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Estresse no trabalho: 7 dicas para ficar mais calmo e feliz no escritório

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    Quem nunca teve uma crise de estresse no trabalho que atire a primeira rosa. Isso pode acontecer com todo mundo, mas não deve jamais se tornar uma rotina. Se o seu trabalho está o deixando ansioso, isso pode ter impactos na sua produtividade e, é claro, na sua saúde.

    Portanto, procure maneiras de resolver as situações que geram estresse no trabalho. Às vezes, isso pode acontecer sem um motivo aparente, cabendo aos gestores identificar os gatilhos e melhorar o ambiente de trabalho para todos. Uma boa conversa para entender a demanda de cada colaborador é fundamental na hora de traçar estratégias positivas para redução da pressão e do estresse.

    Porém, também é possível transformar a cultura organizacional para evitar que situações estressantes aconteçam. Continue a leitura e conheça algumas ações que sua empresa pode tomar para evitar a sobrecarga sobre os colaboradores.

    Dicas para reduzir o estresse no trabalho:

    1. Capriche na estrutura do seu escritório

    Seu escritório deve ser bastante cômodo para as necessidades dos colaboradores. Por isso, invista em um ambiente leve e agradável. Plantinhas, por exemplo, renovam o ar e deixam o ambiente mais calmo, ajudando no controle de estresse. Incentive o consumo de água, porque um cérebro bem hidratado é capaz de se tornar mais criativo. Também garanta que a luz natural entre pelas dependências e cogite a utilização de difusores perfumados.

    2. Seja organizado

    A comunicação interna pode ajudar na organização dos postos de trabalho de seus colaboradores. Quanto mais bagunçado for o local, mais estressante a rotina pode se tornar. Depois disso, é preciso organizar o próprio fluxo de operações, priorizando as tarefas mais urgentes e se dedicando no máximo a 2 ou 3 projetos por vez, para não ficar perdido. Criar lista de tarefas e se tornar amigo do calendário é fundamental nesse processo.

    Para te ajudar, existem algumas ferramentas de organização de projetos, como Trello, Monday, Asana e outros. Além disso, procure saber mais sobre metodologias de trabalho como Kanban, Lean e Scrum.

    3. Transforme colegas em amigos

    Seus funcionários passam grande parte do dia em sua empresa, por isso evite a criação de um ambiente competitivo em excesso entre os funcionários. O ideal é incentivar o estreitamento de laços, para a jornada de trabalho se tornar menos cansativa. Por isso, invista em confraternizações e tenha uma boa política de inclusão de novos colaboradores. Esse clima saudável ajuda na produtividade e diminui o estresse dos colaboradores.

    4. Pratique exercícios

    As atividades físicas são fundamentais para a saúde e para o bom humor, pois liberam a endorfina, que é o hormônio do prazer e da felicidade. Por isso, implemente rotinas diárias de atividades que mexam o esqueleto. 

    Pequenas caminhadas pelo escritório ao longo do dia também já ajudam a sair da inércia e a mudar de ares. O horário do almoço também pode ser ideal para isso: que tal procurar um restaurante mais distante e ir a pé, por exemplo? 

    Muitas empresas também apostam na ginástica laboral para aumentar o bem-estar de seus colaboradores. Durante 15 minutos, os colaboradores podem realizar exercícios focados em pessoas que trabalham muito tempo sentados. É um tempo de descompressão onde os participantes podem alongar o corpo e ter interação entre sí.

    5. Durma direito

    Esta é uma tarefa que cabe principalmente aos colaboradores: uma noite de sono de no mínimo 8 horas é fundamental para o corpo ficar preparado para o novo dia. Além disso, o descanso ajuda a reduzir o estresse no trabalho. Aos gestores, cabe a avaliação se os colaboradores não estão sobrecarregados de tarefas – alguns levam o serviço para casa e acabam dormindo mal por conta disso. 

    6. Respire fundo

    Não é uma metáfora, não: respirar profundamente ajuda a acalmar os nervos. Por isso, quando o sangue “ferver”, evite o confronto imediato, já que ele pode gerar ainda mais estresse. Por isso, afaste-se e respire lentamente, puxando o ar pela boca como se estivesse com um canudinho e soltando o ar pelo nariz. Você vai sentir a língua ressecar e a temperatura esfriar. Assim, a resolução do problema de cabeça fria tem maior chance de sucesso.

    7. Pratique o relaxamento

    As crises de ansiedade são muito ruins e quando acontecem no ambiente de trabalho podem ser ainda piores. Inclusive, existe até uma doença causada pelo trabalho excessivo: a síndrome de burnout, que afeta até 30% dos trabalhadores brasileiros, segundo a Associação Nacional de Medicina do Trabalho.

    Por isso, pratique a meditação e o relaxamento muscular: sente-se confortavelmente de olhos fechados e vá tensionando os músculos do corpo começando pelas pernas. Mantenha a tensão por 10 segundos e depois libere o músculo por 20 segundos. Mentalmente vá pensando em situações calmas e relaxantes. Por fim, ao terminar o processo em todo o corpo, você deverá estar se sentindo mais calmo.

    ***

    Essas são dicas para situações pontuais de estresse, que podem acometer qualquer pessoa a qualquer momento. Porém, se você sentir que está ansioso e estressado o tempo todo, convém falar com um médico para avaliar a sua saúde. Afinal, com a saúde mental não se brinca!

    A comunicação interna de sua empresa também pode criar cronogramas e compartilhar dicas específicas para seus colaboradores. Por exemplo: em locais com muito barulho, a comunicação pode incentivar o uso de protetores auriculares ou de pausas programadas para acalmar os ouvidos.

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