A comunicação interna (CI) tem se tornado cada vez mais dinâmica, seja pelo uso das novas tecnologias ou pelo próprio perfil das novas gerações que chegam ao mercado de trabalho. Nesse cenário, ficar atento às tendências de comunicação é fundamental para garantir o engajamento do time e para alcançar os resultados esperados pela companhia.
Então, colaborar para uma comunicação realmente eficiente dentro das empresas requer conhecer bem o perfil do público interno e as necessidades do negócio. Assim, é possível traçar as estratégias de uma comunicação realmente eficaz, utilizando os canais mais alinhados com o público interno da sua empresa.
Ao longo desta leitura trazemos para você as principais tendências de comunicação interna. Acompanhe!
Já parou para pensar que a nova geração de trabalhadores tem necessidades e anseios bem diferentes das gerações anteriores? Eles questionam, escolhem as empresas para as quais vão trabalhar e têm necessidade de enxergar propósito em tudo que fazem.
É nesse cenário que a comunicação interna tem se tornado cada vez mais estratégica para as organizações. Se realizada de forma correta, consegue transmitir para os colaboradores tudo o que acontece de mais importante na empresa, tornando mais fácil o processo de engajamento e conscientização acerca dos objetivos do negócio.
Outro fator que merece destaque é que uma comunicação eficiente ajuda na disseminação de novas ideias, fortalece a relação de parceria do colaborador com as lideranças, facilita a adesão a novos desafios, entre outras questões fundamentais para garantir a performance da empresa.
As redes sociais também chegaram ao ambiente corporativo para facilitar a comunicação entre colaboradores e setores. Funciona como uma rede social comum, mas o diferencial é que somente os colaboradores da empresa podem acessar. Assim, eles podem acompanhar as notícias, interagir com esses conteúdos, participar de chats, entre outros recursos.
É importante se adequar à linguagem desses veículos, ou seja, podem ser usados emojis, gifs, sons, vídeos e todos os recursos disponíveis para chamar a atenção do colaborador para a ideia ou fato que é compartilhado. O “tom” dessa comunicação é você quem vai estabelecer, a depender do segmento da sua empresa e do perfil do seu público interno.
Os vídeos fazem o maior sucesso nas redes sociais e também ganharam espaço nos veículos de comunicação da empresa. Com mensagens rápidas e alinhadas aos objetivos organizacionais, esse recurso é um importante aliado para reforçar novas ideias, informar a respeito de fatos importantes e até mesmo reforçar os valores da organização.
Mais uma vez, esse recurso pode ser usado de acordo com os objetivos da organização e do planejamento de comunicação para estabelecer uma abordagem mais próxima, clara e até mesmo afetiva com os colaboradores, caso seja conveniente.
Como já dizia o velho guerreiro, o Chacrinha, “nada se cria, tudo se copia”. Com o benchmarking entre empresas, você pode conhecer as estratégias de comunicação de outras organizações do seu segmento e adaptá-las para a realidade da sua empresa e público interno.
Ao conhecer as principais ações realizadas pela concorrência, você garante estratégias de comunicação cada vez mais interessantes, fator primordial para conquistar a atenção dos seus colaboradores. Outra vantagem é que você renova as ações de CI, dando novo fôlego ao setor.
Uma comunicação eficaz é bilateral e, por isso, descentralizar a informação é fundamental para empoderar o público interno e conquistar um engajamento cada vez maior. Para isso, o setor de comunicação deixa de ser o protagonista da disseminação de informação e passa a dar espaço para cocriações. Assim, a função dos profissionais do setor de CI passa a ser o de facilitadores, garantindo que a comunicação seja de forma eficaz ao público interno e também alinhado aos objetivos da organização.
Você já percebeu que o Google parece “adivinhar” o que você gosta? Isso não é mágica. Por meio de reviews de usuários, ele traça um perfil comportamental e usa isso para oferecer a você tudo o que pode ser de sua preferência.
Com a ajuda da equipe de tecnologia da informação (TI) da sua empresa, você pode recolher informações dos usuários da rede interna da empresa para descobrir o que mais interessa aos colaboradores. Com isso, você aumenta as chances de fazer uma comunicação verdadeiramente estratégica e alinhada com os interesses do seu público.
Já comentamos que a nova geração de trabalhadores têm necessidades diferentes das anteriores e, entre essas mudanças, podemos destacar que os jovens valorizam uma boa experiência no trabalho.
A comunicação pode usar essa tendência utilizando uma linguagem mais próxima à realidade dos colaboradores, a fim de favorecer aspectos como a aprendizagem em um ambiente onde os colaboradores se sintam acolhidos e também parte do processo. Tudo isso ainda favorece um clima organizacional mais positivo.
Vivemos na era da instantaneidade, o que obriga os profissionais de comunicação a serem cada vez mais rápidos na transmissão de informações. Diante dessa realidade, a tecnologia tem um papel preponderante para disseminar os conteúdos de forma rápida. Por que não usar a criatividade para deixar essas mensagens ainda mais interessantes para os seus colaboradores?
Usando as redes sociais da companhia, que tal fazer a divulgação de um projeto por meio de uma live? Ou dar a notícia de uma grande meta batida pela companhia? Tenha em mente que você pode (e deve) usar todos os recursos disponíveis para encantar o seu público interno e conquistar o engajamento dele.
Como vimos ao longo desta leitura, as tendências de comunicação interna para 2020 vão contar com a ajuda da tecnologia e com uma dose de criatividade para deixar os conteúdos cada vez mais atrativos para os colaboradores.
Para conseguir uma maior efetividade na comunicação interna, é importante contar com um parceiro antenado às tendências de comunicação interna. Ao contratar os serviços da Clima Comunicação, você tem uma série de vantagens, como ter à sua disposição uma equipe com expertise em soluções completas em comunicação interna e endomarketing.
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