A cultura do feedback traz uma série de benefícios às empresas. Ainda assim, muitos gestores não sabem como criticar ou elogiar seus colaboradores. Porém, o funcionário bem orientado é capaz de ficar mais satisfeito com as funções exercidas e ter mais confiança nas suas ações, além de apresentar aumento de produtividade. Assim, algumas dicas para feedbacks podem ser seguidas para eles serem mais eficientes.
Afinal, dar feedback de qualquer maneira, pode gerar um resultado negativo e acabar criando atritos desnecessários. Saber estruturar as ideias e o melhor momento para falar sobre elas é fundamental para os gestores que pensam em cativar seus colaboradores.
Por isso, anote algumas dicas para feedbacks aos seus funcionários e veja como isso irá trazer resultados impressionantes para o seu negócio.
O feedback deve fazer parte da cultura organizacional da sua empresa. Por isso, estipule calendários para reuniões de feedbacks ou tenha isso programado com seus colaboradores. Evite, por exemplo, dar um feedback no meio de uma tarefa.
Isso acontece porque o feedback não solicitado pode gerar estresse no colaborador. Isso pode atrapalhar a execução do projeto em andamento. Se a sua empresa ainda não trabalha com feedbacks, os gestores podem alinhar com os colaboradores os melhores momentos para que isso aconteça.
Evite frases prontas como “Seu trabalho precisa melhorar” ou “Não gostei do relatório”. O colaborador precisa compreender exatamente a sua opinião com o seu feedback. Por isso, ao criticar algum trabalho, vá direto ao ponto e explique o que ficou faltando ou o que está incorreto.
Entretanto, lembre-se que o feedback não precisa necessariamente ser negativo: se o seu colaborador entregar algo que merece um destaque, também faça isso de maneira direta e específica. Saber o que está sendo feito corretamente irá motivar seus funcionários.
Entenda que o seu comentário, tanto positivo quanto negativo, pode ter efeitos diversos no colaborador. Por isso, antes de dar o feedback, se coloque no lugar dele e se pergunte: “Eu gostaria de ouvir isso dessa maneira de meu gestor?”.
Ainda assim, as emoções humanas são imprevisíveis. Portanto, dê o espaço necessário para o colaborador absorver o feedback. Entenda que uma retração nem sempre significa que o colaborador não irá seguir suas dicas – talvez ele apenas tenha sido pego de surpresa na crítica.
Algumas empresas acreditam que feedbacks trimestrais são o suficiente para alinhar os funcionários de acordo com o que se espera deles. Entretanto, cronogramas muito espaçados podem fazer com que os funcionários se esqueçam das dicas ao longo do tempo.
Portanto, pense em agendas quinzenais ou mensais. Dessa maneira, nenhum projeto fica muito velho na pauta a ser comentada com seu colaborador. Além disso, os feedbacks frequentes ajudam a fortalecer as qualidades e a corrigir os defeitos mais depressa.
Jamais critique algum funcionário na frente dos outros. Esse tipo de feedback pode ser embaraçoso e humilhante, desestimulando a permanência do colaborador em vez de estimulá-lo a melhorar. Essa dica também funciona para elogios, visto que muitas pessoas podem não gostam de ser o centro das atenções.
Por isso, invista em reuniões periódicas em locais discretos e longe da presença dos outros colaboradores. Isso também alivia a pressão sobre o gestor, que muitas vezes não é preparado para criticar ou elogiar os seus colaboradores.
Elogie na hora de elogiar e critique na hora de criticar. Mas evite fazer isso ao mesmo tempo, pois pode gerar confusão no seu colaborador. Muitos gestores sem habilidade para dar feedbacks acreditam que colocar uma crítica entre dois elogios pode ser mais amigável, mas o efeito pode ser o inverso.
O colaborador pode acabar dando ouvido apenas às partes boas do feedback, sem prestar atenção nos pontos a serem melhorados. Ou, pelo contrário, podem achar que os elogios foram falsos e usados apenas para enfeitar a real crítica. Fuja dessas armadilhas e seja sempre direto e assertivo.
Assim como você têm críticas e elogios a fazer a seus colaboradores, eles também podem ter o mesmo a dizer de sua empresa ou sua gestão como líder. Por isso, implemente programas de feedback que incentivem a troca de informações. Dessa maneira, além de o colaborador compreender o que a empresa espera dele, os gestores também compreendem qual é a expectativa que ele possui dentro da sua companhia.
Isso deve ser feito de maneira franca e respeitosa. Assim, a relação entre você e seus colaboradores irá se fortalecer, aumentando a confiança mútua. Com o tempo, essas reuniões se tornarão muito mais proveitosas, principalmente após o colaborador se sentir seguro para dar opinião sobre os assuntos da empresa.
As duas situações estão relacionadas, mas criticar a personalidade do colaborador pode acabar parecendo um ataque pessoal. Portanto, concentre seus feedbacks nas ações e no desempenho dos funcionários.
Por exemplo: em vez de dizer que a arrogância do colaborador pode estar atrapalhando a equipe, você pode apontar situações específicas, como “Quando você interrompe o gestor durante a reunião, isso gera um desconforto”. A arrogância pode até ser o que leva às interrupções, mas você criticou uma ação e não a personalidade.
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Com vantagens tanto para a empresa quanto para os colaboradores, a cultura do feedback deve ser cada vez mais praticada pelos gestores. Por isso, implemente-a agora mesmo na sua empresa e mensure os resultados!
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