O ano de 2020 foi importantíssimo para as empresas: por mais difícil que tenha sido, ele trouxe desafios que foram necessários resolver na prática e sem nenhum conhecimento prévio. A pandemia, entretanto, não é a única demanda que as empresas precisaram lidar. Incertezas, crises, falta de transparência, metas e engajamento foram pautas constantes ao longo do ano.
Para passar por tudo isso, as empresas deveriam investir em uma comunicação interna de qualidade. São diversos os canais possíveis para aproximar os colaboradores e para informar sobre os rumos da companhia. Contudo, os benefícios da comunicação interna são inúmeros. Continue a leitura para conhecer alguns deles!
Essa é a função mais óbvia, por isso a comunicação interna precisa ser eficiente. Afinal, a mensagem precisa ser passada de maneira clara e sem ruídos. Ela informa sobre eventos, mudanças organizacionais, desligamento ou contratação de funcionários e muito mais.
Os colaboradores gostam de saber o que está acontecendo nos bastidores de onde trabalham. Por isso, é crucial ter um canal de informação transparente, sempre notificando sobre assuntos de interesse geral, inclusive quando as notícias não são positivas.
Uma comunicação interna eficiente deve ser aquela que permita resposta e interação dos funcionários. Afinal, por mais que a maioria dos comunicados siga uma hierarquia, é importante deixar o canal aberto para comentários e sugestões dos funcionários.
Afinal, os colaboradores se sentem mais valorizados se forem ouvidos. Por isso, além de uma comunicação interna bem estruturada, também introduza a cultura do feedback. Saber o que os funcionários pensam do seu negócio é uma excelente maneira de estar sempre aprimorando.
Toda empresa deve ter bem claro suas metas, seus valores e sua missão. Eles podem ser fixados através da comunicação interna. Afinal, ela alinha todos os colaboradores dentro dos mesmos princípios.
Ou seja, a comunicação interna tem papel fundamental na hora de engajar os funcionários e fazê-los se sentir significantes dentro da empresa. Afinal, compartilhar as mesmas ideias é uma forma de motivar o funcionário a entregar sempre o seu melhor.
Como falamos acima, os funcionários se sentem motivados e engajados quando a comunicação interna é mais eficiente. O reflexo disso é uma diminuição do turnover, ou seja, da rotatividade do seu quadro de funcionários.
A comunicação interna efetiva transmite segurança. Por isso, os funcionários tendem a permanecer mais tempo na empresa. Para os gestores, essa é uma notícia ótima, afinal, demitir e recontratar demanda gastos de tempo e dinheiro.
A setorização costuma ter impactos nos resultados da empresa. Por isso, uma comunicação interna deixa todo mundo por dentro do que acontece em outras áreas. Para os gestores, é uma excelente maneira de estar por dentro de todos os processos em andamento.
Dessa forma, é possível reagir a problemas de maneira mais rápida e eficaz. Se todos os colaboradores estiverem alinhados sobre os processos da empresa, fica mais fácil encontrar soluções. Inclusive, uma visão de fora do departamento pode ser importante na hora de buscar alternativas para alguma urgência.
A pandemia da covid-19 teve um grande impacto nas empresas. Algumas não aguentaram a pressão e fecharam as portas, enquanto outras tiveram que se adaptar à nova realidade de uma hora para hora. Isso gera incertezas e inseguranças, que podem ter impacto na produtividade.
Por isso, cabe à comunicação interna tranquilizar os colaboradores. Para isso, é primordial que a verdade seja sempre dita, mas é possível evitar alardes e fofocas. Momentos de crise devem ser vistos como oportunidades de aprendizado para as empresas.
Relembre a frase do célebre pensador chinês Confúcio: “Trabalhe com o que você ama e nunca mais precisará trabalhar na vida”. Estimular o amor pelo trabalho é algo que a comunicação interna pode fazer com a equipe de sua empresa.
Compreender os anseios dos funcionários, deixar o clima corporativo menos pesado e ser transparente são algumas das consequência positivas de ter uma comunicação interna bem estruturada. Assim, a motivação dos colaboradores será maior e, com isso, sua produtividade irá aumentar.
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Como você pôde notar, a comunicação tem papel fundamental dentro das empresas. Ela pode ser feita de diferentes maneiras e em vários canais. Por isso, invista nesse assunto e crie agora mesmo uma equipe responsável por esse segmento. Os benefícios da comunicação interna são imensos e de longo prazo.
Inclusive, um time multissetorial tende a ser ainda mais eficaz nessa proposta.
Outra possibilidade é a contratação de uma agência especializada nesse assunto. A Clima Comunicação é uma das melhores do Brasil neste sentido, com clientes de diferentes portes e segmentos. Por isso, podemos pensar em ações personalizadas e inovadoras para o seu negócio. Que tal batermos um papo?
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