A Geração Y, também chamada de millennials, é uma das principais forças motoras das empresas na atualidade. Nascidos entre 1980 e 2000, essas pessoas possuem características comportamentais bem específicas e podem gerar um desafio aos comunicadores internos. Afinal, como engajar a galera altamente conectada?
É importante lembrar que os millennials cresceram em meio aos avanços tecnológicos, principalmente na área da comunicação. Eles conheceram o MSN, o e-mail e o Orkut e hoje não desgrudam do WhatsApp e das redes sociais, principalmente Twitter, Instagram e Facebook.
A Geração Y costuma ter mais proatividade e aproveitar novas experiências. A preocupação com o meio ambiente é mais constante, e os valores morais fazem parte do seu dia a dia. Entretanto, os millennials têm altos índices de ansiedade, imediatismo e falta de foco. Ou seja, dentro das organizações, cativar os colaboradores entre 20 e 40 anos pode ser um desafio a mais.
Para desenhar uma estratégia de comunicação interna eficiente para a Geração Y, primeiro é importante compreender o que o pessoal dessa faixa busca ao ingressar no mercado de trabalho. Entre as principais aspirações estão:
Tratar o pessoal mais novo como criança não é a melhor maneira de estabelecer uma boa relação. Os millennials têm a necessidade de serem ouvidos e de participar das decisões da empresa, independentemente do nível hierárquico que eles ocupam.
Normalmente, a Geração Y é mais confiante e expressiva, por isso eles não gostam de muitos rodeios. Ter a comunicação intermediada ou truncada não é com os millennials. Por isso, invista em mensagens e linguagens diretas e objetivas.
O trabalho rotineiro e maçante é o terror dos millennials. Eles são muito mais dinâmicos e capazes de realizar multitarefas, tanto de maneira individual quanto em equipe. Por isso, a empresa pode explorar essa característica para tirar o máximo proveito desses colaboradores.
Ligações telefônicas? A Geração Y nem sabe mais o que é isso! Na verdade, os millennials preferem conteúdos escritos ou audiovisuais, principalmente dentro das plataformas que eles mais utilizam.
O smartphone é um dos “BFFs” dos millennials, por isso uma comunicação mais conectada é essencial para o engajamento. Como eles estão conectados o tempo todo, é possível que respondam um comunicado no meio da madrugada, por exemplo. Ainda assim, não é de bom tom fazer cobranças fora do horário de expediente.
Um dos maiores desafios da comunicação interna é conseguir conversar com todos os colaboradores da empresa, independente de sua idade, origem, gênero, formação, hierarquia etc. Mesmo entre a Geração Y, criar uma comunicação para alguém de 20 anos é diferente de alguém já perto dos 40. Por isso, anote as seguintes dicas:
Aqui na Clima, os millennials são os que mandam. Quase todos os colaboradores têm entre 20 e 40 anos, por isso compreendemos os desafios que essa geração oferece em termos de comunicação interna.
Porém, não é à toa que nos tornamos uma referência nacional em comunicação interna e em endomarketing. Afinal, a experiência interna com nossos colaboradores permitiu que adotássemos uma forma de comunicação muito mais direta e antenada com os anseios da Geração Y.
Isso se reflete nas ações de comunicação criadas para nossos clientes. Alguns cases se tornaram inesquecíveis e tinham os millennials como principal público-alvo: a ação de gamificação feita para o Grupo Boticário, a modernização da comunicação interna feita para a Volvo, a ação de endomarketing feita para a Fini e muito mais.
Que tal ter o mesmo olhar moderno para sua comunicação interna? Entre em contato com a Clima e descubra o que podemos fazer para o seu negócio!
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