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  • Como elaborar os questionários da sua pesquisa de clima organizacional?

Como elaborar os questionários da sua pesquisa de clima organizacional?

Por Clima 19 de maio de 2025 6 minutos de leitura
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    O RH sabe que a melhor maneira de manter os funcionários produtivos é entender as suas necessidades e se a empresa é um bom ambiente de trabalho. A melhor maneira de obter essas respostas é fazendo uma pesquisa de clima organizacional. Questionário é o instrumento necessário para essa pesquisa, porém, ele deve ser bem elaborado para que os resultados sejam confiáveis.

    Mas o que esse questionário deve conter para que atinja os objetivos? O que deve obrigatoriamente constar nesse documento e quais são os cuidados a serem tomados? É o que vamos explicar neste post. Se você quer melhorar as pesquisas de clima da sua empresa, continue a leitura!

    Qual a importância da realização de pesquisas de clima organizacional?

    Problemas como altos índices de turnover e de absenteísmo, assim como baixa motivação afetam diretamente os rendimentos da empresa. Um dos fatores que mais provocam esses problemas é a toxicidade do ambiente organizacional.

    Por isso, sua empresa deve ser um local agradável. Isso diz respeito não apenas ao espaço físico, que deve ser limpo, organizado e ergonômico. A qualidade das relações é extremamente importante e faz toda a diferença.

    Porém, nem sempre fica claro para os tomadores de decisão qual é o tratamento dispensado aos funcionários. Em boa parte dos casos, eles não têm acesso ao que acontece na rotina, e podem ficar um pouco alheios a essa realidade.

    Para isso, existem as pesquisas de clima organizacional. Elas mensuram o grau de satisfação dos colaboradores e fornecem informações para uma compreensão clara do que precisa ser melhorado internamente.

    Justamente por ser algo tão importante, é preciso que ela tenha resultados confiáveis, para que forneça informações realmente relevantes e capazes de ajudar na construção de estratégias eficientes.

    Saiba como fazer e interpretar a pesquisa de clima organizacional. Acesse nosso guia completo. 
    pesquisa de clima organizacional

    Como elaborar bons questionários de pesquisa de clima organizacional?

    Para elaborar questionários que tragam as respostas necessárias para que o RH consiga melhorar as políticas internas são necessários alguns cuidados. Trazemos aqui algumas dicas que vão ajudar nesse processo.

    Defina os objetivos

    Saber exatamente o que será avaliado na pesquisa de clima é importante para conduzir as questões que serão formuladas. Você pode se concentrar em avaliar os benefícios, as estruturas da empresa, a qualidade das relações ou as condições de desenvolvimento e perspectivas do trabalho.

    Essa definição prévia também é importante para realizar a mensuração das respostas depois. Sem saber exatamente qual o objetivo da avaliação, a pesquisa pode resultar apenas em gráficos cheios de informação, mas vazios em propósito.

    Saiba exatamente o que quer saber dos funcionários, direcione as perguntas para esses focos e relembre esses objetivos na hora de organizar as respostas.

    Lembre-se de que a pesquisa é um processo personalizável, e adequá-la ao que a sua empresa precisa no momento é a decisão mais inteligente para que essa avaliação traga resultados realmente palpáveis e úteis.

    Escolha a metodologia

    Definir a metodologia da pesquisa de clima é importante para saber como as questões serão desenvolvidas.

    Esse questionário pode apresentar perguntas fechadas, nas quais o funcionário assinala a alternativa mais próxima da qual ele considera correta, ou reservar espaço para respostas dissertativas. As respostas abertas são mais difíceis e trabalhosas de serem mensuradas, porém trazem insights aprofundados e podem ajudar muito na elaboração de estratégias mais estruturadas.

    Vale lembrar que a metodologia escolhida deve permitir que as respostas sejam dadas de maneira honesta e, depois, mensuradas corretamente, em um curto período de tempo, a fim de que as informações possibilitem mudanças a curto prazo.

    Defina o número de alternativas nas respostas

    As respostas podem ser calculadas por escalas que vão de 1 a 10 ou de 1 a 5, dependendo da densidade da avaliação que o RH está propondo. Outra solução são respostas qualitativas, que também podem conter de 3 (ruim, regular e bom) a 5 escalas (péssimo, ruim, regular, bom e ótimo).

    O número de alternativas vai depender da estratégia adotada para a pesquisa e da capacidade de mensuração das respostas. Lembre-se sempre disso para aplicar questionários que realmente possam ser aproveitados depois. Nada é tão frustrante quanto aplicar uma pesquisa e depois não conseguir tabular os resultados corretamente, ou demorar tanto nesse trabalho que essa avaliação acaba perdendo a validade.

    Verifique fatores positivos e negativos no ambiente

    Uma avaliação prévia do local de trabalho pode ajudar na elaboração de uma pesquisa de clima mais incisiva. Você encontra diversos modelos de questionários na internet. Mas, vale a pena fazer um exame minucioso antes para enriquecer esses relatórios com perguntas específicas do ambiente em questão.

    Isso vai ajudar a desenvolver uma avaliação realmente focada no negócio e também auxilia no engajamento dos funcionários. Ao perceberem que a pesquisa é algo real e trata de assuntos próximos do seu cotidiano, é mais provável que os colaboradores respondam com sinceridade e participem ativamente, não apenas para afirmar aos gestores que preencheram a pesquisa.

    Como um profissional pode ajudar?

    Especialistas em comunicação corporativa têm as expertises necessárias para aplicar uma pesquisa de clima de maneira focada, estratégica e que gere resultados palpáveis.

    Mais do que elaborar uma pesquisa, empresas que trabalham nesse setor conseguem fazer a aplicação da maneira mais adequada e obter resultados que traduzam a realidade da empresa.

    Indo além, esses profissionais são capazes de agrupar corretamente os resultados e transformá-los em informações relevantes que possam ser usadas na política interna.

    Esse trabalho ajuda não só a fazer uma pesquisa mais produtiva, mas que de fato também ajude a empresa. Contar com essa terceirização vai poupar o RH de um volume enorme de trabalho operacional, permitindo que o departamento foque em questões mais importantes no momento, sem deixar esse acompanhamento de lado.

    Saber elaborar a pesquisa de clima organizacional questionário vai trazer resultados muito mais úteis e que vão ajudar a promover melhorias importantes para a empresa. Agora que você entendeu um pouco mais sobre a importância de ter um método de qualidade, pode pensar melhor em como serão feitas as próximas avaliações.

    Como funciona o processo de pesquisas de clima na sua empresa? Tem alguma prática ou dica que você considera relevante? Comente aqui no post!

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