Você sabia que há mais animais de estimação do que crianças no Brasil? De acordo como o Instituto Pet, os brasileiros tinham 139,3 milhões de bichinhos em casa, em 2018. O número é muito maior do que as 35,5 milhões de crianças abaixo de 12 anos, segundo dados do IBGE.
Os cachorros são a preferência nacional, com mais de 54,2 milhões. Na sequência aparecem as aves (39,8 milhões), os gatos (23,9 milhões) e os peixes (19,1 milhões). Essa paixão pelos animais uma hora ou outra chegaria aos escritórios, e cada vez mais empresas têm adotado a política pet friendly, na qual os funcionários podem levar seus fiéis companheiros ao ambiente de trabalho.
Mas será que vale a pena abrir essa possibilidade em sua companhia? Quais são os benefícios de um escritório pet friendly? Quais cuidados precisam ser tomados para apresentar esse benefício a seus colaboradores?
Acariciar um cachorro faz diminuir o cortisol (hormônio do estresse) e aumentar a ocitocina (hormônio da felicidade). Isso pode ser fundamental em um ambiente de trabalho: ter um animal na empresa pode ajudar os funcionários a lidar com as dificuldades e não deixar que elas dominem a situação. No caso de um momento de estresse mais pesado, o colaborador pode brincar alguns minutos com o bichinho para recuperar o foco e resolver os problemas de “cabeça fria”.
Muitas empresas reclamam da alta rotatividade de funcionários, principalmente dos mais jovens. Permitir que eles levem seus animais é uma forma de deixá-los motivados a continuar exercendo as funções. Neste período pós-pandemia, com os escritórios voltando do home office, pode ser uma boa oportunidade de implantar a novidade, afinal, muitas pessoas passaram os últimos meses em casa trabalhando com seu bichinho do lado.
Para alguns gestores, ainda prevalece um pensamento que animais de estimação no escritório podem ser fonte de distração e baixa performance. Porém, saiba que, na verdade, é bem ao contrário: a possibilidade de aliviar a tensão com os bichinhos melhora a produtividade dos funcionários. É melhor que ele se distraia alguns minutos com os animais do que passe o dia sobrecarregado e não consigo manter o foco. Segundo uma pesquisa conduzida pela Universidade da Califórnia, um funcionário feliz entrega, em média, 31% a mais de resultados.
Muitos profissionais são mais tímidos ou fechados, mas a presença de um animal de estimação no escritório pode ajudar a quebrar o gelo e gerar interação entre colegas de diferentes setores. Integrar as diferentes áreas da empresa, mesmo através de um assunto que não seja corporativo, pode alinhar as equipes de maneira mais dinâmica.
Muitos funcionários passam o dia sentado, mal se levantando para ir ao banheiro ou beber água. O ideal é que haja uma micropausa a cada 2 horas para esticar as pernas, mexer o pescoço e relaxar. Com um escritório pet friendly, isso se torna mais frequente, melhorando o condicionamento físico e a disposição dos funcionários.
Antes de permitir que os funcionários levem seus animais, é preciso criar diretrizes para que o amigo peludo seja bem recebido. A comunicação interna pode divulgar as normas para que isso aconteça, sendo de extrema importância que todos estejam cientes dos compromissos de ter o animal de estimação ao seu lado.
Os gestores precisam definir quais animais serão permitidos. Só cachorros? Só gatos? Ambos? Um dia de cada? Os funcionários também devem ser conscientes de como o seu animal de estimação se comporta fora de casa e junto com outros bichinhos. Se ele for bagunceiro, fica mais difícil levá-lo ao escritório – mas nada que algumas aulas de treinamento não resolvam.
Uma dica é começar de leve, levando o animal de estimação apenas para passear no escritório. Depois, com o tempo, ele pode passar o dia junto a seu dono. Brinquedos e atrativos próprios ajudam a deixar o ambiente mais amigável para os bichinhos. Ainda assim, funcionários e gestores precisam compreender se algo der errado, afinal, não dá para adivinhar o que se passa na mente do animalzinho que de repente virou quase um trabalhador, não é mesmo?
Levar os animais de estimação para o ambiente de trabalho pode ser muito divertido e prazeroso. Porém, caso sua empresa não aprove ou não tenha como abrir as portas para os bichinhos, existem outras formas de manter os funcionários motivados. O importante é manter a saúde mental.
E se estiver querendo ajuda para comunicar internamente sobre a novidade, conte com a Clima Comunicação, uma das maiores agências de endomarketing do país. Nós vamos trazer soluções criativas para deixar seu ambiente de trabalho preparado para receber os animais de estimação.
Torne a comunicação com os seus colaboradores mais estratégica por...
Saiba MaisCrie, implemente e desenvolva uma incrível jornada para seus colaboradores...
Saiba MaisTorne a comunicação com os seus colaboradores mais estratégica por...
Saiba MaisCrie, implemente e desenvolva uma incrível jornada para seus colaboradores...
Saiba Mais