Se a gente fosse definir a Comunicação Interna (CI) em uma frase curta, diríamos que ela é a área, dentro de uma grande empresa, responsável por transmitir as informações relevantes para todos os profissionais da companhia. Mas quem trabalha no dia a dia de CI sabe que vai muito além disso – é sobre se aproximar dos seus colaboradores, e garantir, com assertividade, transparência e clareza, que todos tenham acesso a informações de qualidade sobre temas diversos, que envolvem o negócio. De um benefício que mudou para melhor, até a entrada de uma nova executiva, ou mesmo aquela conquista estratégica, ou um prêmio – é importante chegar a todas as pessoas que compõem a sua empresa.
Seja para transmitir uma mensagem estratégica, ou apenas informar de forma assertiva, é importante manter uma boa Comunicação Interna com seus colaboradores. Isso porque é essa área que garante que todas as pessoas dentro de uma mesma organização saibam exatamente quais são as metas, estratégias e objetivos da empresa. Também é por meio de uma boa CI que se fazem claras todas e quaisquer comunicações relevantes para os públicos internos, independente das diferentes necessidades ou características de cada uma.
Qualquer tipo de empresa, de qualquer tamanho pode colher os frutos de uma área de Comunicação Interna bem estruturada e estratégica. Grandes empresas, com mais de mil colaboradores, no entanto, devem contar com um equipe, ou consultoria de CI se buscam manter um canal de comunicação aberto, transparente e assertivo com suas várias equipes.
A transformação digital já é uma realidade no nosso dia a dia e não seria diferente para a CI. Conforme a necessidade de cada cliente, e diferencial de cada público, recomendamos, planejamos, lançamos e fazemos a gestão de canais de comunicação digitais.
Se os canais digitais são uma realidade, muitas vezes manter canais offline também é um ponto importante para manter a comunicação com públicos diferentes. Do acompanhamento à gestão, oferecemos nosso serviço especializado em canais para além do digital.
Parte de uma CI eficiente está em saber quais são os canais de comunicação do seu negócio, a que públicos eles atendem, e seus formatos. O mapa de canais permite que cada empresa faça o melhor uso possível dos seus veículos internos.
Contar com um processo de comunicação bem definido, com fluxos estabelecidos, é parte importante de uma CI bem estruturada. Dessa forma, a Política de Comunicação é o documento que reúne orientações, princípios de funcionamento e recomendações sobre e para a atuação da área.
Tem interesse em implementar um grupo de Influenciadores Internos e não sabe por onde começar? Nós te ajudamos a, mais do que adentrar essa tendência, fazer isso atendendo às necessidades, objetivos e estratégias da sua Comunicação Interna.
A área de CI tem papel estratégico dentro das organizações, por isso, manter sua estrutura e processos bem alinhados, dentro da realidade da equipe e das necessidades estratégicas é um trabalho árduo. Na Clima, fornecemos apoios e todo o suporte que você torne e mantenha a área de CI relevante e estratégica quando o assunto é alcançar os resultados do seu negócio.
Esta geralmente é uma responsabilidade ligada à área de Comunicação Interna, oferecemos uma série de serviços com foco nas ações de promoção interna da marca com seus colaboradores.
A parceria Volvo e Clima é importantíssima para superarmos os desafios da comunicação com o público interno. O profissionalismo, o senso de urgência e a vontade de superar as expectativas (tão de praxe da equipe da Clima) fazem dos nossos trabalhos conjuntos grandes e memoráveis ações para os nossos times industriais.
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Quais as principais responsabilidades da Comunicação Interna?
Uma boa Comunicação Interna pode deixar de acontecer por uma série de motivos, entre eles, a falta de um planejamento estratégico, e uma organização prévia, que permite à CI atuar nos temas e momentos necessários. Outro motivo pode ser a falta de canais e conteúdos adequados ao públicos internos, de forma que o mapa de canais não atenda às demandas específicas de algumas pessoas - por exemplo, se a operação não tem acesso a computador, mas todos os comunicados são enviados via e-mail. A ausência de conteúdos relevantes, que de fato sejam do interesse dos públicos, ou estejam em um formato inadequado também podem impedir uma boa comunicação. Se você precisa fazer um comunicado importante, será que um e-mail gigantesco, com muito texto, seria a melhor opção para fazer isso? Provavelmente não.
Em linhas gerais, o endomarketing faz parte das responsabilidades atribuídas à área de Comunicação Interna, mas a CI não se limita apenas às ações de incentivo e engajamento dos colaboradores com a empresa. No pacote da CI também estão inclusas responsabilidades pelos processos de comunicação, que levam informações de qualidade aos colaboradores.
O principal erro das áreas de Comunicação Interna é não ter um plano, e foco, nas suas ações para garantir que a área seja, de fato, estratégica para o negócio. É o famoso "atuar como pastelaria", quando a área só recebe as demandas dos clientes internos sem avaliar se o que está sendo solicitado de fato contribui para o processo de CI dentro da organização. É a capacidade analítica e a especialidade em Comunicação que, justamente, garantem mais assertividade às ações da área. Outro erro comum, também atrelado à forma de atuação da CI, é "sair fazendo sem planejamento". Isso porque um planejamento bem feito pressupõem que a área analisou e levou em consideração a estratégia de negócio para aquele período. Se a própria área de CI não estiver alinhada aos resultados e metas que o negócio busca, como poderá repassar isso às demais áreas?
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