Descubra como manter a motivação sempre elevada nas organizações

A motivação nas organizações é um importante elemento para o alcance de objetivos e metas desafiadoras. Sem equipes realmente motivadas e dispostas a entregar ótimos resultados, toda a empresa sai prejudicada e perde em competitividade diária.

A questão é: como manter a motivação elevada? Há uma série de respostas para isso, como a melhoria da comunicação interna e a criação de campanhas de incentivo. Mas, para ter maior eficiência, o ideal é contar com a ajuda profissional de uma agência especializada, assim como a Clima Comunicação, e fazer um diagnóstico interno, avaliando o que está certo e o que deve ser ajustado.

De toda forma, nós reunimos várias dicas para motivação na organização, para, assim, poder manter os profissionais e as equipes engajados no que fazem. Continue a leitura!

Invista no bem-estar interno

Começaremos por pontos básicos, como o bem-estar no trabalho. Imagine um local desprovido de conforto, saúde laboral e segurança, no qual os talentos têm pouca qualidade de vida. Como esperar ou cobrar por motivação? É realmente impossível.

Portanto, comece avaliando e (se preciso) reformulando os pontos básicos. Essa estratégia tem sido usada por algumas das mais bem-sucedidas empresas. Na sede brasileira da Walmart.com, por exemplo, os profissionais têm de sala de leitura a minicampo de golfe. Tudo pensando no conforto e, claro, na motivação da equipe.

Não é preciso o mesmo investimento. Existem itens simples que podem fazer toda a diferença na experiência dos profissionais, como a ergonomia dos móveis e a divisão dos espaços de trabalho. Assim, poderá arquitetar um ambiente provido de bem-estar.

Melhore a comunicação interna empresarial

Outro fator essencial é a comunicação interna (CI). Seu foco está no público interno da empresa, em especial os funcionários. A CI assegura que as informações certas transitem pela empresa, do emissor ao receptor, garantindo alinhamento no que é feito.

A falta de uma comunicação adequada afeta significativamente a motivação, afinal, conduz a uma série de erros, acidentes e conflitos interpessoais. Por outro lado, a adequada comunicação implica no alinhamento dos profissionais, no maior senso de pertencimento e no comprometimento com as tarefas diárias.

Há uma série de medidas úteis para melhorar o diálogo. É preciso começar do topo para baixo, com o maior envolvimento da alta administração. Novos canais de CI — como aplicativos mobile, TV interna, mural e até ferramentas internas  — também podem ajudar.

Aposte em ações de marketing interno

Muitas pessoas pensam no marketing como uma ação para atrair e engajar clientes, mas cada vez mais tem sido usado com ênfase nos colaboradores da empresa. É o chamado endomarketing ou marketing interno. Ele, claro, contribui para a motivação.

Existem muitas possibilidades para usar essa estratégia. Uma concessionária, por exemplo, pode permitir que seus funcionários sejam os primeiros a fazer o teste-drive dos veículos recém-lançados, uma maneira de demonstrar o apreço pelos talentos. Também é possível padronizar o happy hour e comemorar mais festas de aniversário.

As possibilidades são realmente diversas. Por essa razão, o ideal é contar com uma agência especializada no tema, como a Clima Comunicação. Assim, você poderá entender o perfil dos funcionários, criar campanhas funcionais, bem como capazes de gerar motivação no dia a dia e apresentar ótimos resultados.

Arroje em campanhas de incentivo

As campanhas de incentivo existem para energizar os profissionais na busca de um objetivo específico, como a redução de erros ou o aumento das vendas. Elas têm data para início e término, com recompensas atraentes aos melhores colocados.

Para melhor elucidar o tema, vejamos uma campanha de incentivo aplicada à equipe de vendas da empresa. Você pode definir uma meta comercial, como vender R$1 milhão em um mês, e uma boa recompensa aos melhores colocados, a exemplo de uma viagem com acompanhante. Dessa maneira, a motivação será garantida.

O primeiro passo para criar a campanha é ter um objetivo claro, isto é: “o que deseja alcançar?”. Também será necessário definir as regras da campanha e as metas menores que levarão ao objetivo genérico. Assim, terá grandes chances de sucesso.

Reconheça e recompense os melhores profissionais

O reconhecimento do líder imediato é um propulsor à motivação, e não custa nada ao negócio. Infelizmente, muitas empresas não têm uma cultura de reconhecimento, e os funcionários nem se lembram da última vez que foram elogiados.

No entanto, há outra questão: quem deve ser reconhecido e recompensado? O lendário diretor da General Electric, Jack Welch, avaliava o desempenho dos subordinados com base em dois fatores: as entregas diárias e o alinhamento com os valores da empresa. Aqueles que preenchiam os dois quesitos deveriam ser prestigiados pela empresa.

Além das recompensas financeiras (participação no lucro, comissão, bonificação, etc.), existem outras não financeiras — por exemplo, premiações em bens, viagem com acompanhante e dia de folga remunerado. Avalie qual melhor se adéqua ao seu time.

Preze pela capacitação contínua do time

Quando se investe nos profissionais, desenvolvendo-os para que adquiram novas competências técnicas e comportamentais, é certo que o nível de motivação também cresce. O motivo é simples: os talentos se sentem mais importantes e reconhecidos.

Nos dias atuais, há uma série de meios pelos quais é possível treinar a equipe. Além do treinamento tradicional, existe o aprendizado a distância, o treinamento colaborativo (feito pelos próprios profissionais), o uso de jogos empresariais (gamificação) e de plataformas mobile (M-learning) — ou seja, as possibilidades são diversas.

Também é preciso considerar que: com o treinamento, os profissionais se tornam mais talentosos para entregar resultados fora da curva. E sem ele, é possível que não tenham as competências adequadas ao trabalho. Portanto, o treinamento é crucial.

Desenvolva-se como um líder exemplar

Por fim, é preciso refletir acerca do estilo de liderança. Hoje, não basta falar e esperar que os colaboradores sigam cegamente ao comando. Também é preciso dar o exemplo. Todo líder deve comprometer-se pessoalmente com os resultados que deseja alcançar.

O líder exemplar é aquele que respeita as pessoas, compromete-se com os valores da empresa e entrega resultados pessoalmente. Desse modo, fica muito mais fácil induzir os demais talentos à alta performance, otimizando o sucesso do time de trabalho.

Enfim, essas são as nossas principais dicas, e você deve segui-las para alcançar bons resultados. Ao manter a motivação na organização, os benefícios serão diversos, como o cumprimento das metas, o aumento da produtividade e o crescimento da empresa.

Gostou do nosso artigo e entende como manter a motivação na organização, correto? Agora, aproveite para continuar aprendendo. Abra nosso novo artigo e conheça 6 principais tipos de liderança. Vamos lá!

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