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Colaboradores não estão engajados? Conheça 7 sinais que mostram isso.

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    Ter um funcionário que veste a camisa da empresa com orgulho é o sonho de todo gestor. Porém, isso nem sempre acontece. Segundo a Gallup, nos Estados Unidos, apenas 33% dos colaboradores estão engajados com os valores da empresa. Na Europa, os dados são mais alarmantes: apenas 10%!

    A pesquisa não foi realizada no Brasil. Porém, podemos imaginar que a falta de engajamento também afeta os trabalhadores daqui. Felizmente, é possível identificar sinais de que os colaboradores estão desmotivados ou não estão engajados com as ações proposta pelos empregadores.. 

    É importante notar que essa pode ser uma fase passageira. Ou seja, basta a empresa identificar esses funcionários e investir na sua reconquista. O processo de demissão e recontratação é mais custoso e trabalhoso, por isso vale a pena investir nos talentos internos.

    Sinais da falta de engajamento dos colaboradores:

    1. Prazos perdidos

    Sabe aquele funcionário que sempre entrega suas demandas com atraso? E que tenta responsabilizar os outros por conta disso? Isso pode ser um sinal de que ele não está mais engajado com a sua empresa.

    Entretanto, é importante notar que muitos fatores podem interferir nas entregas. A sobrecarga e problemas pessoais podem estar atrapalhando o rendimento. Por isso, uma conversa franca é o primeiro passo para identificar o que está acontecendo.

    Às vezes, ele também pode estar desempenhando uma função que não está acostumado ou não tem muito conhecimento. Nesse caso, seria interessante remanejá-lo para a área na qual ele tem mais aptidão.

    2. Apatia

    A falta de interesse pelo trabalho, pela empresa e pelos colegas muitas vezes é visível. Só de conversar com o funcionário você já percebe que ele perdeu aquele brilho no olhar ao falar de seus resultados internos. Com o tempo, as pessoas passam a pisar em ovos ao se relacionar com esse colaborador, algo que é ruim para todos.

    Se a mudança de comportamento for abrupta, costuma ser mais fácil identificar o motivo. Cabe ao gestor compreender o que aconteceu e tomar uma decisão que possa mudar esse cenário. Implementar uma cultura de feedbacks pode ajudar a detectar esses sinais mais rapidamente.

    3. Isolamento

    Alguns funcionários são mais tímidos e retraídos por natureza. Porém, acenda um sinal de alerta se isso acontecer com um colaborador mais comunicativo. Afinal, pode ser que ele esteja com algum tipo de problema profissional que não está sabendo expressar. 

    A falta de comunicação pode acontecer desde encontros no cafezinho até reuniões com a gerência. O colaborador não conversa, não emite opiniões e apenas recebe passivamente o que lhe passam. 

    Assim, o gestor precisa identificar se esse é um problema de toda a sua área ou apenas de um caso isolado. Nas duas situações, o diálogo aberto ajuda a identificar possíveis ações de restauração da confiança.

    4. Reclamações

    Acordar de mau-humor e passar o dia reclamando é normal. Todo mundo passa por isso de vez em quando. O problema é quando se torna frequente. Afinal, reclamações constantes da rotina, das demandas e dos gestores podem ser um sinal de insatisfação e de falta de engajamento.

    Existe algum canal de comunicação interna em que o colaborador pode desabafar suas insatisfações? Às vezes, até mesmo um formulário anônimo pode ajudar na descoberta dos incômodos.

    5. Resistência a demandas

    O desvio de função não é uma prática legal das empresas, mas incluir novas rotinas dentro do escopo de conhecimento do funcionário é interessante. Porém, se você notar que o colaborador quer continuar fazendo apenas o café com leite, talvez ele esteja desmotivado a desempenhar novas funções.

    Assim, é possível dialogar para saber se a resistência tem algum pano de fundo mais grave. Por exemplo, talvez o funcionário esteja com falta de vontade de continuar trabalhando. Ele também pode estar com medo de não atingir as expectativas. Assim, é possível encontrar um meio termo que seja satisfatório a todos.

    6. Atrasos ou saídas antecipadas

    Muitas empresas já adotaram jornadas de trabalho flexíveis. Mas, às vezes, nem assim os funcionários conseguem cumprir seus horários. É compreensível se atrasar por causa do trânsito ou sair mais cedo por conta de uma urgência particular. Porém, talvez o funcionário apenas esteja a fim de não estar dentro da sua empresa.

    É importante ressaltar que isso pode acabar desmotivando outros membros da equipe. Afinal, todos precisam seguir os regulamentos da empresa. Assim, você deve conversar com o funcionário para compreender o motivo de tantos atrasos ou saídas antecipadas

    7. Excesso de atestados

    Emergências médicas acontecem. Ou seja, não há muito o que fazer. Entretanto, um sinal de falta de engajamento é o de apresentar atestados médicos com extrema frequência, principalmente quando são de consultas eletivas. Afinal, elas poderiam ser marcadas em horários que não prejudiquem a jornada de trabalho.

    Nesses casos, é possível identificar se os atestados são verdadeiros e se as necessidades realmente são inadiáveis. Porém, a empresa deve ter um olhar mais humano para o funcionário. Afinal, ela não deve cometer injustiças.

    ***

    Independente do sinal, é importante que a empresa tenha empatia. Afinal, para ele ter sido contratado, foi necessário haver uma confiança entre ele e o empregador. Ou seja, a falta de engajamento pode indicar uma série de insatisfações. Porém, a maioria delas pode ser adequada para dar um novo gás no colaborador.

    A Comunicação Interna tem um papel fundamental nesse processo, já que ela pode elaborar estratégias para identificar potenciais problemas das empresas e dos gestores. Muitas vezes, a falta de comunicação ou a comunicação com ruídos são as principais causas do desinteresse ou da falta de engajamento do colaborador.

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