Quer saber o que os seus colaboradores pensam sobre a Comunicação Interna, e ter insights sobre como tornar a área mais estratégica e mensurável? Quer entender a fundo qual é o cenário atual da cultura na sua empresa? Faça um diagnóstico!
Na Clima Comunicação, desenvolvemos uma metodologia própria que desenha, de forma confiável, o cenário interno dos nossos clientes. Seja para compreender as percepções sobre a área Comunicação Interna, ou verificar como anda a Cultura dentro do negócio, o objetivo é mapear aspectos comportamentais e perfil demográfico para obter informações.
O processo fornece insights valiosos para aprimorar a CI e aperfeiçoar o engajamento dos times. A partir da análise dos resultados, desenvolvemos estratégias personalizadas, alinhadas às características e necessidades de cada cliente.
A parceria Volvo e Clima é importantíssima para superarmos os desafios da comunicação com o público interno. O profissionalismo, o senso de urgência e a vontade de superar as expectativas (tão de praxe da equipe da Clima) fazem dos nossos trabalhos conjuntos grandes e memoráveis ações para os nossos times industriais.
Emerson Coordenador de Comunicação Interna GTO - VolvoConfira nossos melhores cases
Black Friday Centauro
Campanha de Incentivo - Black Friday - 2022
Black Friday Centauro
Campanha de Incentivo - Black Friday - 2022
É uma abordagem detalhada e específica que busca compreender as nuances e valores que compõem a identidade de uma empresa. A ideia aqui é desvendar não só as crenças mas, também, as normas e práticas compartilhadas pelos colaboradores. Esse mergulho na Cultura Organizacional ajuda a levantar pontos fracos e fortes, prever melhorias, e criar estratégias para fortalecer as conexões e garantir um crescimento sustentável e duradouro para o negócio.
O processo envolve a coleta e uma análise cuidadosa sobre o ambiente interno. As etapas podem variar, mas consistem, de forma geral, em conduzir entrevistas, aplicar questionários e coletar informações relevantes sobre a cultura organizacional da empresa. Neste tipo de diagnóstico as perguntas do questionário exploram temas como os valores compartilhados, a aderência dos valores declarados pela organização e, claro, a percepção dos colaboradores sobre a cultura. Cada etapa do processo é conduzida para trazer informações aprofundadas, identificando as raízes dos valores e crenças, compreendendo como elas influenciam o comportamento dos colaboradores e se, de fato, estão alinhadas com a visão da empresa.
Em poucas palavras, os Diagnósticos de Cultura Organizacional querem entender o que sustenta a identidade de uma empresa. Para isso, busca trazer clareza sobre os padrões culturais que guiam ações e decisões cotidianas; promover uma cultura inclusiva e colaborativa, onde cada pessoa é valorizada; identificar pontos de melhoria para impulsionar a eficácia organizacional; e possibilitar uma abordagem proativa em relação à gestão da cultura organizacional.
Na Clima, nosso processo de Diagnóstico está separado em quatro fases. A primeira delas é a Preparação, nosso ponto de partida para definir o cronograma do diagnóstico, alinhar expectativas, e planejar outros detalhes importantes do processo. Depois vem a fase de Aplicação - aqui a pesquisa é divulgada, e as entrevistas começam a ser feitas. Com os dados coletados, entra em ação a fase três, de análise. É desta etapa que surgem os principais insights. Por fim, é produzido o Book de Resultados, que apresenta os dados, as análises e sugestões de melhoria.
O papel da Ci dentro de uma empresa pode e deve ser estratégico, mas para isso, é importante identificar como a área é percebida e quais são suas oportunidades de atuação. Para isso, o primeiro passo é observar a clareza das mensagens. Outro ponto é praticar a escuta ativa, o que pode acontecer por meio de Pesquisas de Satisfação, e do próprio Diagnóstico de CI. Analisando os resultados e percepções trazidos pelas colaboradores, será possível entender como a área está posicionada dentro da companhia.
Nossa metodologia é composta por escutas qualitativas e pesquisa quantitativa para 100% dos colaboradores. Das entrevistas individuais com a liderança e outros profissionais, até dinâmicas com os grupos focais, passando pela aplicação de um questionário, o diagnóstico é conduzido pelo nosso time, em alinhamento com a área de Comunicação. As opiniões coletadas buscam trazer um olhar 360º da Comunicação, olhando para frentes como conteúdo, frequência, linguagem e design. Os dados coletados fornecem insumos para a proposta de soluções, oportunidades de melhoria e mudanças nos canais, na área e nos fluxos de CI.
Nossa criatividade traduzida em imagens e motes incríveis
TCP – Datas Comemorativas
TCP – CI
Sodexo – Treinamentos
Sodexo – Canais
SBM Offshore – Evento
Positivo – Treinamentos
Neodent – SIPAT
MSD – CI
GRPCOM – CI
Grupo Boticário – SSMA
Electrolux – CI
Edenred – Pesquisa
Edenred – CI
Ecogen – Datas Comemorativas
Clamed – CI
Aero – Outubro Rosa
Natura – Destaques 2022
Aero – Evento Conexão
Albert Einstein – CI
Albert Einstein – Treinamento
Azul – Datas Comemorativas
Copa Energia – CI
CBMM – SIPAT
Castrolanda – SIPAT
Castrolanda – Treinamento
Biogen – Datas Comemorativas
Bimbo – Treinamento
Banco ABC – Pesquisa
Banco ABC – D&I
Azul – Treinamento
Edenred – Cultura
Azul – Treinamento
TCP – CI
Sodexo – Treinamentos
Albert Einstein – Treinamento
Azul – Treinamento
Azul – Treinamento
TCP – Datas Comemorativas
TCP – CI
Sodexo – Treinamentos
Sodexo – Canais
SBM Offshore – Evento
Positivo – Treinamentos
Neodent – SIPAT
MSD – CI
GRPCOM – CI
Grupo Boticário – SSMA
Electrolux – CI
Edenred – Pesquisa
Edenred – CI
Ecogen – Datas Comemorativas
Clamed – CI
Natura – Destaques 2022
Aero – Evento Conexão
Albert Einstein – Treinamento
Azul – Datas Comemorativas
Copa Energia – CI
CBMM – SIPAT
Castrolanda – SIPAT
Castrolanda – Treinamento
Biogen – Datas Comemorativas
Bimbo – Treinamento
Banco ABC – Pesquisa
Banco ABC – D&I
Azul – Treinamento
Azul – Treinamento
Grupo SBF – Pesquisa
Azul – Treinamento
TCP – Datas Comemorativas
TCP – CI
Sodexo – Treinamentos
Sodexo – Canais
SBM Offshore – Evento
Positivo – Treinamentos
Neodent – SIPAT
MSD – CI
GRPCOM – CI
Grupo Boticário – SSMA
Edenred – Cultura
Azul – Treinamento
TCP – CI
Sodexo – Treinamentos
Albert Einstein – Treinamento
Azul – Treinamento
Azul – Treinamento
TCP – Datas Comemorativas
TCP – CI
Sodexo – Treinamentos
Sodexo – Canais
SBM Offshore – Evento
Positivo – Treinamentos
Neodent – SIPAT
MSD – CI
GRPCOM – CI
Grupo Boticário – SSMA
Azul – Treinamento
Grupo SBF – Pesquisa
Azul – Treinamento