A motivação nas organizações é um importante elemento para o alcance de objetivos e metas desafiadoras. Sem equipes realmente engajadas e dispostas a entregar ótimos resultados, toda a empresa sai prejudicada e perde em competitividade diária.
A questão é: como manter a motivação elevada?
Há uma série de respostas para isso, como a melhoria da comunicação interna e a criação de campanhas de incentivo. Contudo, para ter maior eficiência, o ideal é contar com a ajuda profissional de uma agência especializada, assim como a Clima Comunicação, e fazer um diagnóstico interno, avaliando o que está certo e o que deve ser ajustado.
De toda forma, reunimos várias dicas para motivação na organização, a fim de manter os profissionais e as equipes engajadas no que fazem. Continue a leitura!
Começaremos por pontos básicos, como o bem-estar no trabalho. Imagine um local desprovido de conforto, saúde laboral e segurança, onde os talentos têm pouca qualidade de vida. Como esperar ou cobrar por motivação? É realmente impossível.
Portanto, comece avaliando e (se preciso) reformulando os pontos básicos. Essa estratégia tem sido usada por algumas das mais bem-sucedidas empresas. Na sede brasileira da Walmart.com, por exemplo, os profissionais têm de sala de leitura a minicampo de golfe. Tudo pensando no conforto e, claro, na motivação da equipe.
Não é preciso o mesmo investimento. Existem itens simples que podem fazer toda a diferença na experiência dos profissionais, como a ergonomia dos móveis e a divisão dos espaços de trabalho. Assim, é possível arquitetar um ambiente provido de bem-estar ajudando a melhorar a motivação nas organizações.
Outro fator essencial que impacta diretamente na motivação nas organizações é a comunicação interna (CI). Seu foco está no público interno da empresa, em especial os funcionários. A CI assegura que as informações certas transitem pela empresa, do emissor ao receptor, garantindo alinhamento no que é feito.
A falta de uma comunicação adequada afeta significativamente a motivação, afinal, conduz a uma série de erros, acidentes e conflitos interpessoais. Por outro lado, a comunicação adequada implica no alinhamento dos profissionais, no maior senso de pertencimento e no comprometimento com as tarefas diárias.
Há uma série de medidas úteis para melhorar o diálogo. É preciso começar do topo para baixo, com o maior envolvimento da alta administração. Novos canais de CI — como aplicativos mobile, TV interna, mural e até ferramentas internas — também podem ajudar.
Muitas pessoas pensam no marketing como uma ação para atrair e engajar clientes, mas cada vez mais tem sido usado com ênfase nos colaboradores da empresa. É o chamado endomarketing ou marketing interno. Ele, claro, contribui para a motivação nas organizações.
Existem muitas possibilidades para usar essa estratégia. Uma concessionária, por exemplo, pode permitir que seus funcionários sejam os primeiros a fazer o test-drive dos veículos recém-lançados, uma maneira de demonstrar o apreço pelos talentos. Também, é possível padronizar o happy hour e comemorar mais festas de aniversário.
As possibilidades são realmente diversas. Por essa razão, o ideal é contar com uma agência especializada no tema, como a Clima Comunicação. Assim, você poderá entender o perfil dos funcionários, criar campanhas funcionais, bem como capazes de gerar motivação no dia a dia e apresentar ótimos resultados.
As campanhas de incentivo existem para energizar os profissionais na busca de um objetivo específico, como a redução de erros ou o aumento das vendas. Elas têm data para início e término, com recompensas atraentes aos melhores colocados.
Para melhor elucidar o tema, vejamos uma campanha de incentivo aplicada à equipe de vendas da empresa. Você pode definir uma meta comercial, como vender R$1 milhão em um mês, e uma boa recompensa aos melhores colocados, a exemplo de uma viagem com acompanhante. Dessa maneira, a motivação será garantida.
O primeiro passo para criar a campanha é ter um objetivo claro, isto é: “o que deseja alcançar?”. Também será necessário definir as regras da campanha e as metas menores que levarão ao objetivo genérico. Assim, terá grandes chances de sucesso.
O reconhecimento do líder imediato é um propulsor à motivação e não custa nada ao negócio. Infelizmente, muitas empresas não têm uma cultura de reconhecimento e os funcionários nem se lembram da última vez que foram elogiados.
No entanto, há outra questão: quem deve ser reconhecido e recompensado? O lendário diretor da General Electric, Jack Welch, avaliava o desempenho dos subordinados com base em dois fatores: as entregas diárias e o alinhamento com os valores da empresa. Aqueles que preenchiam os dois quesitos deveriam ser prestigiados pela empresa.
Além das recompensas financeiras (participação no lucro, comissão, bonificação etc.), existem outras não financeiras — por exemplo, premiações em bens, viagem com acompanhante e dia de folga remunerado. Avalie qual melhor se adéqua ao seu time.
Quando se investe nos profissionais, desenvolvendo-os para que adquiram novas competências técnicas e comportamentais, é certo que o nível de motivação também cresce. O motivo é simples: os talentos se sentem mais importantes e reconhecidos.
Nos dias atuais, há uma série de meios pelos quais é possível treinar a equipe. Além do treinamento tradicional, existe o aprendizado a distância, o treinamento colaborativo (feito pelos próprios profissionais), o uso de jogos empresariais (gamificação) e de plataformas mobile (M-learning) — ou seja, as possibilidades são diversas.
Também, é preciso considerar que: com o treinamento, os profissionais se tornam mais talentosos para entregar resultados fora da curva. Sem ele, é possível que não tenham as competências adequadas ao trabalho. Portanto, o treinamento é crucial.
Por fim, é preciso refletir acerca do estilo de liderança. Hoje, não basta falar e esperar que os colaboradores sigam cegamente o comando. Também é preciso dar o exemplo. Todo líder deve comprometer-se pessoalmente com os resultados que deseja alcançar.
O líder exemplar é aquele que respeita as pessoas, compromete-se com os valores da empresa e entrega resultados pessoalmente. Desse modo, fica muito mais fácil induzir os demais talentos à alta performance, otimizando o sucesso do time de trabalho.
Enfim, essas são as nossas principais dicas e você deve segui-las para alcançar bons resultados. Ao manter a motivação na organização, os benefícios serão diversos, como o cumprimento das metas, o aumento da produtividade e o crescimento da empresa.
Você já notou como os sonhos são importantes para a nossa vida pessoal? Eles são a motivação e o engajamento para alcançarmos a melhor versão de nós mesmos a cada dia. Por exemplo, muitas pessoas no início do ano constroem planejamentos, fazem planners, delineiam objetivos, tudo isso para alcançar um sonho.
Todo esse planejamento por etapas é uma estratégia de organização: para alcançar os seus sonhos, você traça metas, determina prazos e, assim, torna o ideal mais próximo e, a cada etapa cumprida, se sente recompensado.
O mesmo ocorre nas empresas. Se os colaboradores não têm metas ou trabalham apenas com objetivos muito óbvios e estáveis, o trabalho fica massante e isso pode ocasionar o desânimo e a acomodação.
Ao trazer um quadro com metas bem definidas, com prazo, equipes e funções divididas, os funcionários poderão visualizar que, além de cumprir com as demandas da organização, eles também terão uma oportunidade de crescimento profissional. Para ajudar, você pode descrever:
É importante enfatizar que a recompensa pode ser algo simples. Basta demonstrar reconhecimento, valorização do trabalho e fazer da conquista um momento especial para todos envolvidos. Os eventos corporativos, por exemplo, são uma boa estratégia nesse momento.
O feedback é uma estratégia que precisa ser trabalhada como algo normal e benéfico dentro das empresas. Muitos colaboradores têm receio do feedback e esse é um olhar que deve passar por modificações. O feedback, quando bem feito, auxilia em dois pontos importantes: o crescimento da empresa e o desenvolvimento do profissional. Então, por que ter medo de algo que traz retornos positivos?
O feedback é uma experiência que formaliza a expressão do pensamento e do ponto de vista. Por isso, é importante usá-lo tanto para parabenizar quanto para conversar sobre detalhes nos quais o colaborador precisa de mais atenção.
Sendo assim, durante as práticas do feedback, é importante que você traga suas observações, por isso, nada de assuntos que você ouviu falar nos corredores. Além disso, dê um espaço para o colaborador demonstrar a sua posição diante do assunto, verificar quais aspectos podem ser melhorados e qual o posicionamento diante dos problemas.
Incentivar o compartilhamento de ideias é incentivar a colaboração. Contudo, para iniciar esse processo, é preciso demonstrar que todas as vozes dentro da empresa são importantes: funcionários, clientes, gestores e líderes. É dessa maneira que muitos conseguirão expor as suas percepções sem receio.
Para conseguir trazer o sentimento de colaboração, basta demonstrar e reforçar que os valores da empresa estão constantemente alinhados aos valores individuais de cada profissional. Assim, os funcionários desenvolverão projetos que valorizam o trabalho em conjunto com flexibilidade e disciplina.
Portanto, envolva sua equipe nas tomadas de decisões, reconheça o trabalho de todo o time e tenha bastante atenção ao resolver os conflitos. Por isso, deixe o canal de comunicação aberto, objetivo e transparente.
Além disso, reforce como as diferenças são fundamentais para que o trabalho fique mais completo e ganhe contornos criativos. Essa consciência diminuirá o estresse e os embates que podem ocorrer, principalmente, entre as diferentes gerações.
A motivação nas organizações pode transformar a forma como cada colaborador lida com o trabalho e compreenda que todos são a chave para o crescimento da companhia e a potencialização da carreira.
Gostou do nosso artigo e entende como manter a motivação na organização, correto? Agora, aproveite para continuar aprendendo. Abra nosso novo artigo e conheça 6 principais tipos de liderança. Vamos lá!
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