Clima Clima

  • Sobre Nós
  • Serviços
    • Comunicação Interna
    • Diagnósticos
    • Employee Experience
    • Employer Branding
    • Endomarketing
    • Pesquisas e Mensuração
  • Cases
  • Hub de conteúdos
  • Contato

Clima Clima

Clima Clima

  • Sobre Nós
  • Serviços
    • Comunicação Interna
    • Diagnósticos
    • Employee Experience
    • Employer Branding
    • Endomarketing
    • Pesquisas e Mensuração
  • Cases
  • Hub de conteúdos
  • Contato
⯇ VOLTAR
Clima
  • Início
  • Blog
  • 4 canais de comunicação interna que serão tendências em 2021

4 canais de comunicação interna que serão tendências em 2021

Por Clima 18 de maio de 3691 6 minutos de leitura
Navegue por tópicos

    Hoje em dia, as empresas possuem uma grande variedade de canais de comunicação a seu dispor. E-mail, mural, intranet, newsletter, manual e muito mais estão disponíveis para levar aos colaboradores todas as novidades sobre a corporação.

    Porém, você sabe quais são os canais de comunicação que mais estão crescendo nos últimos anos? Abaixo, você confere alguns que devem bombar em 2021, facilitando a integração dos líderes e colaboradores, bem como engajando o máximo possível os funcionários da sua empresa.

    Canais de comunicação interna que serão tendências em 2021:

    1. Aplicativo para funcionários

    Hoje em dia, a gente usa aplicativo para tudo: pedir comida, assistir a filmes e séries e até para namorar. Então por que não usá-los no trabalho? Com o smartphone virando uma extensão de nossos braços, ter um aplicativo próprio da empresa é uma excelente forma de ter a comunicação com os funcionários na palma da mão – literalmente! 

    Os aplicativos corporativos podem se tornar uma tendência nos próximos meses, principalmente se o regime de home office continuar. A comunicação instantânea é uma das principais vantagens desse canal, além do acesso a diferentes conteúdos de qualquer lugar. Ele é uma evolução da intranet, que poderia ser acessada apenas pelo computador da empresa.

    Esse canal permite uma interação maior com o Recursos Humanos, por exemplo, com possibilidade de envio de atestados médicos, acesso ao ponto e ao holerite e demais solicitações organizacionais. Outra vantagem é a fácil medição de engajamento, pois a digitalização dos serviços permite conferir quais páginas o colaborador mais acessou, a fim de aprimorar e nutrir os principais canais de comunicação.

    2. Vídeos corporativos

    O educador norte-americano Edgar Dale tem uma teoria que ficou famosa: a gente lembra 10% do que lê, 20% do que ouve e 30% do que assiste. Entretanto, a gente também lembra de 50% do que ouve e assiste, por isso é razoável pensar que os vídeos são excelentes formas de comunicação e que devem ganhar cada vez mais espaço em 2021.

    Uma das vantagens dos vídeos é a sua versatilidade. Atualmente, os programas para gravar, editar e divulgar os filmes estão muito mais simples e acessíveis, permitindo uma qualidade profissional mesmo sem muito conhecimento de ferramentas audiovisuais. Entretanto, quem domina as técnicas pode fazer vídeos ainda mais incrementados.

    Em parceria com aplicativos corporativos, é possível compartilhar os vídeos para todos os colaboradores de maneira bastante simples. Porém, eles também podem ser disponibilizados por e-mail ou até mesmo ser publicados em plataformas como o YouTube, para serem acessados a qualquer momento.

    Entre as aplicações mais comuns, os vídeos podem ser excelentes ferramentas para processos seletivos e de integração de novos colaboradores. Eles podem contar a história da empresa ou detalhar as funções do colaborador de maneira prática e visual, que é mais facilmente assimilável.

    Decole suas campanhas de endomarketing com a Clima. Baixe agora nosso material!

    3. Podcast

    Com a popularização dos aplicativos de streaming, os podcasts passaram a fazer parte do cotidiano de muitas pessoas. Os assuntos são os mais variados possíveis, desde notícias até entretenimento. Por sua facilidade de consumo, os podcasts estão cada vez mais entrando no meio corporativo.

    Uma das vantagens é a humanização do conteúdo empresarial. Ele se aproxima do rádio, que está na memória afetiva das pessoas como algo que as aproxima apenas através da voz. Além disso, os podcasts podem ser escutados enquanto os colaboradores estão realizando outras atividades, por isso estão cada vez mais populares.

    A empresa pode estabelecer uma periodicidade quinzenal ou mensal e abordar assuntos diversos da empresa, como resultados obtidos, aniversariantes do mês, destaques da equipe, novidades a serem implementadas e muito mais. Depois é só achar o local para divulgar o material. Plataformas como Spotify, iTunes e Soundcloud são as mais populares, mas você pode compartilhar apenas internamente, através do e-mail, por exemplo.

    O formato também pode ser variado: desde apenas um apresentador falando os assuntos abordados, até entrevista com gestores, funcionários ou convidados externos. Porém, vale ressaltar que a participação de funcionários ajuda a aumentar o engajamento dos outros colaboradores no consumo do conteúdo.

    4. Slack

    À primeira vista, o aplicativo Slack é apenas um comunicador instantâneo corporativo, mas suas funcionalidades vão muito além disso. Ele permite a criação de grupos de discussão, além da integração com diversas funcionalidades, como Dropbox, Asana, Hangouts, Twitter e Zendesk – muitos deles já fazem parte do dia a dia das empresas.

    De acordo com o próprio Slack, seu uso diminuiu o volume de e-mail em 32% e de reuniões em 27%. Por conta dessa praticidade, foi uma das ferramentas que mais cresceu em 2020, por conta da pandemia de covid-19, que colocou milhares de funcionários em regime de home office. Assim, o aplicativo serviu para diminuir as distâncias e facilitar a comunicação.

    O acesso ao Slack pode ser feito tanto por aplicativos para Android e iOS quanto por navegadores ou aplicativos para Windows. Essa versatilidade ajuda com que a mensagem chegue ao colaborador o mais rápido possível – inclusive, uma de suas ferramentas é mostrar quem visualizou o recado. 

    E apesar de possuir planos premium, com mais funcionalidades, a versão gratuita já é uma mão na roda para as empresas. Outra vantagem é a possibilidade de integrar canais com diferentes empresas, facilitando quem trabalha com diferentes clientes e organizando a comunicação.

    ***

    Independente de quais ferramentas sua empresa utilizar em 2021, o ideal é primeiro traçar um planejamento estratégico de comunicação interna. Dessa maneira, você consegue reduzir os custos e aproveitar ao máximo cada um dos canais usados.

    Caso tenha alguma dúvida sobre como potencializar a comunicação interna da sua empresa, procure alguém especializado no assunto. A Clima Comunicação está nesse mercado desde 2012, sendo uma referência nacional em termos de criatividade, eficiência e resultados. Por isso, conte com a gente para decolar sua comunicação.

    Conheça nossos serviços

    Comunicação Interna

    Comunicação Interna

    Torne a comunicação com os seus colaboradores mais estratégica por...

    Saiba Mais
    Endomarketing

    Endomarketing

    Potencialize o impacto das suas ações de marketing interno.

    Saiba Mais
    Employer Branding

    Employer Branding

    Potencialize a sinergia dentro da sua organização por meio de...

    Saiba Mais
    Pesquisas e Mensuração

    Pesquisas e Mensuração

    Potencialize o impacto das suas ações de marketing interno.

    Saiba Mais
    Diagnósticos

    Diagnósticos

    Potencialize a sinergia dentro da sua organização por meio de...

    Saiba Mais
    Employee Experience

    Employee Experience

    Crie, implemente e desenvolva uma incrível jornada para seus colaboradores...

    Saiba Mais
    Comunicação Interna

    Comunicação Interna

    Torne a comunicação com os seus colaboradores mais estratégica por...

    Saiba Mais
    Endomarketing

    Endomarketing

    Potencialize o impacto das suas ações de marketing interno.

    Saiba Mais
    Employer Branding

    Employer Branding

    Potencialize a sinergia dentro da sua organização por meio de...

    Saiba Mais
    Pesquisas e Mensuração

    Pesquisas e Mensuração

    Potencialize o impacto das suas ações de marketing interno.

    Saiba Mais
    Diagnósticos

    Diagnósticos

    Potencialize a sinergia dentro da sua organização por meio de...

    Saiba Mais
    Employee Experience

    Employee Experience

    Crie, implemente e desenvolva uma incrível jornada para seus colaboradores...

    Saiba Mais

    Confira outros conteúdos

    Comunicação Interna

    Como usar Inteligência Artificial na...

    A Inteligência Artificial (IA) não...

    Saiba Mais
    Clima

    O que é a Infoxicação...

      Vivemos na era da...

    Saiba Mais
    Comunicação Interna

    Pare de dizer “bom trabalho”:...

    Poucas empresas sabem como dar...

    Saiba Mais
    liderança comunicadora
    Gestão de pessoas

    Liderança Comunicadora: o desafio da...

    Quem já não viu uma...

    Saiba Mais
    engajamento 360
    Clima organizacional

    Engajamento 360: como alinhar comunicação...

    Toda organização carrega duas histórias:...

    Saiba Mais
    KPIs de comunicação interna
    Comunicação Interna

    Como definir KPIs de Comunicação...

    A comunicação interna está cada...

    Saiba Mais
    comunicação interna para 2025
    Comunicação Interna

    Como preparar a Comunicação Interna...

    Com um novo ano chegando,...

    Saiba Mais
    cultura empresarial e tecnologia
    Comunicação Interna

    A cultura da sua empresa...

    O avanço acelerado das tecnologias...

    Saiba Mais
    orçamento de comunicação interna
    Clima

    Fechamento de verbas: como a...

    No fim do ano, uma...

    Saiba Mais
    Comunicação Interna 2025
    Comunicação Interna

    Comunicação Interna 2025: como sair...

    Há poucos meses de entrar...

    Saiba Mais
    Como contratar uma agência de Comunicação Interna
    Comunicação Interna

    Guia prático: Como contratar uma...

    Uma estratégia de endomarketing bem...

    Saiba Mais
    cultura do comunicado
    Clima

    Cultura do Comunicado x Campanha...

    Para que a cultura organizacional...

    Saiba Mais
    ACESSAR NOSSOS CONTEÚDOS

    Por dentro da nossa cultura

    Aqui, a comunicação é só uma parte da jornada. Quer ficar por dentro do resto? Cadastre-se em nossa newsletter.

    [contact-form-7 id="144" title="Newsletter"]
    Newsletter Clima

    Transforme o seu negócio e a vida
    dos seus colaboradores!

    Entre em contato

    Clima Clima

    • Linkedin
    • Instagram
    • Behance
    • Sobre Nós
    • Serviços
    • Cases
    • hub de conteúdos
    • Contato
    • Política de Privacidade
    • Denúncia interna
    Abarje
    Telefone +55 41 2018-2108
    +55 11 5178-5177
    São Paulo Av. Pres. Juscelino Kubitschek, 1327 Itaim Bibi
    Curitiba Rua Comendador Araújo, 299 – SL Centro