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Como reconhecer e valorizar os melhores talentos internos

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    Atualmente, o turnover passou a ser uma das métricas analisadas pelos Recursos Humanos das empresas. A rotatividade de funcionários impede uma consolidação da cultura organizacional, bem como desperdiça grandes talentos. Por isso, o que a sua empresa faz para reconhecer talentos internos? E como ela atrai os melhores profissionais do mercado?

    Para começo de conversa, é preciso compreender a diferença entre talento e habilidade. O talento é um dom natural, que acaba surgindo sem muito esforço. Já a habilidade é algo adquirido através do aprendizado e do esforço. Entretanto, você pode reconhecer tanto os colaboradores mais talentosos quanto os mais habilidosos.

    Os funcionários podem ter um ou vários talentos, tais como boa escrita, ótimo networking, capacidade de inovação, criatividade, poder de autogerenciamento, boas técnicas de pesquisa, boa articulação em debates, alta capacidade de negociação e por aí vai. Cabe aos gestores examinarem quais são os talentos mais necessários para o seu negócio.

    Como identificar os melhores talentos internos

    Reconhecer funcionários talentosos pode parecer algo muito subjetivos, mas existe uma série de fatores que podem ser levados em consideração para descobrir quais são os colaboradores em destaque. Conheça algumas características:

    1. Motivação

    O funcionário com boa motivação é aquele que tem orgulho do que faz. Eles não precisam nem sequer de microgerenciamento (que em determinados momentos pode ser prejudicial), pois estão sempre vendo além de suas funções e entregando mais do que se espera deles.

    2. Trabalho em equipe

    Trabalhar em equipe pode ser um desafio para muitas pessoas, por isso saiba reconhecer os colaboradores que funcionam bem dividindo as responsabilidades. O relacionamento interpessoal e a capacidade de articulação costumam ser características de colaboradores com talento para esse tipo de situação.

    3. Foco em resultados

    Muitos colaboradores trabalham com o olhar na meta e nos resultados. Assim, eles podem parecer mais quieto ou isolado no convívio organizacional, mas conseguem entregar todas as demandas no prazo estipulado e, por vezes, ir além do que se espera de suas funções.

    4. Liderança

    Alguns colaboradores têm o talento nato da liderança. E isso pode envolver tanto funções do trabalho quanto outras questões dentro da empresa. Por exemplo: em campanhas internas, ele é o colaborador que incentiva o engajamento dos colegas e consegue fazer isso com um jeitinho particular e conquistador.

    5. Criatividade

    O funcionário criativo é aquele que consegue pensar em soluções fora da caixa. Além disso, ele consegue ver até mesmo fora de seu setor, identificando melhorias em outros departamentos.

    Como valorizar os colaboradores talentosos?

    Além de reconhecer os talentos internos, é preciso conquistá-los para que eles permaneçam na sua empresa. Por isso, convém você adotar táticas que façam com que os colaboradores se sintam valorizados. Tais como:

    1. Ofereça oportunidades de desenvolvimento

    Tenha projetos de aprendizado continuado, com incentivo à participação de cursos, palestras, seminários ou pós-graduação. A empresa pode, por exemplo, pagar metade de uma mensalidade para quem quer se aperfeiçoar na área e aplicar o conhecimento em seu dia a dia.

    2. Tenha uma plano de carreira

    A pesquisa Hays UK Salary & Recruiting Trends 2019 mostrou que 25% dos trabalhadores das áreas de finanças e contabilidade largaram o último emprego por falta de progressão na carreira, enquanto 40% não vê espaço para crescer na empresa. Isso impacta no engajamento do colaborador com a cultura organizacional. 

    A maioria dos funcionários irá se sentir mais motivada se tiver uma meta a cumprir e a possibilidade de subir de nível dentro da organização. Por isso, estipular essas metas e promover os colaboradores em destaque é uma excelente forma de reconhecimento.

    3. Implemente a rotação de cargos

    Algumas empresas já adotaram a estratégia de realocar funcionários em outras funções, mesmo que temporariamente. Assim, é possível notar se ele se destaca em outra área, por exemplo, além de inspirar os colaboradores de outros departamentos. A técnica de rotação de cargos (job rotation) também permite a descoberta de novas habilidades. Porém, seja ágil se notar que a estratégia não funcionou e coloque novamente o colaborador na função que ele melhor desempenha.

    4. Aplique a cultura do feedback

    Às vezes, o funcionário precisa só de um empurrãozinho para entregar o melhor de si e se destacar. Assim, ter reuniões de feedback é uma excelente maneira de apontar os pontos positivos e negativos da jornada do colaborador dentro da sua companhia. Ele também pode retribuir os elogios e críticas, fazendo com que juntos vocês possam encontrar um caminho bom para ambos. E além disso: todo mundo funciona melhor com elogios.

    5. Dê bônus e recompensas

    Hoje em dia, a galera mais jovem procura empresas em que a employee experience é levada em alta consideração. Um estudo da Hays, líder mundial em recrutamento e seleção, mostra que alguns benefícios são mais valorizados pela geração Y, tais como flexibilidade de horário (para 72% dos entrevistados) e possibilidade de home office (para 53%).

    Claro que ninguém reclama de uma bonificação ou um holerite mais gordinho. Por isso, se o talento de seu colaborador trouxe bons resultados, faça com que parte do lucro vire uma promoção ou um bônus. Mas você também pode premiar com dias de folga, horário flexível e outros atrativos, por exemplo.

    ***

    Cada vez mais, as empresas estão compreendendo que os colaboradores são seus principais ativos. Assim, com um bom clima de trabalho, as conquistas vêm com mais naturalidade. Um ambiente saudável pode garantir o selo de melhor empresa do Brasil para trabalhar, certificado pela Great Places to Work, por exemplo, que é feito com base na satisfação dos funcionários com a empresa.

    Por isso, aprenda a reconhecer e valorizar seus principais talentos internos. Como os funcionários são os principais porta-vozes de sua marca, essa é uma maneira prática de construir uma boa imagem de empresa parceira do colaborador.

    Caso haja dúvida de como implementar processos de avaliação de desempenho, a Clima Comunicação tem vasta experiência em endomarketing. Podemos ajudar a traçar uma estratégia para encontrar os melhores talentos de sua empresa. Ficou com dúvida? Fale conosco!

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