Atualmente, o mundo dos negócios foi tomado pelos dados. Essas informações são fundamentais nas tomadas de decisões e podem ajudar a empresa a compreender como está seu clima organizacional. Entretanto, a análise dos dados nem sempre é feita da maneira correta. Assim, não adianta ter um grande banco de dados se não souber interpretá-lo direito. Por isso, o que levar em consideração? Apenas o diagnóstico de cultura organizacional interno ou o benchmarking externo?
Sendo direto: os dois. O diagnóstico interno vai mostrar como está a cultura da sua empresa, o engajamento dos funcionários e a percepção futura que eles têm da sua companhia. Já o diagnóstico externo pode comparar esses dados com os de outras empresas do mesmo segmento para avaliar se a sua organização tem se destacado das demais.
Com isso, é possível ter uma imagem completa de como a sua empresa está no mercado. Assim, ações imediatas ou de médio e longo prazo podem ser implementadas a fim de alinhar potenciais falhas organizacionais. Dessa maneira, sua empresa vai estar ainda mais preparada para os desafios do negócio.
O diagnóstico interno de cultura organizacional deve seguir uma periodicidade interna. Ele pode ser semestral, anual ou como os gestores preferirem. Através da compilação dos dados, é possível avaliar tendências ao longo das pesquisas. Além disso, também é possível compreender como novas práticas tiveram impacto dentro da organização.
O ideal é que esse diagnóstico seja feito com o maior número possível de colaboradores. Dessa maneira, uma visão muito mais fiel da realidade é apresentada nos resultados. Vale lembrar que esse diagnóstico pode ser anônimo ou não, mas, caso os colaboradores possam não se identificar, a chance de falarem “a real” é muito maior. Por isso, estimule pesquisas anônimas e transmita essa segurança aos colaboradores.
Já o benchmarking externo pode trazer a visão de outras empresas no mesmo ramo de negócio. É ideal contratar uma empresa especializada em dados. Afinal, ela possui os dados médios do mercado e pode contribuir com uma análise mais precisa. Aliás, o próprio diagnóstico interno pode ser feito por uma empresa externa, a fim de ter isonomia na interpretação dos dados.
A Clima é uma empresa especializada em Comunicação Corporativa, Cultura Organizacional e Employee Experience. Com uma década de existência, ela presenciou diversas transformações nessas áreas, que cada vez mais estão sendo vistas pelas empresas como essenciais para o sucesso do negócio.Por isso, a Clima montou um time de especialistas que já atendeu empresas de diferentes portes e segmentos. As campanhas desenvolvidas ajudaram a melhorar o engajamento, o bem-estar e a produtividade de inúmeros clientes. Confira alguns de nossos cases de sucesso e descubra o que podemos fazer por você! Ficou curioso? Marque uma conversa com a gente!
Torne a comunicação com os seus colaboradores mais estratégica por...
Saiba MaisCrie, implemente e desenvolva uma incrível jornada para seus colaboradores...
Saiba MaisTorne a comunicação com os seus colaboradores mais estratégica por...
Saiba MaisCrie, implemente e desenvolva uma incrível jornada para seus colaboradores...
Saiba Mais