“Qual o propósito do meu trabalho?”. Essa é a pergunta que muitos profissionais de hoje em dia estão se fazendo. Mais do que números, dados e estatísticas, o propósito costuma ser algo mais encantador. Assim, ter uma narrativa que possa explicar os motivos para se trabalhar é uma ótima maneira de entender o lugar de cada um na empresa. Mais do que isso: o storytelling pode ser fundamental para a consolidação da cultura da própria companhia.
A gente já nasce em uma sociedade baseada na contação de histórias. Desde a infância, elas têm o poder de nos prender e nos engajar nas mais diversas causas. Livros de sucesso costumam acertar em cheio o que o leitor busca: uma história bem amarrada e com boas viradas ao longo do caminho. Muitas músicas chegam ao topo das paradas contando uma história que gera identificação no público.
“As histórias refletem o que vivemos no dia a dia, por isso são uma ótima forma de compreender o mundo à nossa volta. É muito mais simples entender e perceber os sentimentos envolvidos em uma narrativa porque, em alguma medida, aquela experiência me é familiar”, analisa Ana Justi, Head de Redação e Conteúdo na Clima.
Aos poucos, o mundo organizacional está compreendendo como o storytelling pode ser um aliado dentro das empresas. Em vez de apenas ter uma missão, uma visão e valores elencados em um cartaz na parede do escritório, é precioso ter uma boa história que una tudo isso ao dia a dia dos colaboradores. Quanto mais assertiva for essa construção, maior pode ser o engajamento das pessoas.
O storytelling pode ser usado de diversas maneiras dentro da companhia. Durante o onboarding, por exemplo, o novo colaborador pode conhecer a história da empresa através de uma bem contada narração. Também é possível resumir o propósito da companhia em diferentes ações. Aqui na Clima, por exemplo, criamos o manifesto We Are Culture Makers, que mostra quem nós somos e o que fazemos.
Além disso, a cultura da companhia reflete em como o colaborador fala sobre ela. Ou seja, os próprios profissionais criam um storytelling para falar do local em que trabalham. Você sabe o que seu time fala da empresa fora do escritório? Ao construir uma cultura sólida, as narrativas externas tendem a ser positivas.
“Metas, números e cultura também contam histórias. O que o storytelling faz é ajudar a compor a narrativa por trás desses elementos. Fica muito mais fácil, e simples, entender o porquê daquela meta, ou daquele número, que está ali. É uma forma potente de criar conexões entre pessoas, propósitos e objetivos dentro de uma organização”, comenta Ana Justi, Head de Redação e Conteúdo na Clima.
Como dito anteriormente, o propósito é o que move as pessoas. Para a Geração Z, que está entrando agora no mercado de trabalho, o propósito tem grande importância em suas carreiras. Já profissionais mais velhos valorizam ainda mais o conceito, devido às experiências que tiveram ao longo da vida. Assim, ao utilizar o storytelling para divulgar a cultura organizacional, isso vai ajudar a elevar os colaboradores a criarem um vínculo mais emocional com a empresa.
O resultado é um engajamento maior e uma elevação do propósito da companhia. E não precisa de muito esforço: uma pesquisa da Gallup mostra que uma melhoria de 10% na percepção do propósito e da missão da empresa por parte dos colaboradores faz com que a produtividade aumente em 4,4% e a rotatividade caia em 8,1%.
O ambiente de trabalho não é feito apenas de funções organizacionais. Os colaboradores acabam criando amizades, compartilhando histórias e falando sobre a vida. Essas relações são importantes para fortalecer o trabalho em equipe e são fortalecidas justamente pelas técnicas individuais de storytelling. Isto é, a maneira como cada um narra os causos da sua vida.
Ao implementar a prática do storytelling na cultura organizacional, a tendência é que as conexões humanas se fortaleçam. E isso pode acontecer independentemente da hierarquia interna, ajudando a fortalecer o engajamento e, consequentemente, a produtividade.
Todo mundo se lembra com carinho de professores que tinham a didática na ponta da língua. Saber ensinar é compreender as melhores táticas de contar histórias. Afinal, nem sempre o assunto a ser transmitido é de fácil compreensão. Por isso, usar metáforas, figuras de linguagem e outras táticas narrativas é uma forma de aumentar o entendimento do que você está transmitindo.
Dentro das organizações, essa tática é fundamental, principalmente para os líderes. Afinal, nem todo treinamento ou ensinamento é simples de compreender. Assim, criar mecanismos para aliviar a tensão e estimular o conhecimento é uma forma de aplicar o storytelling na prática da companhia.
***
A Clima acredita no poder transformador da cultura, seja no trabalho ou na vida das pessoas. Há uma década criando pontes entre empresas e seus colaboradores, materializamos Cultura Criativa em resultados por meio de ideias atrativas, relações confiáveis e estratégias consistentes.
Fazemos pesquisa, diagnóstico, planejamento, campanhas, comunicação, design e conteúdo, e eventos pensados para o novo jeito de trabalhar. Por isso, montamos um time de especialistas que já atendeu empresas de diferentes portes e segmentos. As campanhas desenvolvidas ajudaram a melhorar o engajamento, o bem-estar e a produtividade de inúmeros clientes. Confira alguns de nossos cases de sucesso e descubra o que podemos fazer por você! Ficou curioso? Marque uma conversa com a gente!
Torne a comunicação com os seus colaboradores mais estratégica por...
Saiba MaisCrie, implemente e desenvolva uma incrível jornada para seus colaboradores...
Saiba MaisTorne a comunicação com os seus colaboradores mais estratégica por...
Saiba MaisCrie, implemente e desenvolva uma incrível jornada para seus colaboradores...
Saiba Mais