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5 dicas e 5 exemplos de comunicado interno que geram engajamento

Por Clima 19 de maio de 1982 7 minutos de leitura
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    A comunicação interna é uma ferramenta de extrema importância para as organizações. Com a informação cada vez mais dinâmica e em vias multilaterais, ter uma estratégia para transmitir e posicionar a empresa é fundamental. O comunicado interno é a técnica para incentivar uma comunicação clara e também oficial para os colaboradores.

    Neste artigo, falaremos sobre a importância do comunicado interno para a cultura organizacional. Se você deseja transmitir mensagens de qualidade, engajar seu público interno e, ainda, monitorar o desempenho das suas estratégias, então, é preciso planejar e alinhar suas ações.

    Confira as 5 dicas mais importantes para fazer isso e 5 modelos de comunicados internos. Boa leitura!

    A importância do comunicado interno para os colaboradores

    A informação está cada vez mais acessível. Por um lado, isso é positivo, pois otimiza a comunicação, mas também traz muitos estímulos e fica mais difícil conseguir a atenção do público. No caso da comunicação interna, isso pode ser um grande problema, pois existem algumas mensagens que são fundamentais para se transmitir aos funcionários.

    Com o comunicado interno, você torna determinadas mensagens oficiais e consegue fazer com que elas cheguem às pessoas certas. Pensar em uma comunicação interna atualizada significa transformar esse espaço de fala com os colaboradores em um ambiente de interação, relacionamento e também alinhamento, motivação e envolvimento das equipes.

    As dicas para fazer um comunicado interno eficiente

    Independentemente do formato de comunicação, para conquistar o sucesso, é preciso planejar. Eventos e períodos sazonais, atividades recorrentes, qual o melhor momento para motivar os funcionários — enfim, além de um calendário, você pode inserir algumas informações-chave no seu plano. Confira a seguir!

    1. Saiba para quem você está falando

    Uma empresa pode contar com times muito diferentes, e a regra para conseguir a atenção de todos eles é parecida com a da comunicação externa: fale para cada um de uma vez. Enquanto o time de vendedores pode ser mais competitivo e gostar de mensagens motivadoras, os executivos podem estar mais interessados em comunicados enxutos, que tragam informações sobre o desempenho da empresa.

    2. Crie mensagens objetivas mantendo a personalidade

    Você tem pouco tempo para falar, afinal, seu destinatário está em período de trabalho. Nem sempre ele terá o tempo disponível para se deliciar com as comunicações, mas as informações precisam chegar até ele. Vá direto ao ponto e procure montar o texto de forma que as informações principais venham primeiro. Apesar disso, procure se relacionar, fortalecendo a imagem da empresa.

    3. Transmita os valores da empresa

    Um comunicado interno não precisa ser apenas para informar algo objetivo. Ele também serve para criar uma cultura da empresa. Assim, os funcionários terão mais chances de se identificar e vestir a camisa. É importante que os discursos sejam coerentes e alinhados à realidade que o colaborador vive, caso contrário, a campanha pode gerar um impacto negativo.

    4. Aproveite as tecnologias para aumentar o alcance

    E-mail, TV e redes sociais corporativas representam possibilidades de o universo digital adentrar as organizações e são grandes aliadas. Além de conseguir segmentar suas mensagens, garantindo a entrega para as pessoas certas, você pode automatizar comunicados, programando data de envio, e sem a necessidade de criar cada mensagem manualmente.

    5. Acompanhe o envolvimento do público

    Ainda pensando nas soluções digitais, é possível monitorar os resultados, descobrindo quem abriu o comunicado, se clicou em algum link, se respondeu a algum comentário, dentre outros comportamentos. Essas informações são preciosas para o planejamento de novas campanhas de sucesso.

    Os cuidados nas informações e o tom usado

    É importante lembrar que um comunicado interno é uma mensagem oficial, e ele deve conter informações verdadeiras. Muito cuidado para não criar vários sentidos ou transmitir uma informação falsa, pois ela pode ser facilmente replicada. Uma vez cometido um erro, seja eficiente e divulgue uma errata corrigindo a situação.

    Com relação ao tom, ele deve transmitir a personalidade da empresa. Entenda quais são as características da marca, o seu posicionamento, os valores e como ela deseja ser percebida pelos funcionários. É preciso ter uma linguagem acessível, fluida e que gere identificação.

    Os exemplos de comunicados internos eficientes

    Confira alguns modelos para você se inspirar na criação dos seus comunicados internos!

    Modelo 1: valorização dos colaboradores

    Além de demonstrar o reconhecimento da empresa, esse tipo de comunicado ajuda a motivar e a estimular determinados comportamentos. Use essas mensagens em divulgações amplas, como boletins, newsletters e TV corporativa.

    Modelo:

    Batemos a meta!

    Graças à nossa equipe de vendas da filial do Rio de Janeiro, conseguimos alcançar nosso objetivo para o mês de abril. Aproveitamos para parabenizar o funcionário Igor Pereira, que foi destaque no time nesse período.

    Modelo 2: agenda e eventos

    Reuniões, treinamentos e eventos corporativos — existem diversas estratégias de eventos para integrar os funcionários e fortalecer o vínculo deles com a empresa. Aposte em comunicados mais chamativos para convidar os colaboradores.

    Modelo:

    O dia do trabalhador está chegando, e a festa mais esperada do ano também. Lembre-se de confirmar sua presença e a quantidade de convidados até a próxima quinta-feira. Aguardamos você e a sua família no Royal Tulip Brasília Alvorada, no sábado, 1º de maio, a partir das 8h. Vamos começar o dia com um delicioso café da manhã!

    Confira toda a programação neste link aqui.

    Modelo 3: mudanças na empresa ou no quadro de funcionários

    Outra função do comunicado interno é falar sobre novas políticas, regras ou mesmo do desligamento de alguém. Crie mensagens claras e tenha o cuidado para que elas sejam direcionadas apenas às pessoas diretamente envolvidas com a nova situação.

    Modelo:

    Prezados,

    Informamos que Ana Ribeiro, gerente de compras, não faz mais parte do nosso quadro de colaboradores.

    A partir de agora, vocês podem contatar a Ellyene Bittencourt para novos pedidos. Os contatos de fornecedores também deverão ser encaminhados a ela.

    Para esclarecimentos sobre o desligamento, favor, entrar em contato com o Paulo Freitas, do RH.

    Cordialmente.

    Modelo 4: divulgação de benefícios para o empregado e familiares

    As parcerias com outras empresas podem acontecer por diversos motivos, e o importante é que elas só serão interessantes se o funcionário souber das vantagens às quais tem direito.

    Modelo:

    Bom dia!

    Você sabia que, agora, pode aprender mais um idioma? A NCA, escola de idiomas que fica ao lado da nossa empresa, está com uma parceria e oferece 25% de desconto nas mensalidades, além da matrícula grátis.

    Aproveite, pois esse convênio também é válido para os seus dependentes!

    Modelo 5: fortalecimento da cultura organizacional

    A cultura de uma empresa é viva e com mensagens que reforçam o posicionamento da marca, então, os funcionários terão mais clareza e norte dos princípios da empresa. Newsletters periódicas sobre alguns dos valores são muito importantes.

    Modelo:

    Olá!

    Você sabe o quanto acreditamos na força do trabalho em equipe? Isso significa colaborar para que todos consigam o seu maior potencial. Para isso, trazemos, hoje, nossas 3 regras que promovem um ambiente mais colaborativo.

    1. compartilhar: dicas e segredos para melhorar a produtividade;
    2. ajudar: esclarecendo dúvidas e passando as informações solicitadas;
    3. motivar: reconhecendo e elogiando os trabalhos de sucesso.

    Contamos com o seu apoio. Afinal, nenhum de nós é tão bom sozinho quanto todos nós juntos!

    Cordialmente.

    Como você viu, o comunicado interno tem uma função bem diversificada e ajuda a manter o público interno em sintonia com a sua empresa, além de bem informado. Aproveite essa ferramenta para fazer com que seus colaboradores se sintam parte da organização e motivados para apresentar os melhores resultados.

    Conheça nossos serviços

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