Ser dono de um negócio é constantemente olhar para o lado e pensar: “O que ele está fazendo para alcançar o sucesso que eu não estou conseguindo?”. A comparação com o outro é natural, ainda mais dentro do mesmo ramo de atuação. Por isso, é importante compreender o que faz o teu vizinho ter a grama mais verde. Spoiler: uma cultura forte e bem estruturada.
Não se trata, é claro, de aplicar as mesmas estratégias do outro na sua companhia. Cada negócio precisa ter seu próprio DNA, a fim de se destacar da concorrência. Quanto mais simples, mais forte e mais aderente for a sua cultura organizacional, maiores as chances de você colher frutos maduros do sucesso.
A implementação da cultura, entretanto, não é uma tarefa fácil. Primeiramente, é necessário compreender o propósito da empresa, definindo missão, visão e valores. Depois, é preciso trabalhar internamente para que todos os colaboradores estejam alinhados sob essa mesma perspectiva.
A aplicação de uma pesquisa de clima organizacional é fundamental para compreender como está a percepção de todos sobre os rumos da empresa. Porém, também é possível notar algumas características no dia a dia que provam que sua empresa possui uma cultura de alto desempenho. Vamos a elas?
Os colaboradores são o motor da sua empresa. São eles que fazem a engrenagem girar, sendo responsáveis pelo sucesso (ou não) de sua companhia. Por isso, quanto mais engajados eles forem, melhores serão os resultados obtidos. Porém, muita gente acha que oferecer um pacote de benefícios e um ambiente descontraído são as chaves para conquistar os profissionais. Infelizmente, isso está longe de ser uma verdade.
Segundo a Gallup, que estuda clima organizacional há mais de 50 anos, apenas 15% de todos os colaboradores do mundo estão realmente engajados em suas empresas. A maior parte não está totalmente engajada ou, pior, está desmotivada. Por isso, trabalhar ativamente essa métrica é um dos principais focos das empresas que buscam o alto desempenho.
Nesse sentido, é preciso que cada colaborador entenda sua função dentro da empresa, seja reconhecido por isso e tenha oportunidades de desenvolvimento. Além disso, ele precisa ter suas especificidades reconhecidas, então aposte na valorização da diversidade e na inclusão. Essas ações irão fortalecer sua cultura, aumentar o senso de pertencimento e, consequentemente, engajar mais as pessoas.
As empresas com uma cultura de alto desempenho buscam os melhores talentos do mercado. Porém, o conhecimento está sempre em evolução, por isso é necessário se manter atualizado dentro de sua área. Nesse sentido, é importante que as empresas valorizem uma cultura de desenvolvimento contínuo, através de programas de formação, bolsas de estudo, palestras, seminários e demais fontes.
Vale destacar que não se trata apenas de um desenvolvimento técnico, mas também social. Dessa maneira, os profissionais podem acelerar sua carreira, assumindo mais rapidamente posições de liderança. Inclusive, a própria liderança deve estar em constante evolução através de técnicas mais recentes de gestão. Com isso, a empresa garante um quadro funcional atualizado e à frente da concorrência.
Para haver colaboração entre todos, é necessário existir a confiança. Dessa maneira, evita-se a rivalidade interna, já que todos estão cientes que juntos levam a empresa ao sucesso. Essa é uma cultura que deve ser implementada e reforçada pela liderança, que precisa deixar claro o papel de cada um dentro da companhia.
Para a criação de um ambiente colaborativo, algumas técnicas podem ser implementadas. A transparência nas comunicações e a escuta contínua são fundamentais nesse processo. Ou seja, é preciso ser claro e sincero ao divulgar resultados, mas também ouvir atentamente o que cada um tem a dizer. Assim, evita-se a cultura de rádio-corredor, na qual as fofocas ou as incertezas dominam as relações entre os colaboradores.
A agilidade é mais uma característica de empresas com uma cultura de alto desempenho. Nesse sentido, cada colaborador tem o senso de dono, assumindo a dianteira em caso de alguma urgência. Muitas vezes, a rapidez na solução de problemas e na tomada de decisões é fundamental para o negócio.
A pandemia de Covid-19, por exemplo, mostrou quais eram as empresas mais preparadas nesse quesito. Com a necessidade de colocar todo mundo em quarentena, as empresas com cultura de alto desempenho se adaptaram rapidamente à nova realidade imposta. Por outro lado, companhias sem uma cultura forte e consolidada sofreram para construir isso desde o começo da crise sanitária.
Ou seja, a agilidade também revela outra característica comum entre as empresas com uma cultura de alto desempenho: a resiliência. Afinal, o negócio é afetado e influenciado de diversas maneiras, principalmente por fatores externos. Assim, ter jogo de cintura para se adaptar ao novo é necessário para quem não quer ficar para trás.
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