Muitas empresas já entenderam os benefícios de turbinar a comunicação interna de sua empresa. Entretanto, é importante mensurar os resultados das ações tomadas pela comunicação interna.
Existem diversas métricas como medição do ROI (Retorno do Investimento), KPI (Indicador-chave de Desempenho), NPS e muitas outras. Cada uma analisa diferentes faces das ações tomadas pelas empresas. No final, todas têm importância na hora da tabulação dos resultados. Por isso, entenda por que você deve investir na análise de métricas.
É bastante frustrante quando as ações internas não ganham a adesão dos colaboradores. Por isso, manter métricas de mensuração das ações contribui para um maior engajamento. A segmentação da audiência ajuda nesse processo, já que mensagens direcionadas criar maior grau de confiança. E de acordo com a Forbes, empresas com funcionários engajados geram 6% a mais de lucro.
Como saber se uma ação está apresentando resultados e deve ser continuada? A mensuração de dados permite essa análise de maneiras mais correta. Assim, ajustes podem ser feitos para deixar uma campanha interna muito mais atraente para seus colaboradores. Hoje é importante que todos os setores pensem em tomadas de decisão baseada em dados, ou, data driven. A Hubify definiu de forma estratégica este conceito:
“O data-driven é o entendimento de processos orientados por dados. Ou seja, as decisões que antes eram tomadas por feeling ou certezas subjetivas, agora consideram as informações produzidas pelos dados gerados em grande escala nas rotinas processuais do dia a dia.”
A alta rotatividade de funcionários é uma das maiores dores dos gestores atuais. Porém, cabe à comunicação interna alinhar valores entre empresa e colaboradores. Isso torna a relação muito mais harmoniosa. Assim, a chance de o empregado sair por insatisfação é menor. Porém, é necessário adotar métricas para validar a diminuição do turnover através da comunicação interna.
Além disso, campanhas de ações internas tem uma importância grande em manter o engajamento do colaborador. Afinal, a sensação esperada é de vestir a camisa e não vir ao trabalho apenas pelo salário no começo de cada mês.
É inevitável: as empresas dependem de números, de preferência os positivos. Assim, ter métricas sólidas sobre todas as áreas da empresa ajuda a na hora de aumentar ou diminuir o orçamento. Na comunicação interna não seria diferente: dados são essenciais para mostrar a eficiência das ações com os colaboradores. Aliás, já falamos sobre a importância da CI dentro das empresas. E ela só é efetiva se puder ser mensurada.
A comunicação interna trata justamente da relação entre gestores, funcionários e departamentos. Se todos estiverem alinhados, a empresa tende a perder menos tempo consertando falhas. Assim, a mensuração da comunicação interna otimiza a resolução de problema. Ou seja, gera economia para a empresa e aumento no seu rendimento.
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Ou seja, é primordial saber como medir os seus resultados da comunicação interna. Isso dará argumentos aos gestores na hora de tomada de decisões, além de compreender a eficácia do investimento.
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