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Novembro Azul: o que é e como engajar seus colaboradores nessa causa

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    Seguindo o Outubro Rosa, o mês de conscientização do câncer de mama, em novembro ocorrem ações para alertar sobre os perigos do câncer de próstata. Chamada de Novembro Azul, a iniciativa inclui ações para chamar a atenção à doença que deve atingir cerca de 66 mil homens no Brasil apenas em 2020. Por ano, são mais de 15 mil vítimas fatais no país.

    Por aqui, ele é o segundo tipo de câncer mais comuns entre os homens, atrás apenas do câncer de pele não-melanoma. Além disso, uma particularidade do câncer de próstata é ele ser considerado da terceira idade. Afinal, mais de 75% dos casos ocorrem em homens com mais de 65 anos. Ainda assim, a conscientização precisa acontecer desde cedo, já que uma série de tabus está envolvida no diagnóstico da doença.

    Afinal, o que é a próstata?

    A próstata é uma glândula masculina bem pequena, do tamanho de um noz. Ela inicia seu desenvolvimento na adolescência, que é quando a testosterona começa a modificar o corpo do jovem. Ela tem um formato parecido com o de uma maçã e aumenta de tamanho com o passar da idade – porém, aumentos exagerados podem ser sinais de alguma doença.

    A glândula está localizada entre a bexiga e a pélvis, bem à frente do reto. Por isso, o exame de toque retal consegue sentir alguma anomalia no tamanho da próstata. A uretra, que transporta o sêmen e a urina, atravessa o meio da próstata. A principal função da glândula é produzir a maior parte do líquido que forma o sêmen, gerando proteção e alimento aos espermatozoides.

    Doenças que afetam a próstata

    Existem 3 doenças principais que podem afetar a glândula: o câncer, a hiperplasia benigna e a prostatite. O câncer é a mais grave delas, mas antes vamos dar uma olhada nas outras enfermidades:

    1. Hiperplasia benigna da próstata

    Também conhecida como próstata crescida, a hiperplasia benigna ocorre quando a glândula aumenta de tamanho sem que isso seja causado por um câncer. Um aumento é esperado com o passar da idade, mas, caso seja exagerado, pode gerar desconforto e dificuldades para urinar (apesar de vontade constante).  O tratamento inclui remédios e hormônios, mas, em casos mais graves, pode ser necessário a remoção cirúrgica da próstata.

    2. Prostatite

    Essa é uma doença infecciosa causada por um agente externo, como vírus ou bactérias. A prostatite também pode ser decorrência de uma inflamação urinária mal tratada. A doença faz a glândula aumentar de tamanho e doer intensamente. O tratamento inclui antibióticos e remédios para a dor. Porém, casos mais graves podem necessitar internamento para tratar a prostatite com medicação intravenosa. 

    O câncer de próstata

    A doença mais preocupante na próstata é o câncer. Normalmente, ele aparece depois dos 50 anos, mas homens de todas as idades devem ficar atentos, principalmente se houver casos na família. O câncer pode ter um desenvolvimento lento e afetar apenas a glândula, sendo possível viver com ele sem nenhum tipo de intervenção. 

    Porém, em muitos casos o desenvolvimento do câncer de próstata é mais agressivo. Isso faz com que ele se espalhe mais rapidamente, prejudicando inclusive outros órgãos. Felizmente, quando detectado enquanto ainda estiver só na próstata, mesmo o câncer agressivo tem grandes chances de cura.

    Ainda não se sabe exatamente por que o câncer de próstata se desenvolve. Ele acontece quando há alguma alteração no DNA das células, levando-as a um crescimento e uma replicação anormais. Assim, o acúmulo dessas células gera o tumor. 

    Sintomas do câncer de próstata

    Em estágios iniciais, o câncer de próstata não costuma apresentar nenhum sintoma. Por isso a necessidade de exames periódicos para detectá-lo ainda no começo. Já em estágios mais avançados, ele pode apresentar:

    • Dificuldade de micção.
    • Fluxo menos intenso de urina.
    • Presença de sangue na urina.
    • Presença de sangue no sêmen.
    • Dor óssea.
    • Dificuldade de ereção.
    • Perda de peso.

    Fatores de risco

    1. Idade: o câncer de próstata ocorre principalmente após os 50 anos.
    2. Raça: homens de pele negra têm uma predisposição maior ao câncer de próstata, principalmente os de desenvolvimento agressivo. Ainda não se sabe os motivos para isso.
    3. Histórico familiar: se parentes diretos como pai ou irmãos tiverem o câncer de próstata, há uma chance maior de você desenvolver. Também é comum em quem teve parentes mulheres que tiveram câncer de mama de origem genética, ou seja, com alteração nos genes BRCA1 e BRCA2.
    4. Obesidade: a incidência em obesos é um pouco acima do resto da população masculina. Além disso, a obesidade também influencia no desenvolvimento agressivo e no retorno da doença após o tratamento.

    Tratamento do câncer de próstata

    O tipo de tratamento escolhido depende do estágio em que se encontra a doença. Quando o câncer está concentrado na próstata e em estágio inicial, uma cirurgia e um tratamento com radioterapia podem ser suficientes.

    Já para estágios mais avançados, mas ainda concentrados na glândula, pode haver uma combinação de radioterapia ou cirurgia, além de um tratamento hormonal. Por fim, em caso de metástase, o mais indicado é a terapia hormonal.

    Como conscientizar os colaboradores de sua empresa sobre o Novembro Azul?

    Um dos principais desafios em relação ao câncer de próstata é o tabu a respeito de seu diagnóstico, que inclui o toque retal. Por isso, o mês de novembro deve ser usado pelas empresas para alertar os funcionários sobre os perigos da doença, bem como desmistificar o exame.

    Também é possível promover uma palestra interna com um especialista para debater abertamente sobre o assunto. Afinal, a presença de alguém com boa didática pode ajudar na compreensão dos riscos e na conscientização de seus colaboradores. 

    Outra forma é utilizar os canais de comunicação interna para promover o conhecimento acerca do câncer de próstata. Desenvolva uma newsletter ou um post para incentivar o conhecimento.

    Ou seja, uma comunicação interna bem estruturada dentro da sua empresa pode salvar vidas. Afinal, além de alinhar os colaboradores sob os mesmos valores e cultura, a comunicação interna pode ser usada para campanhas mais abrangentes e independentes do negócio principal da sua marca.

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