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7 atitudes de líder que todo gestor deveria ter

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    Conflitos entre líderes e colaboradores podem prejudicar o dia a dia das empresas. Além disso, eles podem impactar na produtividade dos funcionários, principalmente se não o gestor não souber como administrar sua própria função. Afinal, existe uma relação direta entre o clima organizacional e as lideranças internas.

    Por isso, existem algumas atitudes de líder que são essenciais para que o trabalho do gestor tenha sucesso. Certas questões inclusive não envolvem a rotina de trabalho, mas, mesmo assim, podem ter efeito sobre os colaboradores. Portanto, continue a leitura para conhecer algumas dicas de como os diversos tipos de lideranças podem gerenciar suas equipes.

    Atitudes de líder que todo gestor deve ter:

    1. Reconhecer os talentos

    Um bom líder é aquele que sabe que o trabalho em equipe irá levá-lo ao sucesso. Entretanto, ele precisa reconhecer aqueles que o ajudaram nessa jornada. Por isso, é preciso valorizar os colaboradores que se destacarem em projetos específicos. Às vezes, esse reconhecimento é muito mais impactante na rotina do colaborador do que um bônus, por exemplo.

    2. Motivar a equipe

    O gestor é o que está à frente dos projeto e, por isso, deve servir como motor para todos entregarem o melhor de si para atingirem os resultados esperados. Assim, o líder deve saber motivar e engajar sua equipe, mostrando os impactos positivos que suas atitudes terão ao final de um trabalho ou de uma demanda. Por isso, além de o gestor ter a própria motivação elevada, ele precisa transferir esse entusiasmo para os colaboradores.

    3. Saber se comunicar

    A comunicação clara e objetiva é essencial para um líder se destacar. Além disso, saber se comunicar é importante na hora de dar os feedbacks necessários à equipe. O gestor não precisa ser duro para criticar, mas também não precisa ficar fazendo floreios para isso. Quanto mais objetivo for o comentário, melhor será para o colaborador compreender os erros e os acertos.

    4. Saber ouvir

    Além de saber se expressar, o líder precisa aprender a ouvir. Ele precisa deixar o canal de diálogo aberto com sua equipe, incentivando a participação de todos, seja com sugestões ou com críticas. O gestor pode até não concordar com o funcionário, mas deve estar preparado emocionalmente para ouvir suas demandas e buscar soluções quando se fizerem necessárias.

    5. Confiar

    O gestor precisa confiar em seus colaboradores, dando autonomia quando sentir que eles já estão prontos para executar as tarefas por conta própria. Ficar monitorando cada etapa da produção pode afetar a autoestima e a motivação dos funcionários, além de deixar o trabalho truncado. Por isso é importante saber dosar a hora de dar opinião e a hora de deixar os colaboradores agirem sozinhos.

    6. Equilibrar vida pessoal e profissional

    Alguns gestores acabam dando tanta atenção para a vida profissional que se esquecem de viver ativamente a vida particular. E pior: algumas vezes, eles transferem essa rotina a seus colaboradores, sem pensar que eles também precisam ter uma vida pessoal independente da empresa. Saber dosar os momentos para aproveitar cada caso é fundamental, tanto para si quanto para seus funcionários.

    7. Ter empatia

    Assim como é preciso compreender que os colaboradores precisam ter vida pessoal, o gestor precisa desenvolver a empatia para lidar com as demandas pessoais de cada um. Às vezes, o trabalho pode ser afetado por questões alheias à rotina organizacional, por isso é preciso ter paciência e jogo de cintura para saber lidar com os mais diversos assuntos.

    ***

    A comunicação interna tem a função de alinhar empresa e colaboradores sob os mesmos valores. Além disso, ela também pode servir para aproximar gestores e funcionários, afinal, o trabalho de ambos está estreitamente ligado. A gestão vertical pode dar espaço para a gestão horizontal, onde os dois lados da hierarquia podem se ver como iguais.

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