Hoje em dia, a capacitação técnica dos candidatos às vagas de emprego está cada vez mais apurada. Com cursos de graduação, pós-graduação e extensão, muitas pessoas podem apresentar o mesmo preparo para uma função. Por isso, muitas empresas também aplicam testes comportamentais, a fim de identificar perfis de personalidade compatíveis com a sua cultura organizacional.
Existem diversos testes de personalidade e comportamento disponíveis, por isso você pode escolher o mais adequado para a sua empresa. Até mesmo uma combinação de dois ou mais questionários pode ajudar a montar um perfil muito mais refinado dos candidatos a fim de selecionar aqueles que mais se adequam à sua empresa.
Mais abaixo, listamos 7 dos testes mais aplicados no mercado, com algumas características de cada um. Escolha o melhor e boa contratação! Porém, siga o conselho de Taylor Dumouchel, especialista em recrutamento: “As avaliações devem ser usadas como parte de um processo completo e estruturado. Porém, os testes de comportamento e personalidade não devem ser mais do que 20% de sua decisão de contratação”.
Cada vez mais, as empresas estão compreendendo que estes testes ajudam a avaliar o candidato ideal para a vaga. Além disso, a aplicação desses testes dentro da empresa também ajuda a descobrir habilidades e potenciais líderes em seu próprio quadro atual de funcionários. Isso ajuda na hora de uma promoção ou de montar equipes para demandas específicas.
Outra vantagem é entender como as pessoas se comportam dentro de suas funções. Assim, tanto o recursos humanos quanto a comunicação interna podem criar ações para melhorar o ambiente de trabalho, aproximando colaboradores com os mesmos perfis. Isso vai deixar a equipe mais motivada e engajada, ou seja, capacitada para alcançar melhores resultados.
Inclusive, esses testes permitem identificar pessoas que são mais aptas para trabalhar em equipes ou aquelas que rendem melhor individualmente. Dessa maneira, sua empresa pode trabalhar para oferecer as melhores condições de rendimento para cada colaborador, com base em suas habilidades e em sua personalidade.
Este teste foi criado pela Multi-Health Systems e mede o quociente emocional (EQ) dos candidatos à vaga. Ele divide a pontuação em 5 categorias e 15 subcategorias, ajudando na em percepções como “expressão emocional” e “resolução de problemas”. O único detalhe é que este questionário é pago, e os valores podem não ser tão acessíveis se o volume de contratação for muito alto.
Esta ferramenta pode mapear até 28 traços de personalidade dos candidatos com base em 4 fatores: abertura ao novo, capacidade de autocontrole, habilidade em interação com pessoas, demonstração de empatia e instabilidade emocional. A vantagem é que ele pode ser respondido entre 10 e 15 minutos, tornando a entrevista e seleção mais otimizadas.
Este teste rápido – leva cerca de 10 minutos para ser feito – mostra traços de personalidade do candidato e os organiza através de gráficos e estatísticas. Assim, fica mais fácil analisar o perfil ideal para a sua empresa.
Um dos métodos mais aplicados pelos recrutadores durante uma entrevista é o STAR. Resumidamente, ele significa “Situação vivida”, “Tarefa realizada”, “Ação tomada” e “Resultado alcançado”. Ou seja, é possível analisar o comportamento dos candidatos através de situações reais vivenciadas por eles.
O psicólogo Robert Hogan criou o método que leva seu nome e foi o primeiro com foco no mundo corporativo. Além dos tradicionais traços de personalidade, o teste Hogan também consegue vislumbrar o comportamento do indivíduo sob pressão. Isso ajuda os profissionais do RH a evitarem situações que coloquem os colaboradores sob forte estresse.
Outro teste bastante popular no Brasil é o DISC, que classifica as pessoas em 4 padrões de personalidade: Dominante, Influenciador, Estável e Condescendente. Por sua praticidade, passou a ser utilizado em avaliações de candidatos, ajudando a direcioná-los para funções mais compatíveis com seu comportamento.
O teste ocupacional SHL existe há mais de 30 anos e por isso tem experiência de sobra em recrutamento e seleção de candidatos. Os questionários aplicados avaliam comportamentos específicos, como solução de problemas, eficácia da comunicação e criatividade.
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A aplicação de questionários sobre clima organizacional e comportamento fazem parte da avaliação da cultura interna das empresas. A Clima Comunicação é especialista em desenvolver ações de promoção desses testes, a fim de criar uma forte identidade cultural em seus clientes e parceiros.
Por isso, se tiver alguma dúvida de como executar essas ações, confie em uma empresa com quase 10 anos de experiência em comunicação interna e endomarketing. Poderemos pensar em soluções personalizadas para a sua marca, a fim de gerar o maior engajamento de seus colaboradores. Que tal marcar uma conversa conosco?
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