O ano passado foi extremamente atípico: a pandemia mudou os planos de praticamente todas as empresas, que precisaram se adaptar às novas rotinas e ao temor causado pela doença que parou o mundo. Dessa maneira, muitos dos desafios eram novos e precisaram ser resolvidos rapidamente mesmo sem nenhuma base anterior para dar respaldo.
Assim, 2021 chega com inúmeras possibilidades às empresas. A pandemia continua, por isso muito do que foi aprendido no ano passado deve ser aprimorado neste ano. Além disso, as demandas já não estão mais tão novas, sendo possível relembrar os acertos e corrigir os erros de 2020.
Nesse processo, a comunicação interna (C.I.) tem um papel fundamental para deixar todos os colaboradores alinhados com as mudanças. Ou seja, além dos desafios rotineiros da C.I., ela também precisa ficar atenta a outros fatores que se tornaram urgentes após o início da pandemia.
Este será um ano de mudanças, por isso a comunicação interna terá um papel fundamental durante todo o processo. Cada vez mais, a C.I. precisará se adaptar às novas formas de trabalho, como o remoto, para garantir que as informações cheguem a todos de forma clara e objetiva. E, mais do que isso, que elas sejam consumidas por todos.
Os profissionais de C.I. sabem da importância da comunicação dentro das empresas. Por isso, 2021 também será um ano de reafirmação de seu papel como articulador entre os gestores e os colaboradores. O poder do convencimento será posto à prova, já que, muitas vezes, a C.I. costuma ser pouco explorada e valorizada dentro das companhias.
E novos desafios normalmente significam novos investimentos, que podem surgir na contratação de um novo canal, por exemplo. Entretanto, muitos gestores acabam enxergando esse setor como mais uma despesa. Por isso, as empresas precisarão se adaptar à nova realidade e entender o papel fundamental da comunicação interna no desenvolvimento de processos, de alinhamento de expectativas, na entrega de informações importantes a todos os colaboradores, independentemente da forma de trabalho, seja ela remota ou presencial.
Durante muito tempo, a comunicação interna ficou restrita a meios físicos, como murais ou jornais. Porém, a digitalização das operações é um processo inevitável e que foi acelerado por conta da pandemia. Por isso, cabe aos gestores de comunicação das empresas garantir que todas as ações da companhia aconteçam principalmente dentro do meio virtual.
A digitalização da comunicação permite que trabalhadores remotos tenham acesso a todos os comunicados da empresa. Além disso, mesmo aqueles colaboradores que continuam no modo de trabalho presencial também podem acessar a informação a qualquer momento durante o expediente.
Por isso, o ano de 2021 traz o desafio da digitalização das operações organizacionais. Cabe à comunicação interna se adaptar ao formato e também informar sobre outras áreas da empresa que estiverem passando pelo processo de digitalização. “Quando toda comunicação é de vital importância, não é mais aceitável não saber se ela foi recebida”, analisa o economista Edoardo Zorzoli, que trabalha como desenvolvedor de negócios na startup britânica Beem.
A pandemia de covid-19 mostrou a importância dos trabalhadores que estão na linha de frente de trabalhos essenciais. Além de médicos e enfermeiros, a categoria inclui entregadores, motoristas, agricultores, feirantes e muitos outros. Até 2020, algumas destas funções muitas vezes passavam despercebidas, mas tudo mudou quando o mundo precisou ficar em quarentena.
Entretanto, ainda há uma defasagem tecnológica para muitos desses profissionais. Assim, o novo ano traz o desafio de incluir esses colaboradores dentro das decisões da empresa. Por isso, cabe à comunicação interna garantir que as informações organizacionais cheguem a esses trabalhadores, bem como ouvir suas principais reivindicações e seus anseios.
Buscar a conexão instantânea com esses profissionais também deve ser uma prioridade em 2021. Ou seja, deve-se pensar em canais ou plataformas nos quais seja possível o contato direto, como aplicativos de comunicação – e isso nos leva ao próximo item.
Em 2020, muitas decisões foram tomadas a toque de caixa. Ou seja, de uma hora para outra tudo poderia mudar. Assim, é primordial que a comunicação seja cada vez mais imediata, a fim de não haver ruídos na transmissão da mensagem.
Se antes era admissível mandar um e-mail e esperar a resposta, hoje em dia as demandas estão mais urgentes. Planejar a longo prazo tem sido um desafio, por isso é importante que todas as decisões tomadas sejam efetivamente comunicadas a todos os envolvidos.
Assim, a comunicação interna chega a 2021 com dois desafios bem grandes: garantir o maior engajamento dos colaboradores e fazer com que isso seja o mais rápido possível. “Se houver um lapso de tempo na transmissão das informações cruciais, as pessoas podem colocar sua própria vida ou segurança em risco”, explica Zorzoli.
Por fim, o ano de mudanças e adaptações deve colocar o bem-estar dos colaboradores em primeiro lugar. Tanto a saúde física quanto a mental das pessoas foram bastante afetadas durante 2020. Para se ter uma ideia, uma pesquisa da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) mostrou que 47,3% dos trabalhadores brasileiros sofreram de ansiedade e depressão durante a pandemia. Infelizmente, a tendência é que a sobrecarga emocional continue até a chegada da vacina.
Entretanto, ainda que saúde e bem-estar normalmente sejam vistos como prioridades, na prática não costumam ser o centro das atenções das tomadas de decisões. O ano de 2021 começou com uma nova onda de infecções pela covid-19, que pode ter impactos no quadro de funcionários das empresas. Além disso, a angústia e a ansiedade podem se intensificar durante os próximos meses, levando a situações de estafa e estresse.
Assim, cabe à comunicação interna ter um canal de feedback participativo, no qual os colaboradores falam sobre suas inseguranças ou problemas. O monitoramento do bem-estar dos funcionários também deve ser feito com mais rigor, por isso é importante em campanhas educacionais, principalmente as relacionadas à saúde.
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Como você pode notar, a comunicação interna terá papel decisivo em 2021. Para não ficar para trás, sua empresa precisa traçar estratégias poderosas logo no começo do ano. Dessa maneira, será possível aproveitar todo o potencial que a retomada econômica promete.
Para isso, você pode contar com a Clima Comunicação, que trabalha desde 2012 revolucionando a área de comunicação interna e endomarketing de seus parceiros. A agência também aprendeu bastante no ano passado e enfrentou desafios inéditos, que, neste ano, certamente farão a diferença. Ficou com alguma dúvida? Entre em contato conosco!
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