Clima Clima

  • Sobre Nós
  • Serviços
    • Comunicação Interna
    • Diagnósticos
    • Employee Experience
    • Employer Branding
    • Endomarketing
    • Pesquisas e Mensuração
  • Cases
  • Hub de conteúdos
  • Contato

Clima Clima

Clima Clima

  • Sobre Nós
  • Serviços
    • Comunicação Interna
    • Diagnósticos
    • Employee Experience
    • Employer Branding
    • Endomarketing
    • Pesquisas e Mensuração
  • Cases
  • Hub de conteúdos
  • Contato
⯇ VOLTAR
Clima
  • Início
  • Blog
  • Rebranding: quando a empresa deve renovar a marca?

Rebranding: quando a empresa deve renovar a marca?

Por Clima 18 de maio de 2025 5 minutos de leitura
Navegue por tópicos

    Criar um novo negócio exige várias etapas, entre elas a pesquisa de mercado e o desenvolvimento da marca. Buscar tendências atuais é fundamental nesse processo, mas o que fazer quando ele se torna ultrapassado? O rebranding tem sido a opções de muitas empresas para trazer um novo frescor à sua marca e para ficar mais atento ao que há de mais moderno no ramo de negócio.

    Vale destacar que o rebranding não é apenas uma atualização da logomarca. Afinal, você pode aproveitar o momento para se reposicionar no mercado. Ou seja, atualizar suas políticas e diretrizes a fim de alcançar um público maior ou de segmentar ainda mais o seu negócio. Tudo vai depender dos motivos que levaram ao rebranding.

    Porém, antes de iniciar o rebranding, é importante compreender como a sua marca atual é vista. Se ela for muito forte, talvez não seja o momento ideal para uma mudança. Se ela for muito negativa, talvez uma roupagem mais extrema seja necessária para que o rebranding tenha sucesso.

    O rebranding costuma impactar, principalmente, dois fatores. O primeiro é a identidade visual da empresa, como logomarca, tipografia e cores. O segundo fator é a questão do tom de voz, ou seja, a maneira como a empresa se comunica com o público interno e externo.

    O rebranding pode trazer um frescor para sua marca

    Motivos para fazer um rebranding

    1. O nome da marca não reflete sua visão atual

    Você sabe qual empresa se chamava Backrub? Ninguém menos que a Google! Ainda na década de 1990, a gigante da tecnologia fez um rebranding e mudou até mesmo o nome da marca. Ou seja, você pode usar um nome completamente novo ou até mesmo abreviar o atual.

    1. Dificuldade de se destacar no mercado

    Hoje em dia, praticamente todos os negócios possuem mercados acirrados. Assim, ganhar destaque diante da concorrência é fundamental. Nesse sentido, ter uma marca que seja facilmente reconhecida é importante, principalmente se o seu produto ou serviço também tiver uma boa avaliação.

    1. A marca ficou confusa

    Com o passar dos anos, é comum que a empresa aumente ou diminua seu campo de atuação. Por isso, ter uma marca que acompanhe essa jornada é importante para que o público compreenda rapidamente o que ela significa. Hoje em dia, inclusive, o minimalismo ajuda a construir marcas inesquecíveis.

    1. Momentos de fusão ou aquisição

    Um dos principais motivos de um rebranding é quando a empresa faz uma fusão com outra. Assim, muitos empresários entendem que esse é o momento ideal de se reposicionar no mercado. Ou seja, são adotados marca e políticas novas que representam esse momento único da companhia.

    1. Expansão dos negócios

    Com o crescimento de sua marca, pode ser que você expanda para outros mercados, tanto nacionais como internacionais. Assim, um rebranding pode ser necessário para conversar melhor com os novos públicos que irão interagir com seu negócio.

    1. Fortalecer a marca empregadora

    O employer branding é fundamental nas empresas. Afinal, quanto melhor for a percepção da marca, mais os grandes talentos do mercado vão querer trabalhar para ela. Se a empresa não consegue atrair esses profissionais, talvez seja hora de um rebranding que também afete positivamente a marca empregadora.

    O rebranding pode criar uma marca ainda mais forte e poderosa

    Como fazer um rebranding?

    Existem diversas maneiras de realizar um rebranding. Entretanto, o ideal é contratar uma consultoria especializada no assunto. Afinal, isso vai facilitar bastante o processo. Ainda assim, uma equipe interna traz a visão da empresa e é essencial para definir os rumos da nova marca. 

    Para montar essa equipe, a empresa deve apostar na variedade de setores. Ter colaboradores de vendas, dos recursos humanos, do marketing, da liderança e de outras áreas da empresa é importante para ter uma visão mais global do negócio. Assim, as estratégias traçadas para o rebranding estarão muito mais conectadas à realidade da empresa.

    Também é preciso estipular metas, prazos e orçamento para o rebranding. Isso tudo vai depender do tamanho da empresa e da renovação necessária. Além disso, é preciso definir um calendário para comunicar as mudanças, deixando claro para os públicos interno e externo os motivos que levaram à alteração.

    Sobre a Clima Comunicação

    A Clima é uma empresa especializada em Comunicação Corporativa, Cultura Organizacional e Employee Experience. Com uma década de existência, ela presenciou diversas transformações nessas áreas, que cada vez mais estão sendo vistas pelas empresas como essenciais para o sucesso do negócio.Por isso, a Clima montou um time de especialistas que já atendeu empresas de diferentes portes e segmentos. As campanhas desenvolvidas ajudaram a melhorar o engajamento, o bem-estar e a produtividade de inúmeros clientes. Confira alguns de nossos cases de sucesso e descubra o que podemos fazer por você! Ficou curioso? Marque uma conversa com a gente!

    Conheça nossos serviços

    Comunicação Interna

    Comunicação Interna

    Torne a comunicação com os seus colaboradores mais estratégica por...

    Saiba Mais
    Endomarketing

    Endomarketing

    Potencialize o impacto das suas ações de marketing interno.

    Saiba Mais
    Employer Branding

    Employer Branding

    Potencialize a sinergia dentro da sua organização por meio de...

    Saiba Mais
    Pesquisas e Mensuração

    Pesquisas e Mensuração

    Potencialize o impacto das suas ações de marketing interno.

    Saiba Mais
    Diagnósticos

    Diagnósticos

    Potencialize a sinergia dentro da sua organização por meio de...

    Saiba Mais
    Employee Experience

    Employee Experience

    Crie, implemente e desenvolva uma incrível jornada para seus colaboradores...

    Saiba Mais
    Comunicação Interna

    Comunicação Interna

    Torne a comunicação com os seus colaboradores mais estratégica por...

    Saiba Mais
    Endomarketing

    Endomarketing

    Potencialize o impacto das suas ações de marketing interno.

    Saiba Mais
    Employer Branding

    Employer Branding

    Potencialize a sinergia dentro da sua organização por meio de...

    Saiba Mais
    Pesquisas e Mensuração

    Pesquisas e Mensuração

    Potencialize o impacto das suas ações de marketing interno.

    Saiba Mais
    Diagnósticos

    Diagnósticos

    Potencialize a sinergia dentro da sua organização por meio de...

    Saiba Mais
    Employee Experience

    Employee Experience

    Crie, implemente e desenvolva uma incrível jornada para seus colaboradores...

    Saiba Mais

    Confira outros conteúdos

    Comunicação Interna

    Como usar Inteligência Artificial na...

    A Inteligência Artificial (IA) não...

    Saiba Mais
    Clima

    O que é a Infoxicação...

      Vivemos na era da...

    Saiba Mais
    Comunicação Interna

    Pare de dizer “bom trabalho”:...

    Poucas empresas sabem como dar...

    Saiba Mais
    liderança comunicadora
    Gestão de pessoas

    Liderança Comunicadora: o desafio da...

    Quem já não viu uma...

    Saiba Mais
    engajamento 360
    Clima organizacional

    Engajamento 360: como alinhar comunicação...

    Toda organização carrega duas histórias:...

    Saiba Mais
    KPIs de comunicação interna
    Comunicação Interna

    Como definir KPIs de Comunicação...

    A comunicação interna está cada...

    Saiba Mais
    comunicação interna para 2025
    Comunicação Interna

    Como preparar a Comunicação Interna...

    Com um novo ano chegando,...

    Saiba Mais
    cultura empresarial e tecnologia
    Comunicação Interna

    A cultura da sua empresa...

    O avanço acelerado das tecnologias...

    Saiba Mais
    orçamento de comunicação interna
    Clima

    Fechamento de verbas: como a...

    No fim do ano, uma...

    Saiba Mais
    Comunicação Interna 2025
    Comunicação Interna

    Comunicação Interna 2025: como sair...

    Há poucos meses de entrar...

    Saiba Mais
    Como contratar uma agência de Comunicação Interna
    Comunicação Interna

    Guia prático: Como contratar uma...

    Uma estratégia de endomarketing bem...

    Saiba Mais
    cultura do comunicado
    Clima

    Cultura do Comunicado x Campanha...

    Para que a cultura organizacional...

    Saiba Mais
    ACESSAR NOSSOS CONTEÚDOS

    Por dentro da nossa cultura

    Aqui, a comunicação é só uma parte da jornada. Quer ficar por dentro do resto? Cadastre-se em nossa newsletter.

    [contact-form-7 id="144" title="Newsletter"]
    Newsletter Clima

    Transforme o seu negócio e a vida
    dos seus colaboradores!

    Entre em contato

    Clima Clima

    • Linkedin
    • Instagram
    • Behance
    • Sobre Nós
    • Serviços
    • Cases
    • hub de conteúdos
    • Contato
    • Política de Privacidade
    • Denúncia interna
    Abarje
    Telefone +55 41 2018-2108
    +55 11 5178-5177
    São Paulo Av. Pres. Juscelino Kubitschek, 1327 Itaim Bibi
    Curitiba Rua Comendador Araújo, 299 – SL Centro