⯇ VOLTAR

Como usar as redes sociais para recrutar novos talentos

A contratação de novos talentos pode ser feita tanto por plataformas especializadas quanto agências externas de recursos humanos. Entretanto, cada vez mais empresas estão aproveitando os benefícios de encontrar seus futuros colaboradores dentro das redes sociais. E não precisa ser apenas no LinkedIn, não: diversas redes oferecem oportunidades únicas de recrutamento.

As redes sociais já servem como vitrines para as empresas, inclusive para formação de sua marca empregadora. Por isso, alimentar com conteúdos relevantes e mostrar as ações internas em prol dos colaboradores é uma forma de atrair a atenção de candidatos em busca de uma nova qualificação.

Segundo o Jobvite, 94% dos recrutadores já utilizam as plataformas sociais na hora de buscar novos talentos. Já uma pesquisa da Aberdeen Group mostrou que 73% das pessoas entre 18 e 34 anos encontraram seus últimos empregos através de redes sociais. Ou seja, são indicativos de que a prática está cada vez mais usual e deve ser explorada pelas companhias.

Benefícios da utilização de redes sociais para recrutar novos talentos

1. Alcance de candidatos passivos

Muitas pessoas não estão procurando emprego no momento, mas aceitariam uma oportunidade melhor se ela surgisse. Essas pessoas não vão atrás de vagas em portais exclusivos para isso. Portanto, ao divulgar vagas de emprego nas redes sociais, existe uma chance maior de você encontrar essas pessoas.

2. Contratação de candidatos qualificados

Uma pesquisa da Jobvite, publicada em 2021, mostra que 59% dos recrutadores classificam os candidatos encontrados em redes sociais como de alta qualidade. Além disso, por conta da característica de alcançar candidatos passivos e ativos, as redes sociais oferecem uma probabilidade maior de achar alguém com as características ideais para a sua vaga.

3. Redução de tempo e gasto com seleção

A publicidade nas redes sociais pode ser mais barata do que em outros meios de seleção de candidatos. Assim, com um custo menor, é possível selecionar candidatos mais aptos às vagas com muito mais facilidade.Afinal, com mais candidatos qualificados, como no item anterior, é mais fácil escolher aquele que mais se adequa ao perfil da vaga e da empresa.

4. Afirmação da marca empregadora

Uma pesquisa do LinkedIn mostra que 75% dos candidatos buscam as redes sociais da empresa para conferir sua reputação. Ou seja, essas plataformas são excelentes canais para reforçar a marca empregadora e, com isso, atrair as pessoas mais qualificadas. Por isso, mantenha as redes atualizadas com a rotina da empresa, seus valores, depoimentos de atuais colaboradores e tudo o que for necessário para chamar a atenção dos candidatos.

Melhores práticas para recrutar novos talentos com as redes sociais

1. Escolha o canal ideal

São várias as redes sociais existentes, por isso saiba selecionar a melhor para cada tipo de vaga. O Instagram, por exemplo, é excelente para recrutar designers ou profissionais de marketing, mas não tão eficaz para encontrar programadores. Assim, vale a pena apostar em fóruns de nicho ou em comunidades que concentram o público que você pretende atingir.

Já o LinkedIn é uma opção certeira para todas as oportunidades, visto que ele é a rede social colaborativa mais popular que existe. Além disso, o LinkedIn também é uma excelente ferramenta para aumentar o networking e, assim, facilitar na hora de prospectar novos colaboradores.

2. Aprimore seu perfil social

Considere ter 2 perfis sociais em cada rede para separar recrutamento de atendimento externo. Isto é, ao trabalhar com serviços e produtos, você pode fazer isso em um dos canais, enquanto o outro pode ser usado para reforçar a marca empregadora e com isso atrair os talentos.

Porém, o crucial é manter a rede atualizada. Vale a pena incentivar que os próprios colaboradores da empresa mantenham seus perfis no LinkedIn atualizados e ativos. E não se esqueça de ativar a Career Page da rede, já que nela é possível que os colaboradores compartilhem suas atividades, suas rotinas ou deem depoimentos sobre como é trabalhar para sua marca..

3. Capriche na imagem e na legenda

Uma pesquisa da Buffer mostra que 63% das publicações sociais são acompanhadas de imagens. Além disso, posts com imagens atraem 94% mais atenção do que os que são feitos apenas com texto. Portanto, crie um design bem criativo para acompanhar seu anúncio de vagas.

Descreva a vaga de maneira clara, objetiva e convidativa, colocando os principais tópicos das atividades que serão desenvolvidas pelo candidato. E não se esqueça de caprichar nas hashtags, já que elas auxiliam quem está ativamente procurando por vagas de emprego.

4. Turbine publicações pagas

Investir em anúncios pagos de posts de vagas é uma excelente forma de atingir exatamente o público-alvo da vaga. Através de segmentação, é possível entregar o anúncio aos perfis mais adequados para preencher a oportunidade de trabalho. Em redes sociais como o Instagram e o Facebook, os anúncios não costumam ser tão caros e podem trazer um retorno de currículos muito mais assertivos.

Caso tenha dúvida se vale a pena investir dinheiro para anunciar uma vaga, faça um teste A/B, ou seja, com e sem publicidade. Assim, você irá descobrir qual tipo de anúncio funciona melhor para o seu negócio.

5. Recrute os atuais colaboradores

Você pode trocar um post com texto e imagem com o depoimento de um atual colaborador chamando novos recrutas. Isso torna a seleção e o recrutamento muito mais humanizados, podendo fazer a diferença na hora de atrair os melhores talentos. 

Também é possível solicitar para que os colaboradores compartilhem seus anúncios de vagas. Isso vai atingir sua rede de contatos pessoais e fazer a diferença na hora de encontrar candidatos. Afinal, uma pesquisa da Monster mostrou que 65% dos candidatos consideram novas oportunidades quando sentem uma conexão pessoal com a marca.

Sobre a Clima Comunicação

Há quase uma década, a Clima revoluciona a comunicação interna e o endomarketing de seus clientes e parceiros. São diversas ações voltadas à construção da marca empregadora e com o intuito de cativar os colaboradores. 

No quesito recrutamento, nossa empresa já aposta neste formato de anúncios em redes sociais. Por isso, fique sempre ligado aqui no nosso blog com mais dicas que vão facilitar cada vez mais sua rotina de trabalho.

Conheça nossos serviços

Comunicação Interna

Torne a comunicação com os seus colaboradores mais estratégica por...

Saiba Mais

Endomarketing

Potencialize o impacto das suas ações de marketing interno.

Saiba Mais

Employer Branding

Potencialize a sinergia dentro da sua organização por meio de...

Saiba Mais

Pesquisas e Mensuração

Potencialize o impacto das suas ações de marketing interno.

Saiba Mais

Diagnósticos

Potencialize a sinergia dentro da sua organização por meio de...

Saiba Mais

Employee Experience

Crie, implemente e desenvolva uma incrível jornada para seus colaboradores...

Saiba Mais

Confira outros conteúdos

ACESSAR NOSSOS CONTEÚDOS

Por dentro da nossa cultura

Aqui, a comunicação é só uma parte da jornada. Quer ficar por dentro do resto? Cadastre-se em nossa newsletter.