Três letrinhas dominaram o mundo corporativo em 2021: ESG. Você já ouviu falar delas? De maneira resumida, elas se referem às boas práticas ambientais, sociais e de governança – “environmental” , “social” e “governance”, na sigla em inglês. Ou seja, tudo aquilo que sua empresa pratica de maneira sustentável e em benefício da sociedade e da competitividade saudável. Assim, a comunicação corporativa tem papel fundamental em mostrar as práticas de ESG.
A crise sanitária causada pela pandemia reforçou ainda mais a importância de trabalhar o ESG nas empresas. Porém, além das boas práticas aplicadas, é fundamental que sua empresa saiba comunicá-las efetivamente, tanto externa quanto internamente. A Pesquisa de Inteligência do Consumidor 2021, feita pela PwC, mostra que 57% dos consumidores acham que as companhias deveriam promover mais as questões ambientais, enquanto 48% pensam o mesmo em relação às pautas sociais e 48% sobre as questões de governança.
Outro dado que não pode ser ignorado nesse relatório é que 86% dos trabalhadores preferem trabalhar em empresas com bons valores relacionados ao ESG. Por isso, quanto mais eficaz for a comunicação corporativa sobre o assunto, maior a chance de a empresa ter uma boa reputação externa e, consequentemente, atrair os melhores talentos do mercado.
Muitas empresas já possuem práticas relacionadas ao ESG sem nem saber que estão fazendo isso. Portanto, um pouco mais de conhecimento pode turbinar ainda mais essas ações. Conheça alguns exemplos práticos para cada um dos pilares dessa sigla:
O primeiro passo é compreender qual o papel que sua empresa busca na sociedade. No caso do ESG, essa definição é muito próxima dos valores e da missão da empresa. Ao deixar esses conceitos bastante claros, será mais fácil colher os frutos a longo prazo. Ou seja, é importante compreender que as ações de ESG começam a impactar imediatamente após serem implementadas, mas são mais visíveis com o passar do tempo.
Por ser um conceito novo e ainda em desenvolvimento, o ESG não possui métricas universais. Portanto, foque naquilo que for mais concreto e coerente com o seu negócio. Desenvolva análises claras e transparentes das ações feitas por sua empresa, principalmente quando for apresentar os resultados aos investidores. Também explique como cada uma das questões impacta seu negócio, a sociedade, o meio-ambiente e a competitividade. Também trabalhe com metas a longo prazo, compreendendo que as ações levam um tempo maior para causarem um impacto mais significativo.
A maioria das empresas desenvolve relatórios de análises de resultados para o público interno, seja ele os gestores ou os demais colaboradores. Na questão do ESG, o público externo, principalmente os investidores, precisam ser o foco da comunicação. Por isso, rever como esses relatórios são elaborados é um importante passo para alcançar a transparência necessária para essas ações. As metas, seus prazos e os resultados obtidos precisam ser bem claros na hora de divulgar as práticas ESG.
O primeiro público de qualquer empresa sempre será o interno. Por isso, é importante que as práticas ESG adotadas sejam compreendidas por todos. As táticas de comunicação interna precisam engajar os colaboradores no assunto e integrar as informações que podem ser geradas por diferentes equipes. Além disso, o público interno precisa compreender os o impacto de suas atitudes nas questões ESG.
Uma boa prática ESG é continuar as reuniões de forma não presencial. A pandemia forçou o home office em diversas empresas, que precisaram usar aplicativos de videoconferência para continuar se comunicando de maneira eficaz. Isso reduziu, por exemplo, as viagens de carro e, consequentemente, a emissão de poluentes. Continuar com essa abordagem após o fim da pandemia é uma maneira fácil e facilmente compreensível do que exatamente essas três letrinhas da sigla significam.
Implementar ações ESG pode trazer custos não esperados, bem como bons resultados financeiros. Ainda assim, os relatórios sobre isso devem focar mais nas ações desenvolvidas do que necessariamente se elas geraram perdas ou lucros para a empresa – mas devem trazer esses números também. Afinal, a transparência vai ajudar a abrir os olhos dos investidores e, com isso, o retorno vai ser mais claro.
A Clima é uma empresa com foco em Comunicação Corporativa e Employee Experience. Nesse sentido, criar estratégias inteligentes e que geram engajamento está em nosso DNA. Por isso, conheça nossos serviços e entenda como podemos fortalecer a comunicação de ações ESG de sua empresa.
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