A comunicação interna é a base para se arquitetar uma empresa competitiva. Sem ela, os talentos ficam desalinhados e podem cometer erros graves. A questão é: como otimizar essa ferramenta estratégica? Uma das soluções pode estar nos eventos corporativos.
Bons eventos ajudam a promover integração e engajamento, além de proporcionarem um ambiente de trabalho mais agradável, coeso e favorável à inovação. Todavia, muitos gestores ainda não sabem quais eventos podem ser realizados dentro da empresa.
Criamos este artigo exatamente para ajudar você no assunto. Continue lendo para entender por que vale a pena investir em eventos corporativos e quais deles podem ser adotados.
Há muitos que só enxergam os eventos como mais um gasto, o que não é verdade. Eles têm um importante papel na gestão de pessoas e na comunicação interna. Entenda!
O problema de produtividade afeta várias empresas. Ao entrevistar 38 mil profissionais, a Microsoft descobriu que eles são improdutivos no ambiente corporativo por cerca de 17 horas semanais — isto é, mais de dois dias de jornada de trabalho comum. Pesquisas mais preocupantes mostram que só 39% do expediente é produtivo. O que fazer?
Nesse caso, os eventos podem ser muito úteis. Eles ajudam o profissional a conhecer melhor os produtos que são vendidos, seus colegas de trabalho e a própria empresa. Geram, ainda, um maior entusiasmo para que as tarefas do expediente sejam realizadas com excelência. Em razão disso, o nível de produtividade tende a crescer.
Você já entrou em uma empresa que tem um clima organizacional pesado? A sensação não é boa e, com toda certeza, afasta os principais clientes e talentos. Por outro lado, empresas que conseguem criar um ambiente de bem-estar são, em média, 70% mais rentáveis.
Por isso, a criação e manutenção de um ambiente agradável deve ser uma prioridade na empresa. Nesse contexto, os eventos corporativos têm grande destaque. Eles ajudam a manter os profissionais mais próximos e eliminam conflitos interpessoais.
Para ficar mais claro, veja o exemplo da confraternização. É um dos poucos momentos em que se pode relaxar e criar novas conexões com os colegas de trabalho, o que é essencial à saúde dos profissionais. Além disso, potencializa a comunicação interna.
De tempos em tempos, é preciso compartilhar os resultados alcançados. Esse é um momento interessante, no qual o profissional pode se sentir mais envolvido com o negócio e ser reconhecido pelo bom desempenho. Infelizmente, isso nem sempre é visto nas organizações. Há poucos eventos para compartilhar vitórias.
Mas, por que compartilhar resultados? Primeiro, porque todos os talentos podem entender o status quo — isto é, onde estão — e aonde devem chegar. Segundo, porque é uma oportunidade para reconhecer os colaboradores que entregam bons resultados e, portanto, mantê-los motivados no expediente. Por fim, para otimizar o diálogo!
Em empresas mais inovadoras, é comum que novos produtos sejam desenvolvidos e lançados no mercado. Isso é saudável, afinal, tira o negócio da mesmice e pode até aumentar as receitas no curto prazo. Mas há um desafio: manter todo o time alinhado.
Se os profissionais não conhecem profundamente o novo produto, fica muito difícil explicá-lo ao cliente e efetivar uma venda. E mais: afeta a imagem da empresa e pode enviar o público-alvo para a concorrência. Segundo pesquisa, 68% dos clientes migram para a concorrência pelo mau atendimento — portanto, é preciso fazer algo.
Eventos corporativos contribuem para manter todos os talentos alinhados sobre novos produtos, métodos ou processos que existem na empresa. Logo, fica mais fácil lançar os produtos recém-criados e garantir que os clientes sejam bem atendidos.
Toda empresa é, na verdade, um conjunto de pessoas com competências distintas e com foco em um único objetivo. Sem pessoas, uma companhia seria apenas uma entidade abstrata e os resultados pretendidos certamente não seriam alcançados.
Mas não basta colocar pessoas no mesmo lugar. É preciso gerar um relacionamento de qualidade. Em outras palavras: criar fortes conexões para construir um time.
Aqui, eventos corporativos ganham destaque. Os profissionais podem se conhecer melhor, discutir sobre seus atuais projetos, desafios e ideias para avançar no trabalho. Também podem criar novas estratégias e desenvolver projetos que beneficiem a empresa. Então, é possível fortalecer o senso de pertencimento e a comunicação.
Mesmo o relacionamento vertical tem melhorias. Tradicionalmente, a relação com o superior imediato é conturbada e justifica vários desligamentos. Como eventos são mais descontraídos, são ótimos momentos para gerar afinidade entre líderes e liderados, bem como fazer com que ambos trabalhem em parceria para o sucesso.
Nesse sentido, não é exagero afirmar que eventos corporativos contribuem para a motivação, a retenção, o desenvolvimento de talentos e a construção de times de alto desempenho. Logo, todos da empresa — nos vários níveis e áreas — são beneficiados.
Com tantas possibilidades, uma dúvida recorrente é: qual evento promover? O mais importante é refletir sobre o que você deseja com ele. Quer motivar a equipe? Gerar afinidade? Lançar novos produtos? Descubra o motivo central e só depois faça a escolha mais adequada.
Entre os principais tipos de eventos, podemos destacar:
Quanto maior o evento, mais detalhes devem ser pensados para que tudo dê certo e ele sirva como ferramenta de melhoria à comunicação interna. Concepção, logística e pós-evento são apenas alguns dos principais pontos que merecem atenção. Por essa razão, é sempre importante contar com uma agência especializada.
Enfim, agora você está por dentro do tema. Como pôde observar, os eventos corporativos contribuem para aumentar a produtividade, criar um ambiente de bem-estar e aprimorar a comunicação interna empresarial. Mas é preciso que tudo seja muito bem planejado. Tenha, antes de qualquer outra coisa, um objetivo claro.
Gostou do nosso artigo? Você tem alguma dúvida sobre como inserir os eventos na estratégia da empresa? Então, deixe o seu comentário para que a gente possa esclarecer.
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