⯇ VOLTAR

Gamification. E se o recado for dado de forma lúdica?

Navegue por tópicos

    Gamification. E se o recado for dado de forma lúdica?

    Um tema tem sido constante em nossos clientes nos últimos tempos, o gamification. Resumindo de uma forma simples nada mais é que uma estratégia de interação das empresas como forma de engajar e interagir com o público de uma forma lúdica.

    O gamification já é utilizado há algum tempo nas áreas de marketing como forma de atrair o público, envolve-lo com a marca e como premissa básica oferece recompensas aos participantes. Quem nunca se deparou com uma ação ou promoção de alguma empresa que fazia você jogar online? Há ainda as ações de blitz com promotores. Elas tem a principal intenção de criar um buzz e uma relação sua com a marca. Agora vamos pensar um pouco para dentro da empresa. Se isso funciona tão bem e há tanto tempo para o consumidor porque não funcionaria para os seus empregados?

    Gamification – uma estratégia de interação das empresas como forma de engajar e interagir com o público de uma forma lúdica.

    É desta forma que cada vez mais as campanhas e ações internas estão focando o lúdico e utilizando o gamification como forma de envolver os colaboradores em assuntos do dia a dia ou ainda como reforço de conceitos culturais. Existem várias formas de você criar um game interno para sua empresa. O importante é ter em mente o tipo de plataforma que você utilizará e qual a principal mensagem que você quer passar com o jogo. Uma ação com gamification tem uma probabilidade muito maior de engajamento que uma ação de ambientação para a empresa inteira. E não se esqueça, assim como um jogo qualquer, você deverá pensar em uma maneira que seja desafiadora e que instigue a curiosidade do seu colaborador para participar do seu jogo.

    Tabuleiro de jogo corporativo interno.
    Tabuleiro de jogo corporativo interno criado pela Clima Comunicação para programa interno da Telefônica.

    O call to action também deverá comunicar o que o colaborador ganhará como recompensa por participar do jogo. O ponto da premiação deve ser muito bem pensado e planejado conforme o budget de sua ação. Se você quiser que o colaborador jogue apenas uma vez recompense com um brinde simples. Se quiser que ele volte a jogar, determine um prêmio maior e faça ranking de seu jogo que premiará apenas as primeiras colocações.

    Conheça nossos serviços

    Comunicação Interna

    Torne a comunicação com os seus colaboradores mais estratégica por...

    Saiba Mais

    Endomarketing

    Potencialize o impacto das suas ações de marketing interno.

    Saiba Mais

    Employer Branding

    Potencialize a sinergia dentro da sua organização por meio de...

    Saiba Mais

    Pesquisas e Mensuração

    Potencialize o impacto das suas ações de marketing interno.

    Saiba Mais

    Diagnósticos

    Potencialize a sinergia dentro da sua organização por meio de...

    Saiba Mais

    Employee Experience

    Crie, implemente e desenvolva uma incrível jornada para seus colaboradores...

    Saiba Mais

    Por dentro da nossa cultura

    Aqui, a comunicação é só uma parte da jornada. Quer ficar por dentro do resto? Cadastre-se em nossa newsletter.