Clima Clima

  • Sobre Nós
  • Serviços
    • Comunicação Interna
    • Diagnósticos
    • Employee Experience
    • Employer Branding
    • Endomarketing
    • Pesquisas e Mensuração
  • Cases
  • Hub de conteúdos
  • Contato

Clima Clima

Clima Clima

  • Sobre Nós
  • Serviços
    • Comunicação Interna
    • Diagnósticos
    • Employee Experience
    • Employer Branding
    • Endomarketing
    • Pesquisas e Mensuração
  • Cases
  • Hub de conteúdos
  • Contato
⯇ VOLTAR
Clima
  • Início
  • Blog
  • Como pensar em novas estratégias de comunicação interna?

Como pensar em novas estratégias de comunicação interna?

Por Clima 18 de maio de 2025 6 minutos de leitura
Navegue por tópicos

    Uma empresa é composta por pessoas, de diferentes ideias e formações, que estão diariamente executando tarefas e empregando esforços para a realização de projetos. A aplicação de estratégias de comunicação interna é o que garante o alinhamento de todos esses colaboradores aos valores e crenças da empresa, fazendo com que as pessoas trabalhem sob o mesmo propósito.

    Uma boa comunicação interna é essencial para a sobrevivência da empresa. Afinal, esse discurso interno é quem dissolve rumores e mantém os colaboradores engajados e motivados.

    Neste post, vamos trazer algumas estratégias que podem ser aplicadas para o próximo ano, fazendo com que seus funcionários continuem aderindo à organização. Para saber quais são elas, continue a leitura!

    As principais mudanças na comunicação interna

    Para pensar em novas estratégias, é necessário, a princípio, entender que a comunicação interna também foi afetada pela digitalização de processos e pelo uso massivo da tecnologia. As pessoas consomem hoje um volume muito maior de informações do que cinco ou dez anos atrás, e a empresa deve usar esses mesmos recursos se quiser ser ouvida.

    Os funcionários também se acostumaram a poder expressar ideias e interpretar os dados que recebem de acordo com as suas referências pessoais e julgamentos. Essa nova realidade obriga a empresa a mudar a sua abordagem ― em outras palavras, não espere que uma comunicação “chapa branca” (em que os diretores são protagonistas e as informações apenas são comunicadas) tenha uma boa aceitação.

    Para conseguir construir uma boa comunicação interna, é preciso envolver os profissionais e trazer assuntos que sejam relevantes e abordem seus interesses, ainda que dentro de uma realidade corporativa. O público atual é múltiplo, muito mais exigente e deve ser o foco das estratégias atuais.

    As novas estratégias de comunicação e suas ferramentas

    Quando você leva em consideração esse quadro atual, percebe que a comunicação interna deve ser tecnológica, dinâmica e interativa. A rapidez na transmissão de informações é essencial para acompanhar esse novo ritmo, além de uma linguagem direta e capaz de prender a atenção. As notícias devem ser interessantes e tratadas de forma leve e divertida.

    Com isso, você pode usar algumas ferramentas para estruturar essas novas estratégias e garantir que a comunicação interna do próximo ano traga resultados muito melhores. Destacamos as principais:

    Envolva os funcionários

    Para chegar ao público, a sua comunicação deve ser interessante e envolvente. É difícil pensar em uma mesma linguagem para todos os setores da empresa, principalmente quando se trata de uma corporação de grande porte, com pessoas de formações e interesses tão diferentes.

    Tente segmentar essa comunicação de acordo com o perfil do profissional que você quer atingir. Lembre-se também de promover a interatividade ― a participação faz com que o público receba as notícias com mais atenção e absorva melhor o conteúdo.

    Lembre-se também de que estamos na era da rapidez da informação. Seus comunicados devem ser rápidos e diretos. Conteúdos extremamente longos ou complexos vão afastar os seus funcionários e provavelmente serão desprezados. Procure condensar a informação o máximo possível.

    Reavalie os canais utilizados

    Os canais que você usa atualmente estão trazendo resultados? Aquele mural enorme no corredor da empresa é lido ou passa praticamente despercebido pelos colaboradores, que chegam com pressa para não perder o horário de entrada?

    Usar redes sociais corporativas e canais digitais é uma excelente estratégia de comunicação interna, que permite a personalização de conteúdos e abre espaço para a interação.

    Os vídeos online também são uma ferramenta poderosa e muito eficaz de comunicação interna, e podem ser usados em treinamentos e como mensagens de boas-vindas durante a integração.

    Implante técnicas de gamificação

    Uma estratégia cada vez mais comum dentro das empresas é o uso da gamificação. Essa técnica já é aplicada nos processos de recrutamento e seleção e na estruturação de planos de carreira de algumas corporações.

    Dentro da comunicação interna, a gamificação pode ajudar a informar sobre o alcance de metas e a engajar profissionais em ações voluntárias. Transformar o ambiente de trabalho em um grande game deixa a rotina mais divertida e engajadora.

    Faça a mensuração de resultados

    Para avaliar se a comunicação interna está trazendo resultados reais, é importante aplicar técnicas de mensuração de resultados. A definição das métricas e indicadores é totalmente individual e pode variar de uma empresa para outra, dependendo das prioridades dessa organização.

    Além de ser uma tendência forte, é também um desafio. Afinal, vai ser necessário um estudo interno cuidadoso dos objetivos da comunicação e das ferramentas que serão usadas para avaliar esses resultados.

    No entanto, esse esforço vai ser recompensado quando, em cima desses números, a empresa conseguir definir como planejar as próximas divulgações com mais eficiência.

    Mantenha a comunicação face a face

    A sua nova estratégia de comunicação interna pode (e deve) usar o máximo de recursos tecnológicos possíveis para que seja otimizada e certeira. Porém, nada substitui uma conversa direta, sem intermediários.

    Reserve um espaço para que esses diálogos existam. Permita que essas conversas pessoais aproximem as pessoas, principalmente quando se trata de gestores e suas equipes.

    Apenas com o contato direto, é possível perceber nuances de comportamento ou compartilhar problemas e sugestões de maneira sincera. Para uma boa estratégia de comunicação interna, é indispensável que essas conversas continuem existindo.

    A importância de uma boa parceria

    Você pode conhecer algumas estratégias e ferramentas de comunicação interna, porém, contar com uma agência parceira que possa ajudar a planejar as ações para o próximo ano pode fazer toda a diferença.

    Corporações especializadas em comunicação interna conhecem a fundo os recursos mais modernos e eficazes. Elas vão compreender as necessidades da sua organização e ajudar a estruturar uma estratégia de endomarketing de acordo com o público-alvo e os objetivos corporativos.

    Com isso, a sua equipe interna consegue trabalhar em questões mais pontuais. Essa parceria traz excelentes resultados e ajuda a otimizar tempo e dinheiro, afinal, as ações são muito mais direcionadas.

    Com essas novas estratégias de comunicação interna, sua empresa certamente pode começar o ano novo com muito mais gás e focada no alcance de metas ainda mais desafiadoras.

    Desenvolva estratégias que estimulam a equipe. Acesse nosso conteúdo e saiba mais. 

    Se você gostou deste conteúdo, aproveite para assinar a nossa newsletter e ser comunicado sobre atualizações e novos artigos.

    Conheça nossos serviços

    Comunicação Interna

    Comunicação Interna

    Torne a comunicação com os seus colaboradores mais estratégica por...

    Saiba Mais
    Endomarketing

    Endomarketing

    Potencialize o impacto das suas ações de marketing interno.

    Saiba Mais
    Employer Branding

    Employer Branding

    Potencialize a sinergia dentro da sua organização por meio de...

    Saiba Mais
    Pesquisas e Mensuração

    Pesquisas e Mensuração

    Potencialize o impacto das suas ações de marketing interno.

    Saiba Mais
    Diagnósticos

    Diagnósticos

    Potencialize a sinergia dentro da sua organização por meio de...

    Saiba Mais
    Employee Experience

    Employee Experience

    Crie, implemente e desenvolva uma incrível jornada para seus colaboradores...

    Saiba Mais
    Comunicação Interna

    Comunicação Interna

    Torne a comunicação com os seus colaboradores mais estratégica por...

    Saiba Mais
    Endomarketing

    Endomarketing

    Potencialize o impacto das suas ações de marketing interno.

    Saiba Mais
    Employer Branding

    Employer Branding

    Potencialize a sinergia dentro da sua organização por meio de...

    Saiba Mais
    Pesquisas e Mensuração

    Pesquisas e Mensuração

    Potencialize o impacto das suas ações de marketing interno.

    Saiba Mais
    Diagnósticos

    Diagnósticos

    Potencialize a sinergia dentro da sua organização por meio de...

    Saiba Mais
    Employee Experience

    Employee Experience

    Crie, implemente e desenvolva uma incrível jornada para seus colaboradores...

    Saiba Mais

    Confira outros conteúdos

    Comunicação Interna

    Como usar Inteligência Artificial na...

    A Inteligência Artificial (IA) não...

    Saiba Mais
    Clima

    O que é a Infoxicação...

      Vivemos na era da...

    Saiba Mais
    Comunicação Interna

    Pare de dizer “bom trabalho”:...

    Poucas empresas sabem como dar...

    Saiba Mais
    liderança comunicadora
    Gestão de pessoas

    Liderança Comunicadora: o desafio da...

    Quem já não viu uma...

    Saiba Mais
    engajamento 360
    Clima organizacional

    Engajamento 360: como alinhar comunicação...

    Toda organização carrega duas histórias:...

    Saiba Mais
    KPIs de comunicação interna
    Comunicação Interna

    Como definir KPIs de Comunicação...

    A comunicação interna está cada...

    Saiba Mais
    comunicação interna para 2025
    Comunicação Interna

    Como preparar a Comunicação Interna...

    Com um novo ano chegando,...

    Saiba Mais
    cultura empresarial e tecnologia
    Comunicação Interna

    A cultura da sua empresa...

    O avanço acelerado das tecnologias...

    Saiba Mais
    orçamento de comunicação interna
    Clima

    Fechamento de verbas: como a...

    No fim do ano, uma...

    Saiba Mais
    Comunicação Interna 2025
    Comunicação Interna

    Comunicação Interna 2025: como sair...

    Há poucos meses de entrar...

    Saiba Mais
    Como contratar uma agência de Comunicação Interna
    Comunicação Interna

    Guia prático: Como contratar uma...

    Uma estratégia de endomarketing bem...

    Saiba Mais
    cultura do comunicado
    Clima

    Cultura do Comunicado x Campanha...

    Para que a cultura organizacional...

    Saiba Mais
    ACESSAR NOSSOS CONTEÚDOS

    Por dentro da nossa cultura

    Aqui, a comunicação é só uma parte da jornada. Quer ficar por dentro do resto? Cadastre-se em nossa newsletter.

    [contact-form-7 id="144" title="Newsletter"]
    Newsletter Clima

    Transforme o seu negócio e a vida
    dos seus colaboradores!

    Entre em contato

    Clima Clima

    • Linkedin
    • Instagram
    • Behance
    • Sobre Nós
    • Serviços
    • Cases
    • hub de conteúdos
    • Contato
    • Política de Privacidade
    • Denúncia interna
    Abarje
    Telefone +55 41 2018-2108
    +55 11 5178-5177
    São Paulo Av. Pres. Juscelino Kubitschek, 1327 Itaim Bibi
    Curitiba Rua Comendador Araújo, 299 – SL Centro