A produtividade é sempre uma caixinha de surpresas. Em alguns dias, a gente acorda inspirado e o dia rende. Porém, tem dias que é difícil sair da cama. Mesmo nos dias produtivos, às vezes temos a sensação de que algo ficou faltando e que poderíamos ter feito algo a mais. Você já passou por isso? Fique tranquilo, pois existem técnicas de como aumentar a sua produtividade.
Em muitas vezes, isso acontece por falta de disciplina e foco. Além disso, as pequenas distrações ou o mar de conformidades contribuem para que a produtividade seja mais baixa. Assim, para que esse cenário mude, é necessário criarmos algumas estratégias para termos mais concentração e para atingirmos os objetivos traçados, principalmente no âmbito profissional.
Comece a observar quais são suas atitudes diante de um problema que precisa ser resolvido. Qual é o seu primeiro passo? Você tem dado aquelas pequenas pausas nas redes sociais, mensagens e e-mails? Comece a eliminar essas pequenas distrações que podem causar desatenção e perda de tempo. Ou seja, reconheça suas prioridades!
Crie o hábito de memorização! Ou seja, exercite o cérebro por meio de músicas, leituras e até outros idiomas. Após isso, comece a trabalhar a memória com conteúdos relacionados ao seu objetivo. Quanto mais tempo se estuda determinado assunto, mais as informações se fixam em sua mente. Isso irá contribuir para manter o foco durante a realização das atividades do trabalho.
Parece clichê, mas já está mais do que provado que o exercício físico tem benefício na saúde física e mental. Ou seja, isso também tem impacto na concentração. Portanto, pratique alguma atividade horas antes de começar seus estudos ou demandas no trabalho. Assim, você irá melhorar o seu foco e também ajudará na saúde.
Não queira abraçar o mundo se a situação estiver complicada. Às vezes, o fato de termos muitas atividades pode fazer com que a gente não consiga focar em nenhuma. Por isso, se for possível, repasse alguma atividade para outros funcionários. Isso é mais eficiente se você for o gerente da área, mas também é possível conversar com seu superior para ele redistribuir as tarefas.
Não adianta ter fazer uma planilha complicada no Word, sendo que o Excel é o melhor para isso. O mesmo vale para todas as outras atividades: a ferramenta correta ajuda no desenvolvimento do trabalho, evitando retrabalho, que podem ser desmotivadoras. Além disso, também é importante ter equipamentos de trabalho bons e atualizados, como computadores e periféricos.
Trabalhar com metas costuma motivar as pessoas. Por isso, faça planos a curto, médio e longo prazo, mas sempre respeitando os limites. Existem diversos programas e métodos que ajudam na hora de estipular metas. Por exemplo: as metodologias de OKR e Scrum contribuem para montar planos alcançáveis. Além disso, esses sistemas também ensinam a mensurar os resultados.
Costumamos fazer críticas normalmente quando há algo errado. Porém, a cultura do feedback precisa ser implementada inclusive para os elogios. A crítica construtivos dos gerentes e dos colegas de trabalho ajuda na motivação. Ou seja, você se torna mais focado em executar as tarefas da melhor maneira pois isso pode render reconhecimento, mesmo que apenas verbal.
Esta é outra dica que ajuda tanto na saúde quanto no desempenho. O sono é vital para o corpo humano recuperar energias e se preparar para o próximo dia. Assim, uma noite bem dormida deixa você mais disposto no dia seguinte. Além disso, trabalhar cansado é a chave para cometer erros bobos de distração.
Reserve um tempinho de seu dia para sentar em uma praça e ouvir os passarinhos. O som do vento, o barulho das árvores e o calorzinho do Sol melhoram o humor de muita gente. Ou seja, a natureza pode te ajudar a melhorar seu foco e sua concentração.
Às vezes, para focar melhor é preciso desfocar de tudo. A meditação é uma forma de você dedicar um tempo para sua cabeça. Porém, fique atento: não basta ficar em silêncio, também é preciso aplicar técnicas de respiração e relaxamento.
Alguns alimentos atuam diretamente no cérebro. Ou seja, eles fortalecem o órgão e ajudam a manter o foco e a concentração. Consequentemente, a sua produtividade também aumenta. Entre os alimentos indicados estão os peixes gordurosos (como o salmão), os ovos, as nozes, a cúrcuma, a laranja e o brócolis.
Outro detalhe importante é que essas dicas não são milagrosas. Alguns tipos de comportamento só mudam com o tempo, então não espere ter a concentração melhorada depois de apenas uma boa noite de sono ou após ingerir uma laranja.
O foco, a concentração e a produtividade são construídos ao longo do tempo. Entenda que trabalhar para melhorá-los requer disciplina e dedicação, mas os resultados com certeza farão você se sentir muito melhor. Porém, toda jornada de sucesso começa com o primeiro passo. Ou seja, não se entregue à derrota logo no primeiro desafio.
Você tem algum truque para melhorar a sua concentração? Você sabe como aumentar a sua produtividade? Quais os principais gatilhos para a sua distração? Comente sua experiência!
Torne a comunicação com os seus colaboradores mais estratégica por...
Saiba MaisCrie, implemente e desenvolva uma incrível jornada para seus colaboradores...
Saiba MaisTorne a comunicação com os seus colaboradores mais estratégica por...
Saiba MaisCrie, implemente e desenvolva uma incrível jornada para seus colaboradores...
Saiba Mais