A primeira resposta que veio à sua cabeça provavelmente foi: “Mas é claro!”. Entretanto, tudo vai depender de como é a cultura de sua empresa. Celebrar datas comemorativas e fazer campanhas em meses de conscientização parecem excelentes ferramentas para as redes sociais. Afinal, isso pode mostrar que sua marca defende aquela causa. Porém, a sua empresa realmente é comprometida com isso?
O ano está repleto desses momentos oportunos de celebração: Dia das Mães, Dia Internacional das Mulheres, Mês da Diversidade, Outubro Rosa, Dia da Consciência Negra, entre outros. As redes sociais são inundadas por marcas que tentam mostrar seu apoio. Porém, isso possa se tornar um tiro no pé.
Por exemplo: em junho, é comemorado o Mês da Diversidade LGBTQIA+. Por isso, publicações com as cores do arco-íris e com casais homoafetivos aparecem aos montes. Mas, será que a empresa aborda o assunto no dia a dia? Um relatório feito pela Korn Ferry mostrou que apenas 37% das empresas brasileiras possuem orçamento próprio para questões de diversidade, equidade e inclusão. Quando se fala de empresas de grande porte, com mais de 15 mil colaboradores, o índice sobe para 64%, mas ainda é abaixo do esperado. Portanto: vale a pena exaltar a diversidade sem praticá-la internamente?
Ao exaltar as datas comemorativas e os meses de conscientização nas redes sociais, tenha em mente que o público tem memória de elefante. Em 2020, após o assassinato de George Floyd, o movimento Black Lives Matter tomou as ruas de diversas cidades dos Estados Unidos. A pauta antirrascista era a mais presente, com os manifestantes pedindo justiça e igualdade de direitos.
Na internet, diversas marcas surfaram na onda do movimento e fizeram publicações em prol da temática. Entre elas estava a L’oréal, que contratou ninguém menos que Viola Davis para estrelar sua campanha. A premiada atriz deu seu depoimento sobre o significado do movimento Black Lives Matter. Entretanto, o tiro saiu pela culatra, com o pessoal online relembrando um caso emblemático da marca de cosméticos.
Em 2017, a L’oreal tinha contrato com a modelo britânica Munroe Bergdorf. Ela é trans, negra e se posicionou contra uma ação supremacista branca em suas redes sociais. Porém, ela foi demitida da L’oreal depois disso. Assim, a campanha foi chamada de hipócrita, já que a marca se comporta de outra maneira.
“Ontem mesmo eu disse que era questão de tempo até uma marca racista ver uma oportunidade de aparecer na imprensa e entrar na conversa. Se você se importa comigo ou com o #blacklivesmatter, não deixe a L’Oréal se safar desta”, publicou Munroe, na época, em seu Instagram.
O caso acima exemplifica a pergunta do título. Afinal, só vale a pena falar de determinados assuntos se eles forem tratados de forma genuína, empática, transparente e sincera dentro da sua organização. Do contrário, a chance de o efeito ser o inverso do esperado é bastante grande.
Isso não significa que sua empresa deve abandonar as celebrações sazonais. Entretanto, fazer o trabalho interno é tão ou mais importante quanto investir em publicidade externa. Assim, um diagnóstico de cultura organizacional pode ser o primeiro passo para você entender quais são os pontos de atenção. Com isso, é possível detectar quais as diversidades presentes em sua empresa quais suas principais necessidades e o que cada um pensa de sua ações afirmativas.
Depois, é possível criar um plano de contratação diverso e de valorização dos colaboradores. Eles vão se sentir parte de um time que os respeita por quem são. Lembre-se que os profissionais de sua empresa são os primeiros embaixadores de sua marca. A vitrine da publicidade pode facilmente ser quebrada ou questionada se você não trabalhar para engajá-los nas causas que sua empresa defende.
A Clima é uma empresa especializada em Comunicação Corporativa, Cultura Organizacional e Employee Experience. Com quase uma década de existência, ela presenciou diversas transformações nessas áreas, que cada vez mais estão sendo vistas pelas empresas como essenciais para o sucesso do negócio.Por isso, a Clima montou um time de especialistas que já atendeu empresas de diferentes portes e segmentos. As campanhas desenvolvidas ajudaram a melhorar o engajamento, o bem-estar e a produtividade de inúmeros clientes. Confira alguns de nossos cases de sucesso e descubra o que podemos fazer por você! Ficou curioso? Marque uma conversa com a gente!
Torne a comunicação com os seus colaboradores mais estratégica por...
Saiba MaisCrie, implemente e desenvolva uma incrível jornada para seus colaboradores...
Saiba MaisTorne a comunicação com os seus colaboradores mais estratégica por...
Saiba MaisCrie, implemente e desenvolva uma incrível jornada para seus colaboradores...
Saiba Mais