades e se a empresa é um bom ambiente de trabalho. A melhor maneira de obter essas respostas é fazendo uma pesquisa de clima organizacional. Questionário é o instrumento necessário para essa pesquisa, porém, ele deve ser bem elaborado para que os resultados sejam confiáveis.
Mas o que esse questionário deve conter para que atinja os objetivos? O que deve obrigatoriamente constar nesse documento e quais são os cuidados a serem tomados? É o que vamos explicar neste post. Se você quer melhorar as pesquisas de clima da sua empresa, continue a leitura!
Problemas como altos índices de turnover e de absenteísmo, assim como baixa motivação afetam diretamente os rendimentos da empresa. Um dos fatores que mais provocam esses problemas é a toxicidade do ambiente organizacional.
Por isso, sua empresa deve ser um local agradável. Isso diz respeito não apenas ao espaço físico, que deve ser limpo, organizado e ergonômico. A qualidade das relações é extremamente importante e faz toda a diferença.
Porém, nem sempre fica claro para os tomadores de decisão qual é o tratamento dispensado aos funcionários. Em boa parte dos casos, eles não têm acesso ao que acontece na rotina, e podem ficar um pouco alheios a essa realidade.
Para isso, existem as pesquisas de clima organizacional. Elas mensuram o grau de satisfação dos colaboradores e fornecem informações para uma compreensão clara do que precisa ser melhorado internamente.
Justamente por ser algo tão importante, é preciso que ela tenha resultados confiáveis, para que forneça informações realmente relevantes e capazes de ajudar na construção de estratégias eficientes.
Para elaborar questionários que tragam as respostas necessárias para que o RH consiga melhorar as políticas internas são necessários alguns cuidados. Trazemos aqui algumas dicas que vão ajudar nesse processo.
Saber exatamente o que será avaliado na pesquisa de clima é importante para conduzir as questões que serão formuladas. Você pode se concentrar em avaliar os benefícios, as estruturas da empresa, a qualidade das relações ou as condições de desenvolvimento e perspectivas do trabalho.
Essa definição prévia também é importante para realizar a mensuração das respostas depois. Sem saber exatamente qual o objetivo da avaliação, a pesquisa pode resultar apenas em gráficos cheios de informação, mas vazios em propósito.
Saiba exatamente o que quer saber dos funcionários, direcione as perguntas para esses focos e relembre esses objetivos na hora de organizar as respostas.
Lembre-se de que a pesquisa é um processo personalizável, e adequá-la ao que a sua empresa precisa no momento é a decisão mais inteligente para que essa avaliação traga resultados realmente palpáveis e úteis.
Definir a metodologia da pesquisa de clima é importante para saber como as questões serão desenvolvidas.
Esse questionário pode apresentar perguntas fechadas, nas quais o funcionário assinala a alternativa mais próxima da qual ele considera correta, ou reservar espaço para respostas dissertativas. As respostas abertas são mais difíceis e trabalhosas de serem mensuradas, porém trazem insights aprofundados e podem ajudar muito na elaboração de estratégias mais estruturadas.
Vale lembrar que a metodologia escolhida deve permitir que as respostas sejam dadas de maneira honesta e, depois, mensuradas corretamente, em um curto período de tempo, a fim de que as informações possibilitem mudanças a curto prazo.
As respostas podem ser calculadas por escalas que vão de 1 a 10 ou de 1 a 5, dependendo da densidade da avaliação que o RH está propondo. Outra solução são respostas qualitativas, que também podem conter de 3 (ruim, regular e bom) a 5 escalas (péssimo, ruim, regular, bom e ótimo).
O número de alternativas vai depender da estratégia adotada para a pesquisa e da capacidade de mensuração das respostas. Lembre-se sempre disso para aplicar questionários que realmente possam ser aproveitados depois. Nada é tão frustrante quanto aplicar uma pesquisa e depois não conseguir tabular os resultados corretamente, ou demorar tanto nesse trabalho que essa avaliação acaba perdendo a validade.
Uma avaliação prévia do local de trabalho pode ajudar na elaboração de uma pesquisa de clima mais incisiva. Você encontra diversos modelos de questionários na internet. Mas, vale a pena fazer um exame minucioso antes para enriquecer esses relatórios com perguntas específicas do ambiente em questão.
Isso vai ajudar a desenvolver uma avaliação realmente focada no negócio e também auxilia no engajamento dos funcionários. Ao perceberem que a pesquisa é algo real e trata de assuntos próximos do seu cotidiano, é mais provável que os colaboradores respondam com sinceridade e participem ativamente, não apenas para afirmar aos gestores que preencheram a pesquisa.
Especialistas em comunicação corporativa têm as expertises necessárias para aplicar uma pesquisa de clima de maneira focada, estratégica e que gere resultados palpáveis.
Mais do que elaborar uma pesquisa, empresas que trabalham nesse setor conseguem fazer a aplicação da maneira mais adequada e obter resultados que traduzam a realidade da empresa.
Indo além, esses profissionais são capazes de agrupar corretamente os resultados e transformá-los em informações relevantes que possam ser usadas na política interna.
Esse trabalho ajuda não só a fazer uma pesquisa mais produtiva, mas que de fato também ajude a empresa. Contar com essa terceirização vai poupar o RH de um volume enorme de trabalho operacional, permitindo que o departamento foque em questões mais importantes no momento, sem deixar esse acompanhamento de lado.
Saber elaborar a pesquisa de clima organizacional questionário vai trazer resultados muito mais úteis e que vão ajudar a promover melhorias importantes para a empresa. Agora que você entendeu um pouco mais sobre a importância de ter um método de qualidade, pode pensar melhor em como serão feitas as próximas avaliações.
Como funciona o processo de pesquisas de clima na sua empresa? Tem alguma prática ou dica que você considera relevante? Comente aqui no post!
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