Cada vez mais, as empresas estão entendendo que os colaboradores são seu principal ativo. Por isso, é importante cativá-los e mantê-los engajados, afinal, eles são os primeiros porta-vozes de sua marca. E o começo do ano é o período ideal para pensar em estratégias para isso através da seleção correta dos canais de comunicação interna.
Nesse sentido, a comunicação interna é fundamental para alinhar empresa e colaboradores sob os mesmos valores e objetivos. Investir nesse segmento é a garantia de sucesso para a sua organização. Portanto, anote algumas dicas de como você deve tratar os seus canais de comunicação interna.
A comunicação organizacional precisa ser constante, por isso é ideal ter um cronograma de publicações tanto para o público interno quanto para o externo. Por isso, invista na programação de publicações atemporais para seus canais estarem sempre atualizados.
O calendário de publicações não impede que demandas não programadas sejam compartilhadas. Comunicados de última hora sempre aparecem, por isso, nesses casos, a recomendação é apenas evitar que a publicação acabe “matando” o conteúdo programado. Ou seja, se necessário, é possível reagendar o post atemporal.
Outra vantagem do calendário de publicações é evitar a sobrecarga de comunicados. Quanto mais informações você divulgar em seus canais, maior a probabilidade de algumas delas se perderem no volume de publicações. E se o comunicado perdido for importante, isso pode trazer prejuízos.
Para se ter uma ideia, uma pesquisa da Harvard, feita no Reino Unido, mostra que 65,2% dos funcionários têm seu trabalho impactado de forma negativa pelo excesso de dados que precisam manejar. Além disso, 91% dos empregados assumem não ler todas as informações que recebem.
Por isso, mantenha um calendário que leve em consideração o tempo que o público-alvo tem para consumir as informações. Assim, priorize o que for mais importante e programe essas publicações para os horários de maior acesso ou visualização. Aposte em comunicados claros, diretos e objetivos a fim de evitar ruídos na mensagem.
Atualmente, as organizações possuem diversos canais de comunicação a seu dispor, como mural, e-mail, intranet, newsletter, redes sociais, TV corporativa e muito mais. Por isso, é primordial saber que tipo de informação divulgar em cada um deles, a fim de ter o melhor aproveitamento e o maior engajamento por parte dos colaboradores.
Para isso, uma série de fatores deve ser levada em consideração na hora de escolher o melhor canal. A informação é urgente? Qual o grau de formalidade requisitados? A mensagem é unilateral ou bilateral (que necessita de uma resposta)? Quantos e quais são os destinatários? Os dados do comunicado são sensíveis e sigilosos? Ao responder essas perguntas, você conseguirá determinar o melhor meio de informar seus colaboradores.
A comunicação interna tem como foco os colaboradores. Ela deve informar sobre as novidades da companhia, bem como trazer notícias relacionadas a assuntos internos. Além disso, ela também deve colocar em evidência a experiência do colaborador dentro da empresa.
Não à toa, o termo employee experience entrou na moda no mundo corporativo. Afinal, a experiência do colaborador dentro da sua empresa é uma importante métrica para medir a sua eficiência. E de acordo com a Gallup, apenas 34% dos trabalhadores dos Estados Unidos se sentem realmente engajados com a empresa – ainda assim, a maior avaliação desde o ano 2000, quando o índice começou a ser medido.
Por isso, invista em histórias que coloquem o funcionário no centro da discussão. Contar sua jornada, comemorar suas conquistas e mostrar sua rotina dentro da empresa são formas de aumentar o engajamento e garantir que a mensagem seja mais difundida.
Hoje em dia, praticamente todo mundo tem um smartphone e faz várias tarefas com o aparelho. Para aumentar o engajamento, priorize canais de comunicação que possam ser acessados pelo telefone. Ou seja, e-mail, redes sociais, Slack, newsletter e por aí vai.
Essa é uma tendência que vem sendo notada nos últimos anos. Em 2013, por exemplo, o relatório anual da Deloitte previu um futuro totalmente feito com comunicação móvel dentro da empresa. Presente em mais de 150 países, essa é uma maneira mais prática de atingir os diversos públicos a um braço de distância.
Isso acontece porque os canais móveis permitem um consumo mais instantâneo das informações. Além disso, eles permitem a interação entre os colaboradores, promovendo a integração dos times. Por isso, incentive o compartilhamento dos comunicados – e, para isso, os gestores podem dar o exemplo.
Um dos maiores problemas da comunicação interna é apostar no fluxo unilateral. Nesse modelo, os colaboradores apenas recebem as informações, sem que haja uma possibilidade de interação.
Por isso, para bombar em 2021, capriche na comunicação envolvente. Incentive a interação, o compartilhamento e a resposta dos colaboradores. Dessa forma, eles vão se sentir mais pertencentes à organização, além de aumentar o engajamento com o comunicado.
E funcionários engajados são tudo o que uma empresa gostaria de ter. E de acordo com a série de estudos Watson Wyatt Worldwide, feita entre 2008 e 2010, colaboradores engajados têm duas vezes mais chance de ter um desempenho superior, faltam 20% menos no trabalho e possuem as menores taxas de turnover.
A comunicação interna não é feita apenas de publicações criativas e do envolvimento dos colaboradores: deve haver muito cálculo matemático por trás de cada estratégia. Através da metrificação da comunicação, é possível analisar a eficiência e o engajamento dos comunicados.
A pesquisa global State of the Sector, publicada no começo de 2020, mostra que apenas 1 a cada 5 empresas faz análises métricas de sua comunicação interna. Ou seja, há um espaço de aprendizado e conquista muito grande se a sua companhia começar a fazer isso o quanto antes. Afinal, dessa maneira você pode sentir o que mais funciona com seus colaboradores e investir em determinado formato ou canal.
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Para não perder nenhuma oportunidade em 2021, deixe a comunicação interna de sua empresa nas mãos de quem entende do assunto. A Clima Comunicação está desde 2012 criando as melhores soluções de endomarketing e comunicação interna para clientes de diversos portes e segmentos.
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