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Millennials: um desafio para a comunicação interna

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    A Geração Y, também chamada de millennials, é uma das principais forças motoras das empresas na atualidade. Nascidos entre 1980 e 2000, essas pessoas possuem características comportamentais bem específicas e podem gerar um desafio aos comunicadores internos. Afinal, como engajar a galera altamente conectada?

    É importante lembrar que os millennials cresceram em meio aos avanços tecnológicos, principalmente na área da comunicação. Eles conheceram o MSN, o e-mail e o Orkut e hoje não desgrudam do WhatsApp e das redes sociais, principalmente Twitter, Instagram e Facebook.

    A Geração Y costuma ter mais proatividade e aproveitar novas experiências. A preocupação com o meio ambiente é mais constante, e os valores morais fazem parte do seu dia a dia. Entretanto, os millennials têm altos índices de ansiedade, imediatismo e falta de foco. Ou seja, dentro das organizações, cativar os colaboradores entre 20 e 40 anos pode ser um desafio a mais.

    O que os millennials querem?

    Para desenhar uma estratégia de comunicação interna eficiente para a Geração Y, primeiro é importante compreender o que o pessoal dessa faixa busca ao ingressar no mercado de trabalho. Entre as principais aspirações estão:

    1. Ser ouvidos

    Tratar o pessoal mais novo como criança não é a melhor maneira de estabelecer uma boa relação. Os millennials têm a necessidade de serem ouvidos e de participar das decisões da empresa, independentemente do nível hierárquico que eles ocupam. 

    2. Ter objetividade

    Normalmente, a Geração Y é mais confiante e expressiva, por isso eles não gostam de muitos rodeios. Ter a comunicação intermediada ou truncada não é com os millennials. Por isso, invista em mensagens e linguagens diretas e objetivas.

    3. Realizar multitarefas

    O trabalho rotineiro e maçante é o terror dos millennials. Eles são muito mais dinâmicos e capazes de realizar multitarefas, tanto de maneira individual quanto em equipe. Por isso, a empresa pode explorar essa característica para tirar o máximo proveito desses colaboradores.

    4. Ter a comunicação escrita

    Ligações telefônicas? A Geração Y nem sabe mais o que é isso! Na verdade, os millennials preferem conteúdos escritos ou audiovisuais, principalmente dentro das plataformas que eles mais utilizam. 

    5. Estar sempre conectado

    O smartphone é um dos “BFFs” dos millennials, por isso uma comunicação mais conectada é essencial para o engajamento. Como eles estão conectados o tempo todo, é possível que respondam um comunicado no meio da madrugada, por exemplo. Ainda assim, não é de bom tom fazer cobranças fora do horário de expediente.

    Como a comunicação interna deve agir?

    Um dos maiores desafios da comunicação interna é conseguir conversar com todos os colaboradores da empresa, independente de sua idade, origem, gênero, formação, hierarquia etc. Mesmo entre a Geração Y, criar uma comunicação para alguém de 20 anos é diferente de alguém já perto dos 40. Por isso, anote as seguintes dicas:

    1. A linguagem deve ser direta, concisa e clara. O uso de abreviações, gírias ou termos usados pelos mais jovens não deve ser visto como um problema.
    2. Incentive os millennials a serem embaixadores de sua marca. Com mais protagonismo, eles vão se sentir mais valorizados.
    3. Ofereça oportunidades de crescimento e formação continuada.
    4. Crie programas de feedback, já que os millennials gostam de entender se estão agindo corretamente.
    5. Implemente uma política de diálogo aberto entre os diferentes níveis hierárquicos. Se o millennial quiser falar diretamente com o CEO, não faça ele passar por diferentes gestores.
    6. Ouça as demandas desse público. Eles costumam ser muito abertos sobre o que querem e o que precisam, por isso atender suas necessidades é fundamental para o engajamento.
    7. Tenha valores morais e sociais bem definidos, já que os millennials estão mais conectados com as principais causas da atualidade.
    8. Invista na sustentabilidade e evite o desperdício.
    9. Abuse de novas tecnologias. Afinal, ficar preso ao passado não é algo que agrada os mais novos. Isso também vale para novos formatos de trabalho, como o home office.
    10. Possua uma atitude otimista em relação aos desafios da empresa. Uma comunicação pessimista ou alarmista afeta profundamente todo mundo, principalmente a Geração Y.
    11. Individualize as narrativas da comunicação, personificando os comunicados com os colaboradores. Assim, a identificação é muito mais rápida.
    12. Faça reuniões somente se for extremamente necessário. Se puder resolver as demandas com e-mails ou mensagens em aplicativos corporativos, melhor será para o engajamento.
    13. A comunicação móvel é a preferida. Ou seja, mural de recados e afins estão com os dias contados.

    Sobre a Clima Comunicação

    Aqui na Clima, os millennials são os que mandam. Quase todos os colaboradores têm entre 20 e 40 anos, por isso compreendemos os desafios que essa geração oferece em termos de comunicação interna.

    Porém, não é à toa que nos tornamos uma referência nacional em comunicação interna e em endomarketing. Afinal, a experiência interna com nossos colaboradores permitiu que adotássemos uma forma de comunicação muito mais direta e antenada com os anseios da Geração Y.

    Isso se reflete nas ações de comunicação criadas para nossos clientes. Alguns cases se tornaram inesquecíveis e tinham os millennials como principal público-alvo: a ação de gamificação feita para o Grupo Boticário, a modernização da comunicação interna feita para a Volvo, a ação de endomarketing feita para a Fini e muito mais. 

    Que tal ter o mesmo olhar moderno para sua comunicação interna? Entre em contato com a Clima e descubra o que podemos fazer para o seu negócio!

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