Clima Clima

  • Sobre Nós
  • Serviços
    • Comunicação Interna
    • Diagnósticos
    • Employee Experience
    • Employer Branding
    • Endomarketing
    • Pesquisas e Mensuração
  • Cases
  • Hub de conteúdos
  • Contato

Clima Clima

Clima Clima

  • Sobre Nós
  • Serviços
    • Comunicação Interna
    • Diagnósticos
    • Employee Experience
    • Employer Branding
    • Endomarketing
    • Pesquisas e Mensuração
  • Cases
  • Hub de conteúdos
  • Contato
⯇ VOLTAR
Clima
  • Início
  • Blog
  • Lego Serious Play: passando os valores da empresa na prática

Lego Serious Play: passando os valores da empresa na prática

Por Clima 13 de junho de 2025 6 minutos de leitura
Navegue por tópicos

    O Lego deixou de ser apenas brincadeira de criança. Com o objetivo de encontrar soluções e incentivar a criatividade, o Lego Serious Play é uma metodologia que usa os famosos bloquinhos coloridos de montar como uma ferramenta para resolver problemas corporativos e incentivar a participação dos funcionários.

    Empresas como Nasa, Disney, Coca-Cola e Google já usaram a metodologia com excelentes resultados. Mas afinal, o que é o Lego Serious Play é como ele pode ser aplicado? Mais do que isso, como ele pode ajudar as organizações e reforçar os valores corporativos?

    Neste post, vamos falar sobre a prática e mostrar como ela pode ser extremamente útil para a sua empresa. Ficou curioso? Então, continue a leitura!

    O que é o Lego Serious Play?

    O método foi criado em 1996 por um grupo composto por professores e executivos da Lego. Ele foi trazido oficialmente para o Brasil em 2013 e tem o objetivo de ampliar a criatividade e possibilitar uma nova forma de aprendizagem para adultos.

    Trata-se de uma aplicação extremamente eficaz para a criação de um espaço seguro e propício para o desenvolvimento de equipes, ajudando-as a encontrar soluções para problemas complexos.

    Como essa metodologia é aplicada?

    A metodologia, aparentemente simples, se baseia no construcionismo, no qual as equipes criam conhecimento por meio da construção de modelos. Também há a aplicação do storytelling, pois os participantes são estimulados a agregar um significado às suas construções, criando histórias e trabalhando a questão cognitiva.

    O desenvolvimento é feito em 4 etapas. Acompanhe.

    Desafiar

    Durante a primeira etapa, é implementada a pergunta-problema por um facilitador, que propõe um questionamento que não pode ter soluções óbvias nem mesmo uma única resposta correta. Essa pergunta deve ser clara e concisa para que o desenvolvimento ocorra com naturalidade e fluidez.

    Construir

    A segunda etapa se baseia na construção de um modelo e permite que todos os participantes comecem a se conectar consigo, buscando experiências e conhecimentos. Assim, são iniciadas as conexões neurais em prol da resolução da pergunta-problema, que será representada por meio da construção de um modelo com o uso das peças de Lego.

    A manipulação com as mãos e a ativação da memória trabalham na elaboração de uma história cheia de valores e significados, criando assim um ambiente de conhecimento.

    Compartilhar

    Nessa fase, as histórias criadas e desenvolvidas por cada participante são contadas para todo o grupo. Ao compartilhar suas histórias em voz alta, as pessoas conseguem ter novos insights, incrementando dados à narrativa.

    Além disso, com essa ação, abrem-se espaços para interações e questionamentos dos demais participantes, favorecendo o surgimento de novas ideias e pontos de vista.

    Refletir

    A quarta e última etapa propõe uma reflexão sobre as narrativas apresentadas, com um mindset voltado para a resolução da pergunta-problema. Assim, a dificuldade deixa de ser um empecilho e passa a ser um desafio.

    Quais são os benefícios da prática?

    As atividades com o Lego Serious Play trazem uma série de benefícios para a empresa. Sem a pressão da realização do trabalho e o medo do julgamento, os funcionários se mostram de maneira mais transparente e conseguem revelar competências até então desconhecidas pelos seus gestores e colegas. Outro ponto importante é a percepção de pessoas com habilidades de liderança, que podem ser treinadas e desenvolvidas para ocuparem cargos maiores na empresa.

    O LSP também incentiva a inovação, o raciocínio criativo e o trabalho em equipe, ajudando a formar times mais coesos e capazes de buscar soluções. Além disso, o uso do Lego é menos intimidador do que uma folha em branco. Os bloquinhos facilitam a construção e a representação de sistemas, projetos e ideias.

    Nos modelos tradicionais de reunião, cerca de 20% do grupo domina 80% do diálogo. Com o Lego Serious Play, todos têm chance de participar, dando espaço para aquela pessoa mais introvertida ou tímida também expor as próprias percepções.

    Como o Lego Serious Play age na construção e na disseminação dos valores da empresa?

    Essa atividade afeta pontos importantes da organização e é uma excelente ferramenta para a construção e o reforço dos valores corporativos. Dentro de um ambiente livre e lúdico, os gestores podem ter uma percepção melhor sobre as habilidades de seus funcionários, o relacionamento com os colegas e a maneira como eles enxergam o local de trabalho.

    A aplicação da técnica ajuda a desenvolver o engajamento e a inovação de maneira estratégica e não óbvia, independentemente do porte ou setor de atuação da empresa. Assim, são desenvolvidos valores importantes para a organização que, quando reforçados constantemente, podem ser a chave para o sucesso do negócio.

    Alguns conceitos, como o trabalho em conjunto, o compartilhamento de ideias, a definição de um objetivo comum, o desenvolvimento de lideranças, o incentivo às discussões construtivas, entre outros, servem como treinamento para a resolução de questões reais que a organização enfrenta diariamente. Isso ajuda a construir não só um pensamento inovador, mas um trabalho em equipe consistente e voltado para os objetivos corporativos.

    Dentro das perguntas-problema propostas no Lego Serious Play, a empresa pode reforçar seus valores principais, a fim de fixá-los na mente dos participantes, e aos poucos fazer com que esses conceitos sejam introjetados a ponto de se tornarem um hábito. Essa é a melhor maneira de tornar uma cultura orgânica, fazendo com que ela seja conhecida por todos e aconteça naturalmente.

    A ideia principal nessa prática é que o método incentive o pensamento criativo como parte de uma cultura empresarial ativa e presente, usando metáforas para expor vivências. As representações são facilitadas com o uso de objetos em 3D que representam o pensamento e a maneira como os participantes veem os problemas e propõem soluções.

    Se você busca uma nova metodologia para reforçar a cultura da empresa e incentivar o diálogo entre os funcionários, o Lego Serious Play pode ser a resposta. Vale a pena apostar na prática e experimentar todos seus benefícios. Como se trata de algo que mexe diretamente com a criatividade das pessoas, os resultados podem ser totalmente surpreendentes!

    Gostou deste artigo? Quer receber mais conteúdos que ajudem na construção de um clima organizacional positivo e de uma comunicação fluida na empresa? Assine a nossa newsletter e seja notificado sobre novas postagens!

    Conheça nossos serviços

    Comunicação Interna

    Comunicação Interna

    Torne a comunicação com os seus colaboradores mais estratégica por...

    Saiba Mais
    Endomarketing

    Endomarketing

    Potencialize o impacto das suas ações de marketing interno.

    Saiba Mais
    Employer Branding

    Employer Branding

    Potencialize a sinergia dentro da sua organização por meio de...

    Saiba Mais
    Pesquisas e Mensuração

    Pesquisas e Mensuração

    Potencialize o impacto das suas ações de marketing interno.

    Saiba Mais
    Diagnósticos

    Diagnósticos

    Potencialize a sinergia dentro da sua organização por meio de...

    Saiba Mais
    Employee Experience

    Employee Experience

    Crie, implemente e desenvolva uma incrível jornada para seus colaboradores...

    Saiba Mais
    Comunicação Interna

    Comunicação Interna

    Torne a comunicação com os seus colaboradores mais estratégica por...

    Saiba Mais
    Endomarketing

    Endomarketing

    Potencialize o impacto das suas ações de marketing interno.

    Saiba Mais
    Employer Branding

    Employer Branding

    Potencialize a sinergia dentro da sua organização por meio de...

    Saiba Mais
    Pesquisas e Mensuração

    Pesquisas e Mensuração

    Potencialize o impacto das suas ações de marketing interno.

    Saiba Mais
    Diagnósticos

    Diagnósticos

    Potencialize a sinergia dentro da sua organização por meio de...

    Saiba Mais
    Employee Experience

    Employee Experience

    Crie, implemente e desenvolva uma incrível jornada para seus colaboradores...

    Saiba Mais

    Confira outros conteúdos

    Clima

    O que é a Infoxicação...

      Vivemos na era da...

    Saiba Mais
    Comunicação Interna

    Pare de dizer “bom trabalho”:...

    Poucas empresas sabem como dar...

    Saiba Mais
    liderança comunicadora
    Gestão de pessoas

    Liderança Comunicadora: o desafio da...

    Quem já não viu uma...

    Saiba Mais
    engajamento 360
    Clima organizacional

    Engajamento 360: como alinhar comunicação...

    Toda organização carrega duas histórias:...

    Saiba Mais
    KPIs de comunicação interna
    Comunicação Interna

    Como definir KPIs de Comunicação...

    A comunicação interna está cada...

    Saiba Mais
    comunicação interna para 2025
    Comunicação Interna

    Como preparar a Comunicação Interna...

    Com um novo ano chegando,...

    Saiba Mais
    cultura empresarial e tecnologia
    Comunicação Interna

    A cultura da sua empresa...

    O avanço acelerado das tecnologias...

    Saiba Mais
    orçamento de comunicação interna
    Clima

    Fechamento de verbas: como a...

    No fim do ano, uma...

    Saiba Mais
    Comunicação Interna 2025
    Comunicação Interna

    Comunicação Interna 2025: como sair...

    Há poucos meses de entrar...

    Saiba Mais
    Como contratar uma agência de Comunicação Interna
    Comunicação Interna

    Guia prático: Como contratar uma...

    Uma estratégia de endomarketing bem...

    Saiba Mais
    cultura do comunicado
    Clima

    Cultura do Comunicado x Campanha...

    Para que a cultura organizacional...

    Saiba Mais
    comunicação interna
    Comunicação Interna

    Passo a passo: como comprovar...

    Você já se perguntou como...

    Saiba Mais
    ACESSAR NOSSOS CONTEÚDOS

    Por dentro da nossa cultura

    Aqui, a comunicação é só uma parte da jornada. Quer ficar por dentro do resto? Cadastre-se em nossa newsletter.

      Newsletter Clima

      Transforme o seu negócio e a vida
      dos seus colaboradores!

      Entre em contato

      Clima Clima

      • Linkedin
      • Instagram
      • Behance
      • Sobre Nós
      • Serviços
      • Cases
      • hub de conteúdos
      • Contato
      • Política de Privacidade
      • Denúncia interna
      Abarje
      Telefone +55 41 2018-2108
      +55 11 5178-5177
      São Paulo Av. Pres. Juscelino Kubitschek, 1327 Itaim Bibi
      Curitiba Rua Comendador Araújo, 299 – SL Centro