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Como melhorar a retenção de colaboradores após a pandemia?

Por Clima 18 de maio de 2025 6 minutos de leitura
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    A pandemia de Covid-19 ainda não acabou, mas já deixou reflexos no mundo corporativo. Um fenômeno, que vem sendo chamado de Grande Resignação, tem levado muitos profissionais a pedirem demissão, mesmo com as incertezas do mercado de trabalho e com a alta taxa de desemprego. Diante desse cenário, como reverter esse quadro e conseguir segurar os melhores talentos dentro da empresa?

    A Grande Resignação é composta, principalmente, por jovens com menos de 30 anos que atuam no setor de serviços. Isso começou a ser notado primeiro nos EUA antes mesmo da pandemia, mas a crise sanitária global acentuou o recado: o pessoal está descontente com os atuais modelos de trabalho que são oferecidos pelas empresas.

    No Brasil, são mais de 500 mil pedidos de demissão por mês – o dobro do registrado no período pré-pandêmico. Mas, afinal, o que esses profissionais estão buscando? O que leva alguém a sair de uma empresa diante de tantas incertezas? E, principalmente, como reverter esse cenário? As respostas estão em duas palavrinhas: cultura organizacional.

    Por que as pessoas se demitem?

    A cultura de sua empresa pode definir os rumos de sua história. Quanto mais positiva ela for, melhor será para os colaboradores e, consequentemente, para sua receita. Afinal, a alta rotatividade dificulta a implementação de uma cultura sólida e também gera impactos e custos de novo recrutamento, contratação e treinamento. Por isso, criar um ambiente que seja favorável às pessoas é o primeiro passo para diminuir o turnover.

    Os motivos para um funcionário pedir demissão são os mais variados:

    • Salário e benefícios abaixo do mercado
    • Falta de plano de carreira
    • Sobrecarga de trabalho
    • Falta de reconhecimento
    • Desentendimento com colegas e gestores
    • Desacordo com a cultura da empresa
    • Vontade de mudar
    • Busca por maior qualidade de vida
    • Oportunidade melhor em outro lugar

    Ou seja, quase todas são situações que podem ser revertidas pelos líderes através de uma estratégia centrada nas pessoas. Neste período de aquecimento dos negócios, os aprendizados em employee experience acumulados ao longo da pandemia são fundamentais para melhorar a percepção que seus colaboradores ou potenciais colaboradores têm de sua empresa.

    Funcionários desmotivades podem influenciar os outros

    9 dicas para aumentar a retenção de colaboradores

    1. Contrate através do fit cultural

    Hoje em dia, os profissionais já possuem as habilidades técnicas para exercer uma função. Além disso, eles também podem desenvolver esses conhecimentos. Dessa maneira, busque candidatos que compartilhem os mesmos valores da sua empresa. Afinal, segundo um estudo publicado pela Harvard Business Review, até 80% das demissões ocorrem por erros cometidos no momento da contratação.

    2. Invista no formato híbrido

    A pandemia mostrou que o trabalho remoto veio para ficar. Uma pesquisa da Faculdade de Economia e Administração da Universidade de São Paulo (FEA-USP) e da Fundação Instituto de Administração (FIA), feita em 2021, mostrou que 73% das pessoas estavam felizes com o trabalho em casa e que apenas 14% queriam voltar aos escritórios. Ter uma maleabilidade nesse quesito será fundamental para conquistar novos profissionais e reter os talentos internos.

    3. Reconheça esforços, não apenas resultados

    As companhias trabalham com métricas de produtividade, incentivando os colaboradores a darem sempre o seu melhor. Entretanto, nem sempre o maior esforço vai significar o melhor resultado. Por isso, é recomendável que os gestores fiquem de olho em quem realmente veste a camisa da empresa, reconhecendo essa dedicação. Afinal, ao recompensar apenas quem supera os desafios pode criar um clima negativo de competitividade.

    4. Invista na saúde e no bem-estar

    A pandemia mostrou que é urgente ficar atento às questões de saúde e bem-estar dos colaboradores. Há tempos, empresas têm o plano de saúde como um de seus principais benefícios, mas é possível aprimorá-lo ainda mais. Para isso, campanhas de incentivo ao uso do plano, bem como benefícios direcionados à prática de esportes ou de terapias psicológicas podem ser grandes diferenciais em sua cultura.

    5. Pratique a cultura do feedback

    A pesquisa FIA Employee Experience (FEEx), de 2020, mostrou que 20% dos trabalhadores brasileiros não recebem feedback de suas atividades Já para 88% dos entrevistados, os feedbacks ajudam a melhorar seu desempenho. Ou seja, implemente programas para falar com seus colaboradores, abrindo espaço para que eles também possam expressar suas opiniões.

    6. Ofereça planos de carreira e desenvolvimento

    Ao buscar um novo líder, você contrata alguém de fora ou promove alguém interno? Investir na mão de obra atual é excelente para a cultura com foco no colaborador, que é a mais buscada por profissionais hoje em dia. Por isso, crie um plano de carreira transparente e que seja viável. Além disso, incentive e forneça  o aprendizado, através de cursos, workshops e palestras.

    7. Promova o trabalho em equipe

    O trabalho em equipe é uma fórmula de sucesso aplicada há vários anos, mas continua extremamente atual. Criar grupos internos para discussões específicas e dividir as responsabilidades são formas de evitar a competitividade e de estimular a cooperação. Também é possível criar um sistema de rotação, para que as equipes sejam misturadas de tempos em tempos, promovendo a integração total da companhia.

    8. Evite mudanças bruscas na cultura organizacional

    As empresas devem ser organismos em constante evolução. Novos programas e novas metodologias fazem parte do dia a dia das companhias, mas sua implementação deve ser feita da forma mais orgânica possível. Mudanças são inevitáveis; por isso, busque maneiras de elas causarem pouco impacto nas atividades, a fim de serem absorvidas mais naturalmente.

    9. Forneça as ferramentas necessárias

    Os colaboradores se sentem mais motivados quando têm acesso a todos os programas e recursos que permitam o pleno exercício de suas atividades. Por isso, o investimento em novas tecnologias deve ser constante, e a inovação deve ser um dos pilares da empresa.

    ***

    Sobre a Clima Comunicação

    A Clima é uma empresa especializada em Comunicação Corporativa e Employee Experience. Com quase uma década de existência, ela presenciou diversas transformações nessas áreas, que cada vez mais estão sendo vistas pelas empresas como essenciais para o sucesso do negócio.Por isso, a Clima montou um time de especialistas que já atendeu empresas de diferentes portes e segmentos. As campanhas desenvolvidas ajudaram a melhorar o engajamento, o bem-estar e a produtividade de inúmeros clientes. Confira alguns de nossos cases de sucesso e descubra o que podemos fazer por você! Ficou curioso? Marque uma conversa com a gente!

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