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Você sente que trabalha mais que seus colegas?

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    Certamente, em algum momento de sua carreira profissional você olhou para o lado e pensou: “O Joãozinho não tá fazendo nada?”. Essa comparação com outros colegas de trabalho pode parecer normal, mas não deveria ser algo a se preocupar dentro das empresas. Mas, afinal, por que será que às vezes a gente pensa que os outros trabalham menos do que a gente?

    E nos tempo atuais em que vivemos, no qual o home office tem sido cada vez mais comum, esse é um sentimento que pode ser exacerbado pela questão da distância. Ao não “monitorarmos” o que os outros fazem, a sensação de que a distribuição de trabalho é injusta pode ser ainda mais incômoda.

    Porém, isso não precisa acontecer. Normalmente, falhas de comunicação estão por trás desse sentimento que pode atrapalhar sua produtividade e também o relacionamento com outros colegas de equipe. Ou seja, antes de perder o sono por conta disso, tente compreender os motivos para esse sentimento aparecer.

    Motivos para você achar que trabalha mais que seus colegas

    1. Falhas na comunicação da liderança

    Os gestores são responsáveis por distribuir as tarefas e por se certificar de que todos compreendem o que os outros estão fazendo. Por serem líderes, eles conseguem ter uma visão macro das atividades, podendo distribuí-las corretamente. 

    Implementar reuniões pontuais com o time é uma maneira de compreender as etapas do trabalho de cada um. Em tempos de home office, isso é ainda mais fundamental, justamente para não haver ruídos na comunicação e interpretações erradas por parte dos colaboradores.

    A comunicação interna também pode fazer essa tarefa, ajudando a conectar os líderes com suas equipes. Dessa maneira, todo mundo fica alinhado e compreende as demandas dos outros colegas. Além disso, o sentimento de trabalhar mais do que os outros pode diminuir com uma comunicação mais eficaz.

    2. Falhas no organograma

    Muitas empresas utilizam ferramentas online para que as tarefas de cada colaborador possam ser acompanhadas tanto pelos líderes quanto por seus colegas de equipe. Entretanto, não adianta possuir um organograma se ele não for atualizado em cada etapa do projeto.

    O Trello, por exemplo, é uma excelente ferramenta para organizar as tarefas e acompanhar o estágio de cada uma delas. Os colaboradores têm autonomia para criar os cards, separá-los por finalidade e atualizá-los sempre que um estágio da tarefa for concluído.

    A comunicação interna também serve para ajustar problemas de organograma. Caso a empresa adote uma ferramenta, como o citado Trello, a área pode criar ações mostrando as principais funcionalidades do serviço, bem como a importância de manter o cronograma atualizado.

    3. O colaborador não se comunica direito

    Às vezes, é seu próprio colega que não se sente à vontade para exaltar suas próprias atividades. Assim, pode ficar a impressão de que ele faz pouco ou faz menos do que os outros. Essa dificuldade de comunicação precisa ser compreendida, mas pode ser trabalhada caso esteja afetando a percepção da equipe.

    O próprio organograma citado acima é uma maneira de mostrar as atividades sem precisar comunicá-las verbalmente. Também cabe ao gestor tentar uma aproximação com o colaborador a fim de compreender suas dificuldades. Às vezes é só timidez de falar em público ou em reuniões, por exemplo, e está tudo bem!

    Nesse sentido, a comunicação interna também é extremamente importante para dar voz aos colaboradores que não são muito comunicativos. Buscar formas de colher feedbacks, mesmo de maneira anônima, pode ser uma forma de medir o clima organizacional.

    Sobre a Clima Comunicação

    A Clima Comunicação está há 9 anos criando ações para engajar colaboradores de empresas dos mais variados segmentos e portes. Dessa maneira, é preciso se comunicar com todo tipo de público interno, desde aqueles mais comunicativos até os mais reservados.

    Um de nossos serviços é justamente o de oferecer uma pesquisa de clima organizacional. Em nossa seção de cases, você pode conferir as ações para avaliar o clima e desenvolver a comunicação interna em empresas como a CBMM, a Volvo e o Hospital Israelita Albert Einstein

    E você também pode ter esse capricho em sua empresa. Através de uma avaliação com nossa área de atendimento, podemos bolar as melhores estratégias para aprimorar a comunicação interna de sua companhia e aproximar ainda mais os colaboradores e as equipes.

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