30 Anos Biarticulado – Volvo

Descer

Cenário

O biarticulado é um ícone de Curitiba e está presente na história de muitos curitibanos. Esse veículo, que revolucionou o sistema de transporte coletivo em todo o mundo, foi desenvolvido na própria cidade pela Volvo do Brasil. Em 1992, o primeiro biarticulado, o ED001, iniciou suas operações nas canaletas de Curitiba. Após 30 anos, chegou a hora de comemorar a história de sucesso com os funcionários da empresa e também com os milhares de passageiros que utilizam esse transporte diariamente.

Em 2022, o biarticulado de Curitiba completa três décadas. Criado para dar suporte ao transporte público curitibano, o projeto é considerado  – até hoje – umas das principais soluções de mobilidade urbana no mundo. Na capital paranaense, porém, ele é muito mais que um meio de transporte. O “Vermelhão”, como é carinhosamente chamado, faz parte da vida, e do dia a dia, dos curitibanos. Dentro dele, histórias se cruzam, começam e terminam.

Cenário

Solução

Ações de ativação

Para contar a história do biarticulado de Curitiba e gerar o orgulho dos funcionários, os pilares produto, cidade e pessoas foram aplicados em diferentes frentes. Toda a campanha girou em torno de uma ação principal: trazer o ônibus para dentro da fábrica e permitir que os funcionários tivessem uma nova experiência dentro dele.

Produção audiovisual

Um vídeo exclusivo mostra como a história do biarticulado está entrelaçada à história de Curitiba, dos funcionários que fizeram parte do projeto do ônibus e dos curitibanos que, diariamente, utilizam esse meio de transporte para se locomoverem dentro da cidade. O vídeo foi veiculado em canais como TVs, newsletters, Instagram, YouTube e no WhatsApp. Cerca de 10 mil pessoas assistiram ao material.

Exposição

Ninguém melhor do que o grande protagonista para contar sua própria história. Pensando nisso, a campanha de comemoração levou para a fábrica da Volvo um biarticulado.
Dentro dele, totens contaram a história completa do ônibus: desde a concepção da ideia até os dias de hoje. Além disso, muitos fatos e curiosidades sobre o produto também foram apresentados ao longo dos três dias da ação.

Aproximadamente 5 mil pessoas visitaram a exposição do biarticulado. O tour pelo ônibus encerrou com a entrega de um paper toy, que os funcionários puderam montar com a família e guardar como lembrança desse marco. Foram entregues 5.300 paper toys aos funcionários durante a exposição.

Concurso cultural

Para compartilhar o orgulho de fazer parte da história do biarticulado, e da empresa que transformou esse projeto em um case de sucesso, os funcionários que visitaram a exposição foram convidados a postar em seus perfis pessoais, no Instagram, uma foto com o paper toy. Além disso, era preciso marcar o @gentevolvo, o perfil corporativo da Volvo na rede social.

Ações de ativação

O concurso cultural foi um sucesso! Ao todo, foram 50 fotos publicadas, e o engajamento no perfil do @gentevolvo teve um aumento de 39,8%, durante os dias da ação. Foram sorteados 10 vencedores, que receberam uma miniatura em escala do nosso biarticulado Volvo.

Live

Uma live foi realizada diretamente da exposição. Além da história do próprio ônibus, a transmissão contou com a participação especial de funcionários, que relembraram momentos marcantes que viveram dentro do veículo e comentaram de que forma ele mudou suas vidas. Teve história de amor, de funcionários que trabalharam como motoristas dos “Vermelhões” e até de quem ajudou a construir os biarticulados ao longo desses anos. A live foi assistida por 510 pessoas e já conta com 2.321 visualizações.

 

Identidade Visual

Os elementos curvos e traçados da identidade visual, lembram a parte articulada do veículo, ao mesmo tempo que remetem à trajetória das pessoas, que se conectam a partir de um elemento principal: o ônibus.

Os funcionários da Volvo também são parte fundamental do KV e das demais peças da campanha. Isso porque, sem eles, essa história de sucesso sequer teria começado. O mapa de Curitiba, como detalhe de fundo, e a própria foto do cartão-postal da cidade trazem a capital paranaense como uma grande protagonista. Afinal, ela serviu de palco para os destinos e trajetos percorridos pelos biarticulados ao longo dos anos.

Identidade Visual

+39,8%

de engajamento do perfil do instagram @gentevolvo

23.469

visualizações nos reels da campanha

41.367

interações nos stories da campanha

27.300

contas alcançadas

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