Você tem uma estratégia de comunicação integrada na sua empresa? Embora haja um esforço em produzir uma identidade para a organização, é importante que esses valores sejam divulgados dentro e fora da corporação. Esse alinhamento traz uma importante sensação de unidade e ajuda a passar credibilidade. Ainda parece confuso para você? Neste post, vamos explicar melhor o que é a comunicação integrada, quais benefícios traz e, o mais especial, como você pode aplicá-la com sucesso.
Leia o artigo até o fim e saiba como alcançar esses resultados!
É bem provável que a sua empresa se comunique por diversos canais: mural interno, redes sociais, TV corporativa, intranet, entre outros. Há diversas alternativas pelas quais a organização pode passar suas novidades e promover uma interação com as pessoas, sejam elas funcionários ou consumidores.
Contudo, um erro comum é investir em vários canais sem que haja uma coerência entre os conteúdos ou, até mesmo, apostar em veículos que não são acessados pelas pessoas que interessam à empresa. Pense em todo o esforço e dinheiro jogados fora ao fazer isso.
Para evitar isso é que existe a comunicação integrada. Ela propõe o planejamento, a análise e a execução de ações em diferentes canais de comunicação, que representem a empresa de maneira única e, ao mesmo tempo, promovam uma boa experiência ao público.
Saiba como a comunicação integrada consegue ajudar a corporação de maneira efetiva.
Toda empresa tem consigo uma identidade, caracterizada pelos seus valores e missão. Esses elementos determinam não só a linguagem mais adequada para representar a empresa, como o modo de conduzir o trabalho e de se relacionar com o cliente. Uma boa comunicação integrada ajuda a fortalecer essa marca, resultando no engajamento maior dos funcionários e na retenção de clientes.
Sem a clareza dos objetivos da empresa, pode haver uma disfunção entre as equipes, que trabalham isoladamente apenas cumprindo as suas funções. Uma comunicação integrada consistente ajuda a promover a união entre os times, alinhando-os em torno das metas corporativas. Com esse trabalho, é possível promover um trabalho mais colaborativo, melhorando o diálogo entre os diversos setores e obtendo mais sucesso nos projetos.
A comunicação integrada está intimamente ligada ao branding, que é a gestão da marca. Ao promover um diálogo coerente, tanto interno quanto externo, a empresa consegue passar uma imagem muito positiva em suas ações de marketing e contato com investidores. Isso ajuda na obtenção de capital para projetos de expansão e lançamentos e na atração de novos clientes, que podem se transformar em fãs e divulgadores da marca.
Com maior fluidez na troca das informações, é natural que as equipes consigam trabalhar melhor, diminuindo os erros e alcançando mais facilmente os resultados. Por isso, a comunicação deve ser uma das prioridades de qualquer empresa, alinhando os funcionários para que os valores da corporação sejam aplicados na execução do trabalho e no atendimento ao cliente.
Agora que ficou mais claro o que é a comunicação integrada e todas as suas vantagens, entenda como você pode aplicá-la na organização.
Sem conhecer o público-alvo, não há como estruturar um planejamento consistente de comunicação. É essencial entender melhor os funcionários da sua empresa, saber o que essas pessoas consomem, que linguagem usam, o que desperta o interesse e com quais veículos de comunicação têm mais intimidade. Apenas com essa compreensão é possível produzir um conteúdo que chamará a atenção e será consumido pelos trabalhadores.
Depois que você entendeu melhor o perfil dos colaboradores, é hora de planejar o que será publicado, quando e onde. Considere os objetivos da comunicação e o orçamento disponível para a execução desse trabalho. Pense também na capacidade de resposta, principalmente se usar canais interativos como redes sociais e chats. É importante que qualquer solicitação, dúvida ou crítica seja respondida.
Esse é o ponto mais delicado e decisivo para a comunicação integrada. Uma propaganda na TV com uma linguagem conservadora e um perfil no Instagram com cores fortes e linguagem mais jovem, certamente, confundirão o público. Mesmo que esses canais sejam acessados por pessoas de perfis diferentes, é essencial que todas as abordagens tragam os valores da corporação, refletidos na maneira de falar, imagens, cores, entre outros elementos.
Essa coerência também deve ser percebida dentro da empresa, como parte da cultura organizacional e da identidade corporativa. Os canais de intranet e outros veículos de diálogo com os funcionários precisam defender os mesmos valores e linguagens. Lembre-se de que seus primeiros clientes são os funcionários.
Além disso, é importante que esses canais comuniquem-se entre si. Vamos voltar ao exemplo dos veículos citados: TV e internet. Você pode inserir no fim da campanha de TV o @ do perfil da empresa no Instagram.
Com tantas possibilidades de comunicação, é importante oferecer opções para o público interno e externo. Contudo, nem sempre vale a pena usar todas as possibilidades. Como estruturar isso então? Lembra do tópico sobre o público-alvo? Compreendendo as preferências das pessoas que a sua organização quer atingir, escolha os canais mais usados e que trazem resultados melhores de alcance e de interação.
Ficou claro que embora sejam aproveitados diversos canais, a comunicação da empresa deve ser única e trazer uma forte identificação da marca, certo? Para isso, é importante promover reuniões constantes com as equipes envolvidas, para assegurar que todas as ações seguem as diretrizes da empresa e consigam passar o mesmo discurso.
Além disso, é importante ficar atento às novidades do mercado. Constantemente surgem novas propostas e até redes sociais diferentes, que podem ser aproveitadas desde que dialoguem com a proposta da marca. Torna-se, então, essencial acompanhar essas mudanças e promover atualizações constantes na estratégia principal. Não deixe de acompanhar as métricas para checar os resultados das ações e o que pode ser melhorado.
A comunicação integrada é um elemento importante para o sucesso da empresa e deve ser trabalhado, principalmente nos dias atuais quando a internet diminui a distância entre instituições e pessoas.
Se você ainda não consegue estruturar esse diálogo no seu local de trabalho, entre em contato conosco e saiba como a nossa equipe pode ajudar nisso!
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