Você já ouviu falar em gestão à vista? Esse método pode melhorar muito a comunicação interna da empresa, pois esclarece os objetivos e o que deve ser feito para o seu alcance, aumentando a transparência dos processos e o senso de responsabilidade de cada funcionário.
Como toda a implementação, não se trata de uma mudança simples, mas tem baixo custo e pode fazer toda a diferença nos resultados da empresa.
Por conta disso, saiba, com este post, como esse modelo de gestão pode ajudar no alinhamento dos seus colaboradores. Acompanhe a leitura e confira!
A gestão à vista é uma metodologia que propõe total transparência na administração de projetos, deixando à mostra todas as informações relevantes para que possam ser compreendidas facilmente pelos funcionários.
Os painéis usados para divulgação das informações dentro da gestão à vista carregam indicadores e métricas de desempenho importantes para o negócio, como: satisfação dos clientes, lucratividade, produção do período, cancelamento de contratos, entre outros.
Essas informações são afixadas em locais de fácil acesso pelos funcionários, ou em espaços de alta rotatividade, para que fiquem bem acessíveis. O principal intuito da metodologia é o compartilhamento dessas informações.
Com isso, todos têm consciência de seus objetivos e metas, conseguem identificar como estão os índices das demais equipes e ficam mais engajados na busca por resultados.
A gestão à vista geralmente é implantada com o uso de ferramentas físicas, o que viabiliza muito a sua prática. Porém, não se trata exatamente de algo simples, porque, para que esse modelo de gestão funcione, não basta apenas afixar as informações. É necessário envolver os colaboradores, fazendo com que eles se sintam responsáveis em entregar resultados melhores, sem provocar constrangimentos ou expor os funcionários.
Para implantar a gestão à vista, o primeiro passo é levantar dados sobre a empresa ou sobre o departamento em que o gerenciamento vai focar. Para melhorar a capacidade de compreensão dessas informações, é comum a aplicação de métricas ou de indicadores de desempenho.
Essas informações são então passadas para um espaço que seja de fácil visualização para os colaboradores. Pode ser próximo ao lado do ponto eletrônico, na sala de café, no corredor de entrada, etc.
Os resultados da metodologia provêm da atualização constante desses indicadores. Só assim os funcionários conseguem acompanhar o progresso e se sentem motivados a trabalhar ainda mais.
Além disso, o gestor pode abordar os resultados apresentados na semana ou quinzena e dar sugestões do que pode ser melhorado ou de quais processos devem ser agilizados para que os índices sejam mais favoráveis.
A gestão à vista normalmente é implantada com o uso de três ferramentas principais, que podem ser escolhidas de acordo com a necessidade da empresa.
Esse quadro foi criado por empresas japonesas de produção em série, com o intuito de gerenciar os estoques e as linhas de produção. O quadro kanban tradicional usa cartões coloridos (ou post-its) com cada tarefa a ser feita, e é dividido em três quadros: a fazer, fazendo e feito.
Porém, algumas empresas usam mais colunas, indicando todo o tráfego de produção de uma tarefa até a sua conclusão. Hoje existem aplicativos que aplicam a metodologia kanban para a organização de projetos, como o Trello.
Os painéis dashboard usam gráficos e demonstrativos visuais para mostrar os números ou indicadores que são importantes para a empresa. Assim, os colaboradores têm informações que podem ser compreendidas com facilidade e também facilitam a comparação com outros períodos ou equipes.
O Balanced Scorecard, ou Indicadores Balanceados de Desempenho, apresenta quatro pilares de perspectiva estratégica: financeira, processos internos, clientes e aprendizado.
Essas perspectivas têm seus próprios objetivos e pretende auxiliar o gestor a entender essas metas e traçar planejamentos para o alcance de cada uma. Essas informações também são disponibilizadas por meio de gráficos e tabelas.
A gestão à vista pode ajudar muito na comunicação interna da empresa, alinhando informações e promovendo uma sensação de pertencimento e relevância maior nos profissionais. Vamos destacar os principais benefícios trazidos pelo método.
Uma boa comunicação interna depende da capacidade de trazer para todas as hierarquias corporativas as informações que estão em posse da diretoria ou do alto escalão, fazendo com que esses dados alcancem a base da pirâmide organizacional.
A gestão à vista aumenta muito a acessibilidade desses conhecimentos, aumentando o acesso a números, relatórios, atas etc.
A realização constante de reuniões, além de ser uma prática chata e maçante, representa um grande desperdício de tempo. Esses encontros desviam a atenção do funcionário e impactam negativamente a produtividade.
Essa situação piora quando os gestores decidem que essas reuniões devem ser feitas fora do horário de trabalho, desrespeitando o descanso do funcionário e afetando a sua qualidade de vida.
Implantar a gestão à vista vai resolver o problema, limitando a realização de reuniões apenas quando for realmente indispensável. Isso não só vai respeitar o tempo dos colaboradores, como permitir a divulgação das mesmas informações, além de disponibilizar os gráficos para visualização e consulta sempre que necessário.
Quando as metas estão claras e acessíveis, é muito mais fácil para o colaborador entender o que deve ser feito e quanto tempo tem para apresentar resultados. A melhoria contínua passa a ser algo real e praticado diariamente.
Quando o acompanhamento é feito em tempo real, o efeito das ações pode ser conferido com mais precisão e, assim, o profissional entende exatamente o impacto de suas tarefas e esforços dentro do contexto geral da empresa.
As informações transparentes e precisas facilitam a identificação de problemas e processos que podem gerar consequências negativas, seja em produtividade ou na reputação corporativa.
Com isso, o gestor consegue detectar essas questões com antecipação e tomar decisões capazes de diminuir ou eliminar esses problemas.
Um dos maiores engajadores é a autonomia. Quando o empregado sabe o que deve ser feito e as consequências das suas ações, ele fica muito mais motivado e entregar o melhor possível e sente uma gratificação interna ao ver que o seu trabalho trouxe resultados.
A autonomia provoca senso de responsabilidade e envolvimento emocional com as atividades e, certamente, produz um engajamento muito maior no controle constante do líder.
Agora que você já conhece bem o método de gestão à vista, quais processos pretende melhorar e quais indicadores vai usar? Essa definição é importante para direcionar os resultados da organização!
Aproveite para conferir outro artigo que preparamos sobre quem deve assumir a responsabilidade da comunicação interna e ajude a esclarecer os papéis de cada departamento!
Torne a comunicação com os seus colaboradores mais estratégica por...
Saiba MaisCrie, implemente e desenvolva uma incrível jornada para seus colaboradores...
Saiba MaisTorne a comunicação com os seus colaboradores mais estratégica por...
Saiba MaisCrie, implemente e desenvolva uma incrível jornada para seus colaboradores...
Saiba Mais