Atualmente, cresce o número de empresas interessadas em construir uma cultura organizacional forte e renomada. Isso fortalece o employer branding e pode atrair os maiores talentos do mercado. Por outro lado, também há um movimento crescente no número de contratações de terceirizados. Por isso, saber conciliar a sua cultura com a desses colaboradores é fundamental para construir um modelo de negócio de sucesso.
A parceria com empresas prestadoras de serviços cresce a cada ano, aqui no Brasil. O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) estima que 22% da mão de obra brasileira pertence a trabalhadores terceirizados. O principal perfil desse público é de pessoas entre 30 e 39 anos e com o ensino médio completo ou ensino superior completo. Ainda assim, a terceirização tem sido a realidade de profissionais de todas as faixas e formações.
Além disso, a tendência é que a terceirização continue aumentando nos próximos anos. Por isso, as empresas devem estar preparadas para compartilhar a sua própria cultura com a de profissionais que, na folha de pagamento, pertencem a outra empresa e, portanto, a outra cultura. Como conciliar essa situação?
A cultura organizacional é definida pelos valores, pela missão e pela visão da companhia. Inclui os hábitos, o código de conduta e tudo o mais que determina o dia a dia da empresa. Por isso, a cultura tem um papel decisivo no negócio. Ao formar parceria com uma prestadora de serviços, o ideal é buscar por empresas que compartilhem de sua cultura. Assim, os colaboradores terceirizados já terão o comportamento desejado por seu negócio e uma base sólida para moldar.
Vale ressaltar que a busca por empresas com a mesma sinergia é algo benéfico para ambas. Afinal, a contratante recebe os melhores talentos, enquanto a contratada garante parcerias mais duradouras. Além disso, a produtividade e a retenção de talentos serão parte das duas companhias.
A comunicação direta e transparente é algo que as empresas devem ter com todos os funcionários, sejam eles terceirizados ou não. No caso de terceirizados, isso é fundamental para eles se sentirem mais seguros na posição. Isso também vai aumentar seu engajamento. Afinal, incluir esses colaboradores nas comunicações da empresa mostra que você confia em seu desenvolvimento.
Também é possível criar uma campanha para mostrar a todos a importância da terceirização para o momento da empresa. Assim, todos estarão alinhados às decisões da companhia. Outros temas relacionados ao assunto também podem ser trabalhados pela comunicação interna, a fim de esclarecer eventuais dúvidas.
Por fim, é necessário estar disposto a ouvir os colaboradores terceirizados. Além de terem um canal aberto na empresa prestadora de serviços, é importante que eles também saibam a quem se reportar na empresa que os contrata.
Ao contratar o serviço de terceirização, esses novos profissionais podem executar funções que dependem ou afetam a tarefa de funcionários da sua própria empresa. Por isso, é importante que eles possam ter momentos de interação no qual se conhecem e compreendem as funções de cada um.
Com o fit cultural organizacional alinhado entre a empresa e a prestadora de serviços, o perfil de profissionais que ambas possuem deve ser bem parecido. Dessa forma, fica mais fácil integrar as diferentes equipes e direcionar o trabalho para o melhor caminho.
Atualmente, o nível dos profissionais no mercado de trabalho está cada vez mais elevado. Por isso, ao contratar um terceirizado, priorize a escolha pelo fit cultural. Se a empresa fizer isso ao firmar parceria com a prestadora de serviços, a seleção de profissionais alinhados a seus valores será mais efetiva.
Além disso, ao reforçar a cultura da empresa também nos colaboradores terceirizados, isso vai fortalecer a cultura ainda mais. O reflexo é uma marca empregadora mais potente, maior produtividade e menor rotatividade de funcionários, sejam eles fixos ou terceirizados.
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