As pesquisas são poderosas ferramentas dentro da Comunicação, isso porque podem ajudar a dar mais assertividade, e aprimorar os processo de comunicação por meio dos dados coletados. Vivemos na era do “data driven”, e na Comunicação isso não é diferente! Seja para identificar padrões, entender o impacto e a efetividade das comunicações, ou se aprofundar em alguma oportunidade de melhoria, uma Pesquisa bem feita pode ser sua melhor amiga nessa hora.
Use essa ferramenta para entender de forma aprofundada seu contexto de Comunicação, e dos times de colaboradores com os quais você se comunica. A partir disso, fica muito mais fácil criar planos de ação para reforçar os pontos fortes e ajustar o que for necessário para estreitar sua estratégia.
Os resultados de uma Pesquisa impactam de forma direta e positiva o funcionamento da organização. Elas podem ajudar a identificar pontos fortes e fracos do processo de comunicação dentro de uma organização; ajudar a garantir o alinhamento com a estratégia do negócio; auxiliar na construção de um ambiente de trabalho melhor; e, ainda, contribuir com elementos como a retenção e atração de talentos e uma liderança mais eficaz. Por fim, e talvez mais importante de todos os benefícios – uma Pesquisa garante embasamento para agir por meio de dados sólidos que possibilitam a tomada de decisões mais assertivas e estratégicas.
A parceria Volvo e Clima é importantíssima para superarmos os desafios da comunicação com o público interno. O profissionalismo, o senso de urgência e a vontade de superar as expectativas (tão de praxe da equipe da Clima) fazem dos nossos trabalhos conjuntos grandes e memoráveis ações para os nossos times industriais.
Emerson Coordenador de Comunicação Interna GTO - VolvoConfira nossos melhores cases
Black Friday Centauro
Campanha de Incentivo - Black Friday - 2022
Black Friday Centauro
Campanha de Incentivo - Black Friday - 2022
A pesquisa de cultura organizacional aborda o conjunto de valores, crenças e costumes compartilhados pelos membros de uma mesma organização. O objetivo da pesquisa em si é compreender a forma como os colaboradores percebem e vivenciam a empresa e como essa percepção impacta a maneira como se alinham aos objetivos e a missão da organização. Alguns dos principais elementos abordados em uma pesquisa de cultura são: Valores e crenças Os valores e crenças estão no centro da cultura de uma empresa. Para o colaborador, é o que dá sentido para seu trabalho e faz ele querer estar ali dia após dia, pode ser o compromisso com a inovação, responsabilidade social, diversidade, etc. Com a pesquisa, conseguimos entender se os valores esperados e propagados pela organização são aqueles que de fato estão enraizados na forma de ser e agir do dia a dia de trabalho. Comportamentos Deste tópico, fazem parte as normas e comportamentos esperados da relação entre os membros da organização. Isso inclui: a forma como as pessoas se comunicam - formal ou informalmente, direta ou objetivamente, de maneira incisiva ou calma -, resolvem conflitos e tomam decisões. Mensurar isso é uma forma de perceber o quão saudável é o ambiente de trabalho e o nível de satisfação dos colaboradores em fazer parte dele. Estilo de liderança Discutir a forma de gestão é algo essencial no para o bem-estar organizacional. Foi-se o tempo em que um líder era apenas uma figura de autoridade. Hoje, essa figura deve inspirar e desenvolver a equipe para além de, simplesmente, comandá-la. Com a pesquisa de cultura organizacional, é possível entender como os colaboradores vêem e interagem com as lideranças e, a partir disso, obter insights de como essa relação pode ser lapidada para alcançar maior eficácia. Clima organizacional O clima organizacional diz respeito aos fatores não tangíveis que influenciam a qualidade e a saúde do ambiente de trabalho. Nada mais é que o reflexo de como os colaboradores enxergam a organização - seja de forma positiva ou negativa - e como a empresa lida com isso.
Independentemente de setor ou porte, uma Pesquisa de comunicação ou de cultura cabe em qualquer tipo de empresa. Afinal, são elementos que afetam diretamente o sucesso do negócio. Porém, existem cenários em que esse investimento se faz especialmente útil. Alguns dos casos são: Empresas de grande porte É fato que quanto maior a organização, maior a diversidade de pessoas, comportamentos e formas de se comunicar. Nesse caso, entender o panorama comunicacional torna-se essencial. Somente dessa forma é possível identificar departamentos ou níveis em que a comunicação não está sendo eficaz ou que as informações apresentam ruídos e distorções. Empresas em crescimento Com uma expansão repentina - cenário comum para startups - algumas coisas tendem a fugir do controle. Para manter a transparência e a eficiência na troca de informações, é necessário cultivar um ambiente em que as pessoas são ouvidas e as pesquisas são a forma mais certeira de se alcançar isso. Empresas com equipes remotas Empresas que possuem grande parcela do quadro de colaboradores atuando de forma remota podem enfrentar alguns desafios na comunicação e na cultura devido às distâncias geográficas. Por meio de pesquisas, torna-se muito mais fácil identificar métodos e ferramentas para manter o time mais alinhado e engajado. Empresas que passaram por mudanças Em organizações que passaram por fusões, aquisições ou períodos de reestruturação a comunicação torna-se um ponto crucial. Entender como os colaboradores estão recebendo e lidando com as mudanças garante que as transições aconteçam de uma forma muito mais suave e eficaz.
Obter uma visão ampla que contemple a cultura organizacional com a complexidade que demanda certamente é um desafio. Nessa mensuração, alguns pontos não podem passar despercebidos, como por exemplo: Engajamento e satisfação A satisfação dos colaboradores é fundamental para o bem-estar de uma organização - afinal, ela é feita de pessoas. Quando engajadas, as pessoas são capazes de ir além pois se sentem pertencentes a um propósito maior. Isso se dá por um alinhamento aos valores e a missão da empresa. A satisfação no ambiente de trabalho se dá pela união entre os objetivos pessoais e os da companhia. Questione-se: sua organização oferece isso aos colaboradores? Diversidade e inclusão A forma como uma organização lida com questões de gênero, raça, origem e outros aspectos deixou de ser uma questão social e tornou-se algo essencial para o bem do próprio negócio. Não existe mais espaço para organizações que viram as costas para isso e não oferecem oportunidades iguais, independente do que for. Equidade e inclusão são posicionamentos facilmente percebidos e muito valorizados pelos colaboradores e pelo mercado. Eficiência da Comunicação Interna Avaliar como o fluxo de informações se dá entre os membros da organização é necessário para saber se ela está se comunicando com os colaboradores de forma correta e eficaz. Uma pesquisa pode analisar se os canais de comunicação fazem sentido e se as pessoas se sentem inteiradas sobre o que está acontecendo, como possíveis mudanças, alcance de metas e realizações internas. Isso contribui para um ambiente de trabalho mais transparente e no consequente engajamento.
Nossa criatividade traduzida em imagens e motes incríveis
TCP – Datas Comemorativas
TCP – CI
Sodexo – Treinamentos
Sodexo – Canais
SBM Offshore – Evento
Positivo – Treinamentos
Neodent – SIPAT
MSD – CI
GRPCOM – CI
Grupo Boticário – SSMA
Electrolux – CI
Edenred – Pesquisa
Edenred – CI
Ecogen – Datas Comemorativas
Clamed – CI
Aero – Outubro Rosa
Natura – Destaques 2022
Aero – Evento Conexão
Albert Einstein – CI
Albert Einstein – Treinamento
Azul – Datas Comemorativas
Copa Energia – CI
CBMM – SIPAT
Castrolanda – SIPAT
Castrolanda – Treinamento
Biogen – Datas Comemorativas
Bimbo – Treinamento
Banco ABC – Pesquisa
Banco ABC – D&I
Azul – Treinamento
Edenred – Cultura
Azul – Treinamento
TCP – CI
Sodexo – Treinamentos
Albert Einstein – Treinamento
Azul – Treinamento
Azul – Treinamento
TCP – Datas Comemorativas
TCP – CI
Sodexo – Treinamentos
Sodexo – Canais
SBM Offshore – Evento
Positivo – Treinamentos
Neodent – SIPAT
MSD – CI
GRPCOM – CI
Grupo Boticário – SSMA
Electrolux – CI
Edenred – Pesquisa
Edenred – CI
Ecogen – Datas Comemorativas
Clamed – CI
Natura – Destaques 2022
Aero – Evento Conexão
Albert Einstein – Treinamento
Azul – Datas Comemorativas
Copa Energia – CI
CBMM – SIPAT
Castrolanda – SIPAT
Castrolanda – Treinamento
Biogen – Datas Comemorativas
Bimbo – Treinamento
Banco ABC – Pesquisa
Banco ABC – D&I
Azul – Treinamento
Azul – Treinamento
Grupo SBF – Pesquisa
Azul – Treinamento
TCP – Datas Comemorativas
TCP – CI
Sodexo – Treinamentos
Sodexo – Canais
SBM Offshore – Evento
Positivo – Treinamentos
Neodent – SIPAT
MSD – CI
GRPCOM – CI
Grupo Boticário – SSMA
Edenred – Cultura
Azul – Treinamento
TCP – CI
Sodexo – Treinamentos
Albert Einstein – Treinamento
Azul – Treinamento
Azul – Treinamento
TCP – Datas Comemorativas
TCP – CI
Sodexo – Treinamentos
Sodexo – Canais
SBM Offshore – Evento
Positivo – Treinamentos
Neodent – SIPAT
MSD – CI
GRPCOM – CI
Grupo Boticário – SSMA
Azul – Treinamento
Grupo SBF – Pesquisa
Azul – Treinamento