Entre os termos em inglês que entraram no dicionário das corporações é o “compliance”. Ele vem do verbo “to comply”, que pode ser traduzido como “agir de acordo com as regras”. Ter esse comportamento como pessoa física ou jurídica é algo esperado por todos, porém, regulamentações tornaram isso ainda mais urgente.
“Desde a publicação da Lei Federal n.º 12.846/2013, que dispõe sobre a responsabilização administrativa e civil de pessoas jurídicas pela prática de atos contra a administração pública nacional ou estrangeira, vem aumentando o interesse na adoção de programas de compliance como atenuantes na aplicação das sanções e como forma de trazer transparência à gestão nas empresas”, explica a consultora empresarial Jacqueline Viegas, da JV Desenvolvimento e Gestão, em artigo publicado no portal do Sebrae/RS.
Essa regulamentação ficou conhecida como Lei Anticorrupção ou Lei da Empresa Limpa e foi criada em decorrência dos grandes escândalos de corrupção na história recente. Dessa forma, a lei tenta impedir que haja prejuízo aos cofres públicos por parte das empresas. Ou seja, ela se tornou uma excelente aliada da ética e da transparência empresarial.
Mas, afinal, minha empresa precisa se adequar a essa lei de alguma maneira? A resposta é: sim! Siga a leitura para saber mais sobre isso.
É importante salientar que o compliance corporativo abrange práticas e procedimentos internos para empresas de todos os portes e segmentos. Ao adotar programas de compliance, a corporação se torna mais preparada para prevenir violações e consequentes processos judiciais.
A esta altura, você pode estar imaginando que um programa de compliance é mais complicado e custoso do que sua empresa está preparada, mas a realidade é bem diferente. Montar uma equipe de compliance interna ou contratar uma assessoria externa é uma urgência que traz mais benefícios do que custos. Assim, isso deveria ser implementado por todas as companhias.
Além disso, ter um forte programa de compliance ajuda a melhorar a imagem da empresa perante o mercado. Por exemplo: já imaginou se sua empresa não respeita a recente Lei Geral de Proteção de Dados? Isso gera desconfiança de clientes e fornecedores e pode comprometer seu negócio. Assim, uma equipe de compliance consegue detectar potenciais falhas críticas e comprometedoras.
A discussão em torno do compliance ainda é recente no Brasil. Por isso, quem fortalecer essa área internamente pode se tornar uma referência. “As regras de compliance internacional estão aí para ajudar a nortear o que podemos fazer por aqui, afinal, se são boas em outros países, também podem ser para as empresas brasileiras. O importante é que as empresas privadas estão cada vez mais propícias para o combate à corrupção e, portanto, há um longo caminho a ser explorado”, analisa Lúcio Júnior, CEO da Open Mind Brazil, em artigo no jornal O Tempo.
Estar dentro da lei tem uma série de vantagens óbvias, como evitar multas, processos, penalidades, sanções, greves e até a falência. Um especialista ou uma equipe podem apontar todas as legislações da área de sua empresa para que nenhuma brecha fique vulnerável.
A legislação corporativa está presente em diversas vertentes e traz benefícios para o dia a dia de seus colaboradores. Por exemplo: seguir as regras sobre assédio e discriminação evita dores de cabeça e melhora o clima organizacional. Outra situação: estar atento às orientações de segurança evita acidentes de trabalho que podem até ser fatais.
Hoje em dia, a sociedade está cada vez mais atenta com a responsabilidade social das empresas. Assim, um forte programa de compliance pode ser usado como marketing no site ou nas redes sociais para atrair mais clientes para sua marca. Deixar claro seus valores e compromissos contribui para que a imagem da sua empresa seja mais compreendida por todos.
As empresas com um bom compliance são melhores vistas também pelos trabalhadores. Assim, a taxa de turnover diminui e a atração de novos talentos aumenta. O sentimento de justiça e segurança fortalece a percepção da sua empresa como uma excelente empregadora e ajuda a diminuir os custos e transtornos de contratações constantes.
Agora que você já compreendeu a importância de ter um programa de compliance na sua empresa, chegou a hora de arregaçar as mangas e colocar a mão na massa. Existem diversas maneiras de se tornar uma empresa limpa e anticorrupção. Conheça algumas sugestões:
Como foi falado, existem inúmeras leis para cada tipo de negócio. E é importante que todos os colaboradores estejam familiarizados com os preceitos que abordam diretamente suas funções. Por isso, implemente treinamentos para que as regulamentações sejam assimiladas e compreendidas por todo mundo.
Muitas vezes, os colaboradores podem se sentir intimidados ao relatar irregularidades ou desvios de ética. Por isso, implemente um canal de denúncias anônimas no qual seja possível relatar o que o colaborador sente ser uma ação punitiva. O incentivo ao uso do canal pode ser feito através de ações de comunicação interna.
Para reforçar os direitos e deveres de todos os colaboradores, a empresa pode desenvolver um código de ética e conduta que aborde os principais pontos de atenção esperados. Isso pode ser entregue e discutido durante a integração pós-contratação, por exemplo, e reforçado periodicamente através dos canais de comunicação da companhia.
Outro ponto importante de um bom programa de compliance inclui a realização periódica de auditorias internas que possam identificar desvios de conduta ou potenciais falhas futuras. Assim, é possível tomar atitudes para resolver as situações antes que elas virem uma bola de neve.
Você já deve ter entendido que o compliance é algo que deve ser compreendido por todos os colaboradores. Assim, a comunicação interna tem extrema importância em fazer com que o programa de compliance seja de conhecimento geral. Também é preciso que haja um grande engajamento para que todos os requisitos regulatórios sejam esmiuçados a fundo.
Por isso, cabe ao comunicador interno divulgar as ações que a companhia está adotando para se tornar uma empresa transparente. A comunicação precisa deixar claro o papel de cada um para tornar a companhia livre de potenciais falhas e com um clima organizacional muito mais favorável.
Nesse sentido, a Clima Comunicação tem a experiência necessária para te ajudar nesse processo. Através de ações criativas e personalizadas, já ajudamos empresas de diferentes portes e segmentos a implementar programas de comunicação interna que ajudaram a melhorar o clima organizacional. Até mesmo ações internacionais de sucesso já foram desenvolvidas por nós – confira a Campanha de Integridade feita para a SIG e adotada em todas as suas sedes ao redor do mundo.
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