Clima Clima

  • Sobre Nós
  • Serviços
    • Comunicação Interna
    • Diagnósticos
    • Employee Experience
    • Employer Branding
    • Endomarketing
    • Pesquisas e Mensuração
  • Cases
  • Hub de conteúdos
  • Contato

Clima Clima

Clima Clima

  • Sobre Nós
  • Serviços
    • Comunicação Interna
    • Diagnósticos
    • Employee Experience
    • Employer Branding
    • Endomarketing
    • Pesquisas e Mensuração
  • Cases
  • Hub de conteúdos
  • Contato
⯇ VOLTAR
Clima
  • Início
  • Blog
  • Comunicação interna em 2021: o que pensam 10 especialistas

Comunicação interna em 2021: o que pensam 10 especialistas

Por Clima 5 de junho de 3765 8 minutos de leitura
Navegue por tópicos

    O ano de 2020 foi de desafios e aprendizados. O planejamento estratégico acabou ficando em segundo plano, dando espaço para ações imediatas e sem muito preparo – algo que deve ser deixado para trás neste novo ano.

    Já falamos aqui no blog da Clima sobre algumas tendências da Comunicação Interna para 2021, tais como a sustentabilidade, o bem-estar dos colaboradores e a necessidade de produzir relatórios consistentes. Além disso, também é possível ouvir a opinião de especialistas sobre a área de Comunicação Interna (C.I.), que cada vez mais tem sido vista como fundamental dentro das organizações.

    Pensando nisso, o head de conteúdo e especialista em comunicação interna Tim Vaughan ouviu alguns dos principais profissionais do mercado para saber o que eles esperam de 2021. Por ser um assunto extremamente relevante, trouxemos os principais pontos ouvidos pelo comunicador. 

    O que pensam alguns especialistas de comunicação interna sobre 2021:

    Guy Britt – Head Global de Comunicação para Colaboradores do Grupo Ingka – IKEA

    “A covid nos mostrou que não devemos complicar e nem demorar para fazer as coisas. Precisamos manter a simplicidade, com mensagens mais curtas e compreensíveis. Se um e-mail servir, envie o e-mail. Se um telefonema ou videoconferência servir, faça isso. Mas, acima de tudo, aja rápido. Tudo o que for necessário para entregar o que nossos colegas precisam.

    Também devemos abandonar a ideia de que a comunicação interna necessita de grandes e caras campanhas. Durante a pandemia, não foi nenhum anúncio grande que motivou nossos colegas de trabalho ao redor do mundo: eram as histórias de pessoas na linha de frente.”

    Prathna Thakore – Head de Comunicação Interna no ISG

    “Se 2020 nos ensinou alguma coisa, foi que uma boa comunicação tem a ver com mudanças e adaptação. Trata-se de ser flexível, encontrar maneiras de alcançar uma variedade de público e garantir que as mensagens ressoem e tragam clareza entre os colaboradores.

    À medida que entramos em um ano que certamente trará mais mudanças, também há mais potencial para os colaboradores se desconectarem. Para ajudar a romper o ruído, os comunicadores devem entender o que ressoou e terem tempo para ouvir seu pessoal, a fim de construir um conteúdo hiperpersonalizado e criado com seu público em mente”.

    Paul Bennun – Vice-presidente de Experiência do Colaborador na DAZN

    “Todo mundo sabe que 2020 foi um ano difícil. Portanto, em vez de ser excessivamente otimista, vou examinar o que considero os desafios e principais perigos com os quais os comunicadores internos devem se preparar para 2021, presumindo que não haja um retorno ao cenário pré-covid:

    • Prepare-se para uma queda na cultura da empresa
    • Reveja as promessas de 2020
    • Pense nas habilidades necessárias para a nova realidade

    Temos que estar cientes dos perigos que podem surgir pela falta de interação cotidiana a longo prazo, incluindo mudanças nas normas sociais. Por isso, é preciso rever o que foi prometido durante a pandemia, principalmente no quesito tratamento do colaborador”.

    Sharon McIntosh – CEO na And Then Communications

    “2020 nos ensinou que as previsões são jogo de tolos. Quem poderia ter previsto que uma pandemia viraria nosso mundo de cabeça para baixo? Mas também encontramos luz no fim do túnel: as empresas perceberam que a comunicação interna é mais valiosa do que nunca. Então, o que vem por aí?

    Com múltiplas crises em 2020, os CEOs enfrentaram sua própria humanidade e se tornaram, digamos, mais humanos. Os funcionários continuarão a esperar que os executivos apareçam, ouçam mais e falem menos. Os líderes precisarão revisar seus valores, suas políticas e suas práticas corporativas para garantir que sejam consistentes, aplicáveis e acionáveis”.

    Kevin Ruck – pesquisador da comunicação interna e proprietário da PR Academy

    “Se aprendemos uma coisa em 2020 foi a importância de nos conectarmos com os colaboradores em um nível mais emocional, mostrando o lado carinhoso da comunicação. Ouvir se tornará mais sofisticado e vai além das pesquisas básicas, à medida que as organizações percebem os múltiplos benefícios de levar o processo a sério.

    O desafio dos gestores de comunicação interna será consolidar muitos dos ganhos conquistados em 2020, como maior visibilidade online do gestor sênior e melhor aproveitamento das plataformas digitais internas. Mudanças nas práticas de trabalho irão dominar a agenda de negócios”.

    Priya Bates – CEO da Inner Strength Communications

    “Em 2021, quando você fizer uma promessa ou apoiar uma causa, funcionários, clientes e o público vão querer examinar mais a fundo as provas de que suas palavras correspondem às suas ações. As conexões levarão a mais engajamento e confiança, enquanto as desconexões levarão a uma falta de confiança e, pior, a riscos de reputação.

    A palavra para muitas organizações no próximo ano será sustentabilidade como resultado das consequências da pandemia. Isso significará reorganizações e reestruturações, para cortar custos e aproveitar novas oportunidades e formas de fazer negócios”. 

    Sinéad Meckin – Head de Comunicação Interna na Hanover Communications

    “Nos últimos meses, organizações em todo o mundo viram seus números de engajamento dispararem. Lamentavelmente, isso parece ser menos o resultado do pensamento criativo e da inovação por parte dos comunicadores internos e mais devido aos funcionários que desejam contato humano e informações em um tempo de crise.

    À medida que as tão esperadas vacinas forem lançadas, a conversa em torno da covid deve se acalmar. Depois, precisamos considerar os 3 C’s: conteúdo, canais e cultura. O ano passado deu destaque à comunicação interna e isso aumentou o respeito e o reconhecimento pela comunicação com os funcionários”.

    Nicholas Wardle – Cofundador da Employee Experience Opportunity

    “2021 será o ano da produtividade. E a motivação será o combustível para essa produtividade. As organizações precisam entender o que motiva seus funcionários como indivíduos. Por isso, comece a personalizar a Experiência do Funcionário.

    As pessoas tendem a ser cautelosas quanto à mudança de emprego; então, o que você prefere: ter um grupo de funcionários que se sentem presos em sua organização atual ou um grupo que está motivado, produtivo e alinhado ao propósito central?”.

    Geri Rhoades – Fundadora do 2-minute Communicator

    “A experiência compartilhada de superar uma pandemia tornou a empatia não apenas possível, mas obrigatória. O significado disso requer um conteúdo mais atencioso e autêntico. A empatia precisará impulsionar a criatividade, ou suas mensagens não funcionarão ou desencadearão reações negativas.

    Para ajudar na recuperação das empresas, precisaremos conversar sobre coisas que não são tão graves quanto a covid . No entanto, precisaremos encontrar novas maneiras de tornar essas mensagens relevantes”.

    Naomi Jones – Diretora de Comunicação da SUEZ

    “Não importa quão visível seu CEO tenha sido em 2020 ou quão bem avaliado foram os seus boletins sobre a covid, é fundamental voltar a focar em três coisas em 2021. Em primeiro lugar, retornando a uma abordagem mais holística de engajamento dos funcionários. Em segundo lugar, capacitar nossos gerentes fora da liderança sênior. E, em terceiro lugar, focando mais nas habilidades internas de conteúdo visual.

    Devemos gastar uma proporção maior de nosso tempo treinando gerentes, hospedando sessões de treinamento de mensagens-chave e equipando os gerentes com os princípios de comunicação interna que conhecemos e consideramos garantidos, como entender seu público e os resultados que você deseja alcançar”.

    ***

    Como você pôde notar, os especialistas acreditam que 2021 será um ano de desafios e conquistas. Para isso, será necessário se aproximar cada vez mais dos colaboradores e praticar a empatia. A comunicação interna deverá ser mais estratégica, criando soluções criativas para engajar cada vez mais as pessoas.

    E isso é algo que a Clima Comunicação tem pleno domínio. Estamos desde 2010 criando as melhores soluções para nossos clientes e aproveitamos o ano passado para ampliar ainda mais nossas possibilidades de atuação. Por isso, confie sua comunicação interna a quem realmente entende do assunto. Entre em contato conosco e descubra como poderemos revolucionar o seu negócio.

    Conheça nossos serviços

    Comunicação Interna

    Comunicação Interna

    Torne a comunicação com os seus colaboradores mais estratégica por...

    Saiba Mais
    Endomarketing

    Endomarketing

    Potencialize o impacto das suas ações de marketing interno.

    Saiba Mais
    Employer Branding

    Employer Branding

    Potencialize a sinergia dentro da sua organização por meio de...

    Saiba Mais
    Pesquisas e Mensuração

    Pesquisas e Mensuração

    Potencialize o impacto das suas ações de marketing interno.

    Saiba Mais
    Diagnósticos

    Diagnósticos

    Potencialize a sinergia dentro da sua organização por meio de...

    Saiba Mais
    Employee Experience

    Employee Experience

    Crie, implemente e desenvolva uma incrível jornada para seus colaboradores...

    Saiba Mais
    Comunicação Interna

    Comunicação Interna

    Torne a comunicação com os seus colaboradores mais estratégica por...

    Saiba Mais
    Endomarketing

    Endomarketing

    Potencialize o impacto das suas ações de marketing interno.

    Saiba Mais
    Employer Branding

    Employer Branding

    Potencialize a sinergia dentro da sua organização por meio de...

    Saiba Mais
    Pesquisas e Mensuração

    Pesquisas e Mensuração

    Potencialize o impacto das suas ações de marketing interno.

    Saiba Mais
    Diagnósticos

    Diagnósticos

    Potencialize a sinergia dentro da sua organização por meio de...

    Saiba Mais
    Employee Experience

    Employee Experience

    Crie, implemente e desenvolva uma incrível jornada para seus colaboradores...

    Saiba Mais

    Confira outros conteúdos

    Clima

    O que é a Infoxicação...

      Vivemos na era da...

    Saiba Mais
    Comunicação Interna

    Pare de dizer “bom trabalho”:...

    Poucas empresas sabem como dar...

    Saiba Mais
    liderança comunicadora
    Gestão de pessoas

    Liderança Comunicadora: o desafio da...

    Quem já não viu uma...

    Saiba Mais
    engajamento 360
    Clima organizacional

    Engajamento 360: como alinhar comunicação...

    Toda organização carrega duas histórias:...

    Saiba Mais
    KPIs de comunicação interna
    Comunicação Interna

    Como definir KPIs de Comunicação...

    A comunicação interna está cada...

    Saiba Mais
    comunicação interna para 2025
    Comunicação Interna

    Como preparar a Comunicação Interna...

    Com um novo ano chegando,...

    Saiba Mais
    cultura empresarial e tecnologia
    Comunicação Interna

    A cultura da sua empresa...

    O avanço acelerado das tecnologias...

    Saiba Mais
    orçamento de comunicação interna
    Clima

    Fechamento de verbas: como a...

    No fim do ano, uma...

    Saiba Mais
    Comunicação Interna 2025
    Comunicação Interna

    Comunicação Interna 2025: como sair...

    Há poucos meses de entrar...

    Saiba Mais
    Como contratar uma agência de Comunicação Interna
    Comunicação Interna

    Guia prático: Como contratar uma...

    Uma estratégia de endomarketing bem...

    Saiba Mais
    cultura do comunicado
    Clima

    Cultura do Comunicado x Campanha...

    Para que a cultura organizacional...

    Saiba Mais
    comunicação interna
    Comunicação Interna

    Passo a passo: como comprovar...

    Você já se perguntou como...

    Saiba Mais
    ACESSAR NOSSOS CONTEÚDOS

    Por dentro da nossa cultura

    Aqui, a comunicação é só uma parte da jornada. Quer ficar por dentro do resto? Cadastre-se em nossa newsletter.

      Newsletter Clima

      Transforme o seu negócio e a vida
      dos seus colaboradores!

      Entre em contato

      Clima Clima

      • Linkedin
      • Instagram
      • Behance
      • Sobre Nós
      • Serviços
      • Cases
      • hub de conteúdos
      • Contato
      • Política de Privacidade
      • Denúncia interna
      Abarje
      Telefone +55 41 2018-2108
      +55 11 5178-5177
      São Paulo Av. Pres. Juscelino Kubitschek, 1327 Itaim Bibi
      Curitiba Rua Comendador Araújo, 299 – SL Centro