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Voz da marca: entenda a importância para a comunição externa e interna

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    Hoje em dia, as redes sociais são as principais vitrines para as empresas mostrarem seus produtos e serviços. Porém, você sabia que escolher o tom certo da comunicação pode fazer toda a diferença? Criar uma personalidade para sua marca é o primeiro passo para que os consumidores se identifiquem rapidamente com o seu negócio. Nesse sentido, definir a voz da marca – ou brand voice – é fundamental para o processo.

    Cada pessoa tem um jeito próprio de se expressar, tanto pessoalmente quanto virtualmente. Entre as marcas, isso também acontece. O público-alvo, o segmento de negócio e os objetivos da empresa interferem diretamente no tipo de comunicação a ser adotada. 

    O Index 2020, feito pela Sprout Social, mostra que 40% dos consumidores valorizam o conteúdo das marcas nas redes sociais. Além disso, 33% acreditam que a personalidade da empresa faz a diferença, e 32% se identificam mais com as histórias emocionantes narradas. Em comum entre essas opções está a voz da marca.

    O que é a voz da marca?

    Tal como na fala humana, a voz da marca ajuda a definir a personalidade da empresa. Bordões, tom, uso de gírias, uso de emojis e diversos outros fatores podem influenciar em como os consumidores veem a sua empresa. Por isso, ter isso definido é fundamental para o sucesso do negócio no meio digital.

    Vale destacar, porém, que a voz da marca deve estar presente em todos os conteúdos criados por ela. Ou seja, ela deve ser comum entre todos que produzem materiais para a empresa. Assim, qualquer profissional que assumir os canais de comunicação de uma empresa deve ter conhecimento da voz da marca utilizada. Afinal, isso ajudar a reforçar a voz em todas as criações.

    Veja, por exemplo, o caso do Cemitério Jardim da Ressurreição, em Teresina (PI): seu perfil no Facebook tem um tom bastante humorado, contrastando com o serviço oferecido. Assim, a voz da marca atraiu pessoas do Brasil inteiro. Elas interagem com as publicações mesmo que não vão utilizar seus serviços. Porém, esse alto engajamento virtual também atrai pessoas da própria região, ajudando a fortalecer a marca do cemitério.

    Como definir a voz da marca da sua empresa?

    Se até agora você ainda não entendeu a importância da voz da marca, fica uma provocação: seu consumidor compreenderia que a sua empresa falando caso o conteúdo não traga o nome e o logotipo da sua marca? Quanto mais definida for a voz da sua persona nas comunicações externas, maior será a identificação por parte dos consumidores. 

    Isso pode começar com a própria identidade da empresa, através de sua missão, visão e valores. A voz da marca já pode estar definida nesse referencial, ainda que nas entrelinhas. Também é importante conhecer seu público-alvo, inclusive sobre o que eles esperam de sua empresa. Isso vai ajudar na hora de adotar um tom mais sério ou irreverente nas publicações.

    Além disso, fique atento às seguintes dicas:

    1. Analise o conteúdo já publicado

    Para começar, colha uma amostra de diversas publicações já feitas por sua empresa. Tente encontrar pontos em comum entre elas e veja quais tiveram mais interações. Isso já pode indicar qual a linguagem preferida por seus consumidores. Através dessa análise, faça um brainstorming daquilo que você acredita que funciona e o que precisa ser melhorado ou descartado.

    2. Descreva a voz da sua marca em poucas palavras

    Com a análise acima em mãos, reúna os criadores de conteúdo de sua empresa com os proprietários do negócio. Juntos, comecem a definir quais seriam as características principais que sua empresa deve ter nas comunicações externas. Tente chegar entre 3 e 5 palavras que definam a sua marca e as descrições para cada uma. Por exemplo: se você definiu a voz da marca como “peculiar”, conteúdos irreverentes e inesperados podem fazer parte de suas ações. Já se a palavra escolhida for “apaixonado”, o foco será em materiais expressivos, entusiastas e sinceros.

    3. Crie um manual de voz da marca

    Com as palavras definidas, chegou a hora de definir aquilo que pode e aquilo que não pode aparecer nos conteúdos. Monte uma tabela com as palavras, suas descrições e exemplos que se encaixam ou não em cada uma delas. Vale lembrar que a voz da marca também é definida pelas imagens e vídeos utilizados na comunicação.

    4. Faça ações internas de reforço da voz da marca

    O documento que define a voz da marca deve ser acessível a todos que produzem conteúdos na empresa. Assim, caso haja rotatividade no quadro de colaboradores, o tom definido da comunicação não irá se perder. Inclusive, fazer análises periódicas sobre o andamento da voz da marca ajuda a aprimorar ainda mais os materiais.

    A voz da marca na comunicação interna

    Como você pode ter percebido, a voz da marca é uma estratégia fundamental para o marketing das empresas. Além disso, ela também tem aplicações na comunicação e no endomarketing, afinal, são áreas muito próximas. A voz da marca interna, entretanto, não precisa ser a mesma da externa: os públicos podem ser diferentes, por isso a abordagem dos conteúdos deve seguir as características de cada um.

    Para os conteúdos corporativos, o ideal é simplificar a comunicação. Além disso, também é interessante pensar que seu público-alvo é aquele que acabou de chegar na empresa. Ou seja, ele ainda pode não estar familiarizado com jargões, piadas internas ou termos específicos. Assim, quanto mais direto você for ao assunto, melhor será a compreensão dos funcionários.

    Na comunicação interna, a formalidade pode atrapalhar. Por isso, use um tom mais coloquial, respeitoso e acolhedor, para que seus colaboradores se sintam bem ao receber os conteúdos. Use a voz ativa e privilegie a primeira pessoa. Evite construções muito longas ou rebuscadas. E entenda que mesmo dentro da empresa é possível adotar diferentes tons. Isso vai depender do tipo de comunicado e do público-alvo – colaboradores ou gestores, por exemplo.

    A comunicação interna também deve ser inspiradora, a fim de engajar os colaboradores. Porém, evite mensagens em excesso, já que isso pode desestimular a leitura. Crie conteúdos e ações que façam diferença na rotina de trabalho ou na vida de seus colaboradores.

    Além disso, a voz interna da marca também pode ajudar a reforçar os valores da empresa junto aos colaboradores. Inclusive influenciando os empregadores a seguirem o mesmo tom em suas comunicações com fornecedores, clientes, colegas de trabalho etc.


    Sobre a Clima Comunicação

    A Clima Comunicação é uma empresa que tem revolucionado a comunicação interna e o endomarketing de seus clientes. Juntos, desenvolvemos campanhas inesquecíveis nas quais a voz interna da marca foi fundamental para o sucesso com os colaboradores. Por exemplo, foi adotado um tom mais formal e inspirador na campanha internacional da SIG e uma abordagem mais jovial na campanha de diversidade da Atento. Ou seja, a Clima tem experiência para fazer a voz da sua marca reverberar ainda mais.

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