Até pouco tempo atrás, a Comunicação Interna era vista como uma tarefa dentro da rotina dos recursos humanos. Assim, as ações se concentravam apenas em informar os colaboradores sobre os principais assuntos e acontecimentos da organização. Era uma simples transmissão vertical das informações, sem a preocupação de atingir de forma assertiva o público interno e, muitas vezes, sem uma abertura para feedbacks.
Atualmente, o cenário é bem diferente. Os líderes perceberam que os colaboradores são os principais ativos dentro das empresas. Ou seja, cada vez mais esse relacionamento está se estreitando, com benefícios para ambos os lados. Portanto, a Comunicação Interna se torna mais estratégica, considerando os resultados corporativos e também os valores individuais dos colaboradores.
Essa mudança de pensamento ascendeu para a atividade de comunicar e não mais simplesmente informar. Entretanto, esse é um processo bem mais complexo e que leva a uma mudança de atitude e percepção do colaborador. Dessa forma, as informações passam a ser muito mais interpretadas e compreendidas.
As estratégias de negócios são os pilares fundamentais de toda empresa. Elas são um documento que detalha a importância da existência da empresa, definindo quem ela é e aonde pretende chegar. As estratégias de negócios permitem o direcionamento de ações da empresa como um todo e precisam ser extremamente claras.
As principais estratégias de negócios incluem a análise do mercado, a definição de valores, missão e visão e o cálculo do custo e benefício do produto ou serviço oferecido. Dessa maneira, é possível montar um panorama de como a empresa está evoluindo e traçar estratégias de expansão.
E é nesse cenário que entra a Comunicação Interna: ela tem o papel fundamental de transmitir as estratégias de negócio e a cultura organizacional a todos os colaboradores. Ou seja, fazer com que esses sentimentos sejam compartilhados é importante para gerar interesse e engajamento, que beneficia tanto a empresa quanto os colaboradores.
“Pensando bem, a comunicação interna é apenas um marketing para os funcionários. E, assim como no marketing tradicional, quanto mais você fornecer sua mensagem a um público de nicho, mais eficaz ela será”, explica Rebeka Iliff, comunicadora e estrategista da AirPR, uma referência em relações públicas.
Os líderes e gestores são os responsáveis por definir a estratégia de negócio, que pode ser resumida em apenas 3 passos. Além do planejamento, é preciso incluir o diagnóstico do negócio e as ações de divulgação da estratégia. Portanto, a comunicação interna pode estar presente em todas as etapas. Confira:
Em primeiro lugar, a empresa deve planejar suas ações minuciosamente. Isso deve ser formalizado em documento, incluindo a definição de missão, visão e valores. A missão é aquilo que a empresa é, ou seja, seu propósito de existência. A visão é onde ela pensa em chegar, preferencialmente com um tempo estipulado para isso. Já os valores incluem os comportamentos e as atitudes defendidas e esperadas pela empresa.
O planejamento também inclui a análise de mercado. Isto é, conhecer a concorrência e os potenciais clientes, a fim de criar estratégias para destacar. A relação de custo e benefício deve ser detalhada. Assim, você irá compreender a viabilidade de seguir o negócio sob os propósitos estipulados.
Com o mapeamento estratégico e os resultados da empresa, é possível definir quais são as principais necessidades para que missão, visão e valores sejam cumpridos. Desde problemas de relacionamento interno a crises financeiras, tudo deve ser mapeado a fim de compreender qual o atual cenário da companhia.
Depois, é preciso compreender como esses desafios impactam dentro da cultura organizacional. Dessa maneira, é possível estabelecer planos de ações para atender todas as necessidades e prosperar como negócio. Por isso, a Comunicação Interna tem papel fundamental nesse processo ao alinhar gestores e colaboradores sob os mesmos propósitos.
Com o delineamento do plano estratégico e a definição das necessidades, chegou a hora de estabelecer as ações para o futuro. Quais são os planos da sua empresa a curto, médio e longo prazo? Conquistar mais clientes? Expandir para novas cidades? Atrair mais consumidores? Tudo isso é você quem define!
Porém, cabe à Comunicação Interna intermediar esse processo. Além disso, ela cria um clima organizacional voltado para essas ações, mesmo que elas sejam apenas externas. Afinal, conquistar o colaborador é uma excelente forma de ter retorno em engajamento e, consequentemente, em produtividade, que atraem os clientes externos e trazem os retornos esperados.
Como você pôde notar, a Comunicação Interna tem papel fundamental na consolidação das estratégias de negócio. Por isso, existem uma série de ações que a área pode adotar para fortalecer os propósitos da empresa, tais como:
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A comunicação interna está na alma de nosso negócio. Por isso, somos especialistas em criar ações criativas que geram o engajamento esperado por nossos clientes. A Clima Comunicação também tem ampla experiência na divulgação das estratégias de negócios junto aos colaboradores, ajudando a alinhar todos sob os mesmos objetivos da empresa.
Portanto, se estiver com dificuldade para desenvolver sua estratégia de negócio ou para executar as ações de comunicação, confie em uma empresa que está há quase 10 anos revolucionando o mercado. Entre em contato! Descubra o que podemos fazer para a sua marca e o seu negócio!
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