O sucesso de todo negócio, independentemente de qual seja o seu setor de atuação, está associado aos índices de produtividade e ao envolvimento dos colaboradores.
As condições que favorecem a obtenção e o equilíbrio desses dois fatores estão diretamente relacionadas à cultura organizacional e liderança do empreendimento.
A cultura e os líderes são fundamentais para incentivar as equipes a encararem os desafios, a desempenharem com excelência as suas funções e, com isso, construir um ambiente saudável para a execução das atividades.
Um dos aspectos que garante uma cultura organizacional eficiente é a atuação de um líder, ou líderes, que influencie positivamente o ânimo dos colaboradores; e que consiga criar e manter um bom clima nas relações profissionais.
Continue a leitura deste post e saiba mais sobre a relação entre cultura, clima organizacional e lideranças.
O mote é simples: sem motivação não tem produção. Dificilmente o fluxo produtivo de uma empresa alcança os resultados previstos sem que cada indivíduo, que faz parte dele, se sinta responsável e instigado a realizar suas tarefas com qualidade.
Desmotivados e desvalorizados, os colaboradores, além da possibilidade de gerar altos percentuais de demissão, acarretarão custos com contratações, problemas de saúde, conflitos e outros transtornos.
Tudo isso é consequência de uma cultura organizacional que “acredita” não depender das pessoas e que não investe na motivação delas como prioridade para manter a organização rentável e competitiva.
Evidentemente que esse cenário não é desconhecido pelos gestores, encarregados de impulsionar e valorizar as competências e as aptidões de seus liderados. Portanto, essas deficiências estão relacionadas às atitudes dessas lideranças.
Uma cultura organizacional positiva é aquela que propicia um clima agradável no ambiente profissional; que investe nos valores humanos, na qualificação de seus líderes e nos talentos de seus funcionários para o crescimento e sustentação do negócio; e que reconhece a importância da contribuição de cada um.
O simples fato de ser “bom”, por si só, é uma vantagem. Empresas que apostam na promoção pessoal e profissional de todos os seus colaboradores, certamente, oferecem um clima de trabalho agradável.
Isso não quer dizer um excelente leiaute; significa investir nos valores e nas características de cada um e de todos. É estar focada no ser humano e nos bons resultados comerciais e institucionais que pretende alcançar.
Com essas premissas, os benefícios são muitos. Um deles é o de assegurar um negócio ativo, perene no mercado e destacado da sua concorrência.
Conheça algumas das vantagens obtidas com a implantação de um bom clima no ambiente profissional.
A empresa que incentiva nas suas equipes a criatividade, possibilitando que elas potencializem a oferta de novas ideias, além de conquistar o crescimento e sucesso, demonstra que tem sua cultura organizacional e liderança consolidadas.
Uma organização que encoraja os seus colaboradores a não se intimidarem diante dos riscos, acreditando nas suas expectativas e nas suas ideias e assumindo o compromisso de incorporá-las às rotinas operacionais, caracteriza um local promissor para que seus trabalhadores possam construir suas carreiras.
Todo o negócio focado especialmente nos resultados, gerenciando seus colaboradores nessa direção, atesta o desenvolvimento de sua cultura organizacional.
Ainda que as empresas precisem de processos definidos, para que seus funcionários conheçam como é desenvolvida cada atividade interna e garantam um trabalho organizado e produtivo, a sua cultura organizacional é fundamental.
Por meio dela é possível detectar se uma determinada ação não está gerando bons resultados e promover as correções necessárias.
Simultaneamente à orientação para os resultados, a empresa que investe em uma cultura organizacional dinâmica valoriza as pessoas que movem o negócio. Ela sabe que é a partir dos seus colaboradores que todo o processo produtivo se desencadeia.
Valorizados, os times se envolvem e facilitam o alcance dos objetivos empresariais.
Organizações que desejam ser destaque no mercado em que atuam entendem a importância de valorizar seu capital humano; e estão atentas ao modo como cada indivíduo se desenvolve e às suas necessidades.
Entretanto, é fundamental pensar no todo, na execução das atividades em equipe. Conscientes de que em grupo é possível ampliar os horizontes, as possibilidades de vitórias para os que estão comprometidos nos processos organizacionais são maiores.
Com a implantação da cultura organizacional é possível aprimorar a qualidade da informação e da comunicação, tanto para o público interno como para os clientes e fornecedores.
Assim, promove-se a integração entre os colaboradores e estimula-se uma conduta proativa entre todos.
Alinhar informações sobre os valores e missão da empresa, as normas e procedimentos internos e de relacionamento com o mercado, incluindo a produção de um manual, por exemplo, facilita e orienta as ações dos profissionais na execução de suas funções e na interlocução com os consumidores e a comunidade.
Os profissionais compreendem os propósitos das normas e regras que comandam a cultura empresarial. Assim, adotam um comportamento compatível com os objetivos do negócio e com a cultura organizacional, pois percebem que isso pode aperfeiçoar o desempenho de cada um e de toda a organização.
Uma cultura organizacional de excelência é um estímulo para que os colaboradores busquem mais conhecimento e ampliem seus aprendizados.
Ela possibilita a geração de ideias, aumenta a participação e o envolvimento e motiva a visão empreendedora, o comprometimento, a autonomia e o sentimento de pertencimento.
A boa relação entre a cultura, o clima organizacional e as lideranças é indispensável para o sucesso do seu empreendimento. Um líder competente é o mais importante promotor da cultura organizacional de uma empresa.
É ele quem está diretamente em contato com os envolvidos nas atividades empresariais e, por isso, é responsável pela comunicação dos princípios, valores e visões da organização.
Com essa habilidade, o profissional que ocupa um posto de liderança deve orientar, direcionar e condicionar os comportamentos das equipes. Dessa forma, poderá conseguir que a conduta de cada colaborador seja adequada ao que é estabelecido como ideal.
Cultura organizacional e liderança são fatores fundamentais para que as empresas se mantenham competitivas e em destaque no setor de mercado em que operam. Um líder é aquele que conduz os grupos de trabalho para a obtenção dos resultados comerciais almejados; e valoriza cada membro das equipes que colabora para o alcance desse objetivo.
E na sua empresa, como esse tema é abordado? Conte-nos nos comentários abaixo!
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