Empresas enfrentam diariamente o desafio de produzir mais gastando menos. Para crescer, gestores buscam formas de otimizar os processos visando a redução de custos e aquisição de consciência com relação ao papel de cada atividade no funcionamento do negócio.
A otimização de processos é a melhor forma de garantir que uma empresa atue de forma eficiente sem desperdiçar recursos e prejudicar a lucratividade. Quer entender um pouco mais sobre o assunto? Confira os tópicos a seguir.
É o conjunto de ações definidas e executadas pela equipe de gestão com foco em reduzir o tempo usado e os recursos exigidos para o atingimento do objetivo de um determinado processo. Assim, custos desnecessários, gargalos operacionais e erros tendem a ser identificados e eliminados quando ações de otimização são implementadas.
É uma ferramenta valiosa por mostrar de forma clara e visual os fluxos de trabalho de um negócio. Ou seja, descreve de maneira efetiva a série de eventos necessários para a obtenção de determinado resultado.
O mapeamento mostra o que e quem está envolvido em um processo e, como resultado, revela erros e pontos de melhoria. É uma excelente forma de motivar times a pensar em ideias para otimização de processos, documentação, definição de responsáveis, limites e efetividade.
O entendimento total de um processo só pode ser adquirido quando todas as suas etapas estão claras, mapeadas e for disseminado para todos os colaboradores a estrutura de funcionamento de um fluxo de trabalho.
Após mapear todas as etapas de um processo será possível identificar e listar os problemas críticos que são responsáveis pela diminuição da sua efetividade. Essa etapa da otimização deve envolver todos os responsáveis apontados durante o mapeamento de forma que eles tenham clareza com relação às falhas e erros do processo.
As principais falhas em processos são:
Muitas vezes as coisas acontecem de determinada forma sem serem documentadas formalmente. Assim, é impossível identificar o que funciona ou não.
Ou seja, se você perguntar para um funcionário as etapas de uma atividade e ele responder “Pedro, é responsável por isso”, o que está implícito é que Pedro é o processo. Esse é um problema pois funcionários são demitidos, empresas crescem e setores mudam. Quando tudo está centralizado em uma única pessoa a atividade e a empresa se tornam reféns do colaborador.
É comum que com o tempo os processos adquiram muitas etapas a ponto de demandar softwares para sua automação. É ótimo quando as tecnologias podem ajudar, mas simplificar as atividades é fundamental para garantir a sua eficiência.
Não pensar e refletir sobre o modo que as coisas funcionam é um dos maiores erros de gestão em empresas. É preciso estar constantemente buscando por melhorias.
Processos são formados por múltiplas etapas. Quanto maior for a quantidade de passos para a concretização de uma atividade, menos eficiente ela será.
Por exemplo: se você tem um processo formado por cinco etapas e cada uma delas é executada corretamente 90% das vezes, o processo seria realizado perfeitamente apenas 59% das vezes. Se fosse uma atividade composta por 10 etapas, seguindo a mesma lógica, o funcionamento ideal só iria ser alcançado 35% das vezes.
Por isso, condensar as ações de forma a reduzir as etapas necessárias é a forma ideal de garantir processos mais eficientes e otimizados.
Processos mapeados, falhas eliminadas e etapas desnecessárias suprimidas ajudarão, e muito, na redução do desperdício de recursos da empresa. Mas para garantir que a gestão está sendo de fato efetiva é recomendado o acompanhamento de alguns KPI’S (indicadores-chave de performance) muito utilizados na gestão de processos. São eles:
Além de permitir a identificação de gargalos e diminuição do desperdício de recursos, a otimização de processos é capaz de:
Insistir nos mesmos erros e esperar resultados diferentes é loucura. É exatamente isso que a otimização de processos busca prevenir. É importante lembrar que mensurar e acompanhar frequentemente todas as atividades de uma empresa se faz necessário para não incorrer nos erros mencionados acima.
A otimização de processos é benéfica para todos os stakeholders da empresa. Colaboradores entendem exatamente como e onde atuar; os gestores e diretores conseguem ter visão sistêmica para implementar mudanças sem prejudicar o clima da organização. Melhorias devem ser prioridade para negócios de alta performance.
Para conhecer mais formas de otimizar os resultados da empresa com foco em eficiência de processos e na construção de um clima propício para o trabalho de alta produtividade, assine nossa newsletter e não perca nenhuma atualização.
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